Ação: confira as melhores dicas para investimentos inteligentes

Dentro do universo gigantesco das finanças, um dos temas que mais geram dúvidas e interesse ao mesmo tempo, é o investimento em ação.

Publicidade

Esses pequenos pedacinhos do capital social das empresas não são vistos mais apenas como investimentos, mas também como formas encapsuladas de conseguir bons ganhos dentro do mercado financeiro.

Publicidade

No entanto, investir em ação não é algo tão simples como parece. Por isso, muitas pessoas acabam se decepcionando com os resultados apenas por não terem o conhecimento necessário para entender como usar as ações a seu favor.

Publicidade

Sabendo disso, vamos adentrar nesse universo de cabeça, para te contar tudo o que você precisa saber sobre ações antes de começar a investir e desfrutar dessas pequenas, mas gigantes, participantes do mercado financeiro mundial. Acompanhe!

Publicidade

Afinal, o que é uma ação?

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é uma ação e como ela funciona no mundo das finanças e dos investimentos.

Pense com a gente: as ações são como fatias de uma torta. Imagine que uma empresa é uma grande torta que cada fatia dessa torta representa uma ação. 

Quando falamos em comprar uma ação de uma empresa, na verdade, estamos falando em adquirir para si uma fatia dessa torta.

Por que alguém compraria uma fatia dessa torta? Quando a empresa vai bem, a torta cresce e, como você tem uma fatia, você também ganha um pedacinho a mais. 

Isso é o que chamamos de valorização das ações, que é justamente o que chama a atenção de investidores ao redor de todo o mundo para esse tipo de investimento.

Além disso, algumas empresas também distribuem pedacinhos da torta para os seus sócios na forma de dinheiro, o que chamamos de dividendos.

O grande ponto é que, assim como a torta pode crescer, ela também pode diminuir dependendo de como estiver sendo o desempenho da empresa. Por isso, você também pode acabar perdendo dinheiro.

Portanto, estamos falando sobre uma forma de investir que pode trazer tanto lucros, quanto prejuízos. Portanto, é essencial ter um bom conhecimento sobre ações antes de decidir começar a se aventurar por essas terras.

Publicidade

Para que serve a ação e o que a torna tão importante?

As ações servem como instrumentos muito importantes tanto de investimento, como de financiamento para as empresas. Além disso, são importantes por diversos motivos, incluindo:

Financiamento das empresas

As empresas emitem ações no mercado de capitais como uma forma de levantar dinheiro para financiar as suas próprias operações. 

Esse capital pode ser usado para expandir os negócios, investir em novos projetos, realizar pesquisa e desenvolvimento, pagar dívidas ou adquirir novos ativos.

Sem dúvida, sem o mercado de ações, muitas empresas teriam muito mais dificuldade para obter os fundos necessários para conseguir crescer e prosperar.

Investimento e retorno potencial

Para os investidores, as ações representam uma grande oportunidade de participar do sucesso financeiro das empresas. 

Ao comprar ações, os investidores se tornam acionistas. Com isso, garantem o direito a uma parcela dos lucros da empresa na forma de dividendos. Além disso, também podem lucrar com a valorização das ações ao longo do tempo.

Isso dá aos investidores a chance de aumentar a sua riqueza ao longo do tempo.

Diversificação de portfólio

As ações permitem que os investidores diversifiquem os seus portfólios de investimento, espalhando o risco entre diferentes empresas e setores da economia.

Diversificar os investimentos em ações é indispensável para reduzir a exposição a riscos que possam estar atrelados a empresas ou setores específicos. Isso aumenta a estabilidade geral da carteira.

Indicador econômico

O desempenho do mercado de ações, muitas vezes, serve como um indicador do sentimento dos investidores em relação à economia.

Movimentos nos preços das ações servem como uma forma de reflexão sobre possíveis mudanças nas expectativas econômicas, principais tendências de investimento e perspectivas de crescimento.

Investindo em ação: dicas práticas para investimentos inteligentes

Investir em ações pode ser uma forma potencialmente lucrativa de fazer o seu dinheiro crescer. 

No entanto, é importante estar preparado e saber como adotar uma abordagem inteligente para conseguir minimizar os riscos envolvidos e maximizar os seus retornos.

Por isso, separamos aqui algumas dicas práticas para que você possa realizar investimentos inteligentes em ações e começar a embarcar nesse universo tão mágico e desafiador ao mesmo tempo.

Conheça o seu perfil de investidor

Antes de começar a investir em ações, é fundamental conhecer o seu próprio perfil de investidor. Você é mais conservador, moderado ou agressivo? 

Isso vai te ajudar a definir quanto risco você está disposto a assumir. A partir disso, será possível escolher as estratégias de investimento mais adequadas para o seu perfil.

Publicidade

Pesquise muito antes de investir na ação de uma empresa

Antes de comprar ações de uma empresa, pesquise muito sobre o negócio e o histórico de desempenho das ações.

Analise o histórico financeiro, a liderança da empresa, os concorrentes e o setor em que ela atua. Além disso, busque entender quais são as perspectivas futuras. Quanto mais informado você estiver, melhor será a sua tomada de decisão.

Diversifique a sua carteira

Já ouviu a expressão: “nunca coloque todos os seus ovos em uma única cesta”? Pois bem! Quando falamos em ações e investimentos, essa expressão se torna um verdadeiro lema para seguirmos.

Diversificar o seu portfólio comprando ações de diferentes empresas e setores vai ajudar a reduzir o risco de perdas muito grandes. 

Se uma empresa ou setor não estiver indo bem, outras vão compensar. Dessa forma, é possível manter a sua carteira mais estável.

A ação é um investimento de longo prazo

Tenha sempre em mente que investir em ações é uma jornada de longo prazo. Por isso, evite tentar cronometrar o mercado ou se deixar levar pela volatilidade de curto prazo. 

Mantenha um plano de investimento consistente e esteja preparado para manter as suas ações por anos, ou até mesmo décadas para atingir resultados excepcionais.

Esteja preparado para lidar com a volatilidade

O mercado de ações é extremamente volátil e os preços das ações vão flutuar muito no curto prazo. 

Por isso, esteja preparado para enfrentar esses altos e baixos. Mantenha uma visão de longo prazo e evite decisões impulsivas baseadas apenas nos movimentos de curto prazo.

Publicidade

Use ordens de stop loss

Para proteger o seu capital, considere usar ordens de stop loss. Trata-se de ordens automáticas para vender uma ação se o preço atingir um determinado nível pré-definido.

Se mantenha atualizado

Se mantenha sempre muito bem informado sobre as notícias e os eventos que possam afetar as empresas e os mercados em geral de alguma forma.

Assim, você poderá tomar as melhores decisões rapidamente caso seja necessário.

Considere investir em fundos de índice

Se você é novo no mercado de ações ou não tem tempo para pesquisar e selecionar ações individualmente, considere investir em fundos de índice. Eles oferecem acesso a um amplo mercado de ações com uma única compra. 

Essa é uma maneira muito mais conveniente e eficaz de diversificar a sua carteira com custos mais baixos e com a garantia de bons retornos.

No final, o mais importante é ter em mente que investir em ações é algo que requer bastante paciência, disciplina e educação contínua. 

Com isso, você poderá usufruir de todos os benefícios oferecidos pelos investimentos em ações de forma segura e financeiramente saudável.

Leia também