5 erros comuns na hora de comprar o primeiro imóvel

Publicidade

No post de hoje, você confere os 5 erros comuns na hora de comprar o primeiro imóvel, e que você deve fazer para evitar cada um deles.

Publicidade

Comprar o primeiro imóvel pode ser um desafio imenso para diversas pessoas, o que acaba levando a alguns erros durante o processo. Eles acabam dificultando ainda mais a experiência e tornando a compra muito mais desvantajosa.

Publicidade

Por isso, para tornar o processo de compra do primeiro imóvel mais agradável e sair ganhando, é importante conferir algumas dicas de profissionais da área imobiliária e aprender a tirar o máximo de proveito da situação. Afinal, imóveis não são baratos!

Publicidade

Pensando nisso, preparamos esse artigo exclusivo para você, com algumas dicas sobre os 5 erros mais comuns na hora de comprar o primeiro imóvel. Dessa forma, você pode se preparar melhor.

Então, continue a leitura para conhecer quais são esses erros, e o que pode ser feito para evitá-los!

5 erros comuns na hora de comprar o primeiro imóvel

Confira abaixo quais são os 5 erros mais comuns na hora de comprar um imóvel pela primeira vez:

Não se planejar

Parece óbvio demais, mas um dos maiores e mais cometidos erros na hora de comprar o primeiro imóvel é, justamente, a falta de planejamento.

Esse fato você provavelmente já sabe: para comprar um imóvel, você precisa ter controle sobre todos os seus gastos.

E, principalmente, se preparar com uma reserva de emergência, para garantir que quando a situação apertar, não será necessário se desfazer do imóvel.

Comprar um imóvel é sim um grande investimento. No entanto, quando não há organização prévia, a tendência é que a compra se torne um grande problema no futuro.

Isso acontece principalmente se você não é uma pessoa com muito dinheiro, e não pode correr o risco de perder uma grande quantia monetária no futuro.

Por isso, podemos afirmar que, ao comprar um primeiro imóvel, ter planejamento é o principal alicerce para que tudo dê certo, para que as próximas etapas sejam executadas com sucesso.

Não ter conhecimento sobre o processo de aquisição de imóveis

É verdade que podemos contar com empresas e corretores de imóveis para auxiliar durante a compra do primeiro imóvel. Inclusive, eles são ótimas fontes para recorrer para ter certeza de que o contrato está certo, e de que o imóvel está com tudo em dia!

Mas um dos principais erros ao comprar o primeiro imóvel, é não ter o mínimo de conhecimento sobre o processo de aquisição.

Afinal, vamos ser sinceros, existem muitas pessoas com más intenções, ou sem muita experiência, que podem cometer erros que te causarão enormes prejuízos no futuro.

Comprar um imóvel é um processo que envolve diversas etapas complexas, principalmente se você optar por realizar um financiamento.

Se você pretende comprar e não conhece esses processos, e nem tem uma pessoa de confiança para te ajudar, você acaba ficando dependente dos demais profissionais que se envolvem na transação.

Publicidade

Você pode conhecer melhor o processo de compra de um imóvel pela própria internet. Existem muitos conteúdos sobre o assunto, tanto em sites e blogs, como em vídeos do YouTube, bem interativos e fáceis de entender.

Opte por pesquisar as informações em sites confiáveis e famosos, para garantir que estão corretas.

Além disso, tome cuidado também com a data de publicação, pois as regras no mundo imobiliário mudam rapidamente. Então, quanto mais novo o conteúdo, melhor.

Por fim, uma última dica para evitar esse erro é procurar por um especialista para te auxiliar no processo, mesmo se você estiver fazendo a compra através de uma imobiliária.

Se você conhece alguém que sabe do assunto, ou que pode te recomendar uma pessoa para te acompanhar, é sempre uma ideia válida, e que ajuda tanto a economizar mais, como a garantir que tudo está sendo feito da maneira correta.

Não considerar a sua necessidade no momento de escolher o imóvel

Escolher o primeiro imóvel vai misturar duas partes totalmente opostas da sua mente: o seu lado pessoal e o seu lado racional.

Logo que as buscas se iniciarem, você pode perceber que encontrar um imóvel com tudo o que você gostaria de ter, e que caiba no seu orçamento, não é nada fácil.

Publicidade

Por isso, a melhor forma de evitar uma auto sabotagem ou acabar investindo em um imóvel que não supra as suas necessidades por completo é, justamente, parar para analisar bem, e definir o que você precisa.

É importante que você sente e pense em detalhes como: quais localizações são ideais para a sua rotina atual? Qual tipo de imóvel é o melhor para você? E a acessibilidade? Valor? Tamanho? Quantos quartos e banheiros são necessários?

Conforme você começa a se fazer essas perguntas, várias outras vão surgir. Dessa forma, será possível definir os requisitos ideais para você.

No entanto, não se esqueça de ser realista nessas definições. Ou você pode acabar definindo parâmetros altos demais para os recursos que possui disponível, gerando frustração durante o processo.

Não explorar bem as opções de imóveis no mercado

Ao entrar pela primeira vez em um imóvel, você pode acabar se apaixonando. Principalmente se for um imóvel decorado, e feito justamente para encantar todos que entrarem ali!

Publicidade

Mas esse é um dos principais erros de quem está procurando um primeiro imóvel para comprar. Em especial pela falta de experiência de compra.

O mais indicado é que você visite o local várias vezes e em horários diferentes. Assim, tem como perceber melhor os detalhes, tanto do lugar em si, como do bairro e dos vizinhos ao redor.

Além disso, é importante estar aberto para outras opções e para indicações de profissionais da área.

Pois, muitas vezes, definimos um bairro em específico que não consegue oferecer o que você procura. Mas, há algumas quadras, podem existir opções melhores, com todos os seus requisitos e dentro do orçamento.

A dica aqui é não ter pressa para comprar o seu primeiro imóvel, e tentar explorar ao máximo todas as opções que estão disponíveis no mercado.

Não negociar

Por fim, o último erro mais comum na hora de comprar o primeiro imóvel, é não saber negociar e nem tentar. Primeiramente, você não precisa ser um expert para negociar o valor de um imóvel.

Na verdade, na maioria das vezes, os valores já são definidos considerando uma margem de negociação por parte dos corretores de imóveis. Ou seja, há a possibilidade de reduzir o valor. Por isso, você pode, e deve, usar esse fato ao seu favor!

Além da redução do valor, existem outras formas de tentar negociar e ter mais vantagem na hora da compra, como oferecer um valor de entrada, usar o seu FGTS ou oferecer um veículo interessante para abater no valor do imóvel.

São diversas formas de se conseguir mais vantagem na hora de comprar um primeiro imóvel.

Por isso, recomendamos que você tente explorar todas elas, e conversar bastante com o corretor e com os donos. Com certeza, será possível chegar num acordo bom para os dois lados.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir os demais artigos do nosso blog, que podem te ajudar diariamente na sua vida financeira.

Leia também