7 dicas para economizar sendo estudante

Selecionamos aqui as 7 melhores dicas para economizar sendo estudante, que farão toda a diferença na sua vida financeira.

Publicidade

A vida de ser um estudante não é nada fácil, não é mesmo? E não estamos falando apenas da quantidade de coisas para fazer diariamente e de toda a pressão, mas, também, da questão financeira!

Publicidade

Muitos alunos precisam mudar de cidade para estudar, alguns arrumam um emprego para pagar o curso superior e, no final do mês, os rendimentos acabam indo muito mais rápido do que você imaginava.

Publicidade

No entanto, mesmo sendo um estudante, é muito importante conseguir economizar um dinheirinho, e otimizar o máximo possível dos gastos mensais, certo? Assim, confira esse post especial que elaboramos para você!

Publicidade

Bom, hoje queremos dar algumas dicas de como economizar sendo um estudante. Pensamos em coisas práticas e fáceis de fazer no dia a dia, que vão te ajudar a poupar um dinheiro a mais no final do mês.

Então, continue com a gente para conferir todas as dicas, e não esqueça de comentar o que achou delas no final!

7 dicas para economizar sendo estudante

Opte por marmitas

Como a vida do estudante costuma ser bem corrida, é comum que muitos prefiram por comer fora, já que o trabalho é muito menor, e o tempo que levaria para preparar a comida pode ser utilizado para fazer outras atividades.

Contudo, um dos maiores gastos mensais dos estudantes que pensam dessa forma, costuma ser com alimentação.

Por isso, o ideal para estudantes que querem economizar, é optar por fazer marmitas em casa. Essa prática, além de te ajudar a economizar, também vai melhorar bastante a sua alimentação e, consequentemente, o seu desempenho.

Portanto, comece a arrumar um ou dois dias da semana para preparar os seus pratos de marmita. Você pode já deixar as marmitas prontas e congelá-las. Assim, no dia que for comer, basta tirar do freezer e esquentar na hora da refeição.

Vale a pena fazer um teste, para você conseguir calcular o quanto conseguiria economizar por mês se optasse por fazer a maioria das suas refeições em casa. Temos certeza que o resultado vai te surpreender!

Publicidade

Tente economizar com o transporte

Uma outra dica muito útil para os estudantes que desejam economizar, é procurar por opções de transporte que saiam mais em conta no final do mês.

Evite ao máximo utilizar transportes e veículos particulares para ir até a sua escola ou universidade. Pois essas são as opções mais caras e que mais podem pesar no seu orçamento.

Tente se adaptar a utilizar o transporte público, já que esse é, sem dúvida, o meio de transporte mais barato.

Além disso, você pode tentar pesquisar sobre alguns benefícios voltados para atender a estudantes, como vale-transporte com valor mais acessível.

Se o transporte público não for uma opção para você, tente, ao menos, encontrar pessoas para dar carona ou que possam te oferecer carona. Assim, dá para dividir o gasto e poupar um pouco.

Procure saber sobre programas de bolsas e/ou de benefícios

Aqui está uma informação que muitos estudantes não sabem: a maioria das instituições de ensino oferecem opções de bolsas e de benefícios, para ajudar os estudantes a economizarem.

Alguns exemplos são bolsas de iniciação científica, bolsas para dar monitoria ou, até mesmo, vagas de poucas horas para trabalhar dentro da instituição, e receber um desconto na mensalidade.

Publicidade

Portanto, uma ótima forma de economizar mais é participando desses programas.

Recorra a bibliotecas e livros usados

Um gasto que pode acabar surgindo durante os estudos, é com livros que serão utilizados como base para as aulas.

Ao invés de comprar todos os livros que os professores indicam, vale a pena verificar se a própria biblioteca da instituição, ou da sua cidade, não possuem esses volumes disponíveis para você alugar ou pegar emprestados.

Outra forma de economizar é preferindo comprar livros usados ao invés dos livros novos. Sem dúvida, vale muito mais a pena para o seu orçamento.

Não faça xerox

Muitos estudantes possuem a impressão de que o xerox é barato. Mas, se você parar para calcular o gasto mensal para imprimir tudo o que você precisa, perceberá que vale muito mais a pena ler os documentos de forma digital.

Evitar o xerox também é uma ótima forma de economizar, principalmente se você é livre para acompanhar os conteúdos pelo celular, notebook ou Kindle durante as aulas.

Dê preferência por se divertir em casa e por eventos gratuitos

É claro que a vida do estudante não pode ser apenas estudar! Para dar uma balanceada, é normal querer se divertir e sair com amigos e familiares.

Publicidade

No entanto, tente optar pelo lazer em casa ou eventos gratuitos, na maioria das vezes. Pois, ao fazer isso, você pode economizar um pouco mais.

Por isso, uma das dicas para economizar que pode ser muito útil nesse ponto, é separar um valor mensal para gastar com passeios e lazer, e se limitar a fazer o que se encaixa no seu orçamento. Assim, fica muito mais fácil controlar e reduzir os seus gastos.

Faça um controle dos seus gastos mensais

Por fim, e muito importante, a melhor forma de começar a economizar é mapear todos os gastos que você tem atualmente, e montar uma planilha.

Ao fazer isso, você conseguirá enxergar muito melhor para onde está indo o seu dinheiro, e verificar oportunidades de melhoria, analisando quais gastos você pode tentar diminuir.

Além disso, ao fazer o controle dos seus gastos mensais, você pode acabar descobrindo que muitas coisas que não são tão importantes, estão custando muito para você. E essa é a maior motivação para querer economizar!

Conhece mais alguma dica útil de como economizar sendo estudante? Se você gostou do conteúdo, não esqueça de comentar e compartilhar com quem também precisa conhecer essas dicas!

Leia também