6 hábitos para usar melhor seu cartão de crédito

Publicidade

O conhecimento certo, juntamente com bons hábitos de cartão de crédito, ajudará você a evitar o sofrimento de usá-lo.

Publicidade

Além de encontrar um cartão de crédito que lhe permita obter recompensas ilimitadas que nunca expiram, ter a mentalidade certa e bons hábitos no seu uso é a outra metade da equação aparentemente complicada.

Publicidade

1. Gaste ao seu alcance

Embora possa parecer chato, é muito importante entender sua situação financeira e gastar apenas dentro dos limites que você pode pagar. Ao usar seu cartão de crédito, tente ficar abaixo do limite de crédito, pois isso manterá sua pontuação de crédito saudável. Definir e manter um orçamento bem elaborado ajudará nessa tarefa.

2. Acompanhe seus gastos com consciência

Ninguém está pedindo para você verificar o extrato do cartão de crédito todos os dias, mas é um bom hábito verificar cuidadosamente quando a faturado cartão de crédito chegar. Esta é a única maneira de garantir que você não perca cobranças fraudulentas, erros de faturamento etc.

Publicidade

3. Pague os saldos do cartão de crédito na íntegra pontualmente

Se você ainda não sabe, o dinheiro pago com cartão de crédito é basicamente dinheiro “emprestado” do emissor. Caso você pague todas as suas faturas de cartão de crédito sempre antes da data de vencimento, não há razão para os bancos cobrarem taxas desagradáveis. Afinal, elas podem facilmente corroer o valor das recompensas do cartão.

Assim, como não há saldo a pagar, você evita multas por atraso e juros altos, que rapidamente se transformam em uma bola de neve.

4. Faça um controle financeiro através de aplicativos

Para quem está com problemas para controlar os gastos dos cartões de crédito, é importante ter um aplicativo de controle de despesas que possa ajudá-lo a pesquisar e gerenciar despesas.

Você sabia que esquecer de pagar as contas, pagar apenas o mínimo ou atrasar o pagamento são os principais vilões de sua utilidade?

Portanto, é muito útil usar aplicativos auxiliares controlados por cartão.

5. Mantenha o consumo dentro do orçamento

O segredo para manter o limite do cartão de crédito (você pode pagar todas as despesas todo mês) é considerar o orçamento na hora de comprar.

Afinal, assim que esse valor for excedido, você poderá ficar sem fundos para pagar o valor total da fatura neste mês.

6. Não esqueça que o limite do seu cartão é um empréstimo

Por fim, pesquisas mostram repetidamente que as pessoas tendem a gastar mais dinheiro com cartões de crédito do que em dinheiro. No entanto, o aumento das taxas do cartão acabou fazendo com que as pessoas ficassem muito endividadas.

Ao usar um cartão de crédito, lembre-se sempre de que você terá que pagar cada centavo gasto nele. Então, é interessante que você pense que cada compra feita no cartão reduz uma parte do seu futuro salário.

Leia também