Antecipar fatura do cartão de crédito vale a pena? Confira aqui

Você quer antecipar a fatura do cartão de crédito? Então, continue aqui e tire todas as suas dúvidas!

Publicidade

Em um mundo que está cada vez mais se movimentando através de transações eletrônicas, o cartão de crédito se tornou uma ferramenta indispensável e bastante útil para muitas pessoas.

Publicidade

Com sua praticidade de uso e ampla aceitação, os cartões de crédito oferecem a possibilidade de realizar compras, mas sem a necessidade de ter o dinheiro em espécie naquele momento.

Publicidade

No entanto, quando chega o momento de pagar a fatura, muitos se perguntam: será que vale a pena antecipá-la? Quais são os benefícios de fazer isso?

Antecipar a fatura do cartão de crédito, ou seja, pagar o valor total antes do vencimento, pode ser uma opção a se considerar por diversos motivos.

Para alguns, pode ser uma forma de evitar juros e manter um maior controle financeiro, por exemplo. Mas, para outros, antecipar a fatura funciona como uma estratégia para aproveitar descontos oferecidos pelas instituições financeiras.

Publicidade

Contudo, sabemos que tomar essa decisão não é tão simples quanto parece. Por isso, antes de optar por antecipar a fatura do seu cartão de crédito, é importante analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens envolvidas.

Afinal, a antecipação pode impactar diretamente no seu orçamento mensal. Então, se você é uma dessas pessoas que está na dúvida se vale a pena antecipar a fatura do cartão de crédito, você chegou ao texto certo.

Hoje, vamos te contar um pouco mais sobre essa prática, como ela funciona, as vantagens e como analisar se vale a pena ou não. Então, continue acompanhando a leitura para ficar por dentro de tudo!

O que significa “adiantar a fatura do cartão”?

Antecipar ou adiantar a fatura do cartão de crédito, é o mesmo que efetuar o pagamento da fatura antes da data de vencimento que o emissor do cartão estabeleceu.

Normalmente, as faturas de cartão de crédito possuem um prazo para pagamento, que pode variar de 15 a 40 dias, dependendo da política da instituição financeira em questão.

Publicidade

Ao adiantar a fatura, o titular do cartão escolhe efetuar o pagamento antes da data limite, quitando o valor total, ou uma parte dele, antes do prazo de vencimento.

Essa opção é uma forma de flexibilizar o pagamento, e permitir que o cliente gerencie melhor suas finanças.

Existe vantagem em antecipar o pagamento da fatura do cartão de crédito?

Antecipar o pagamento da fatura do cartão de crédito pode, sim, trazer algumas vantagens para você.

A grande maioria dos bancos e instituições financeiras, oferece vantagens para os correntistas que decidem antecipar o pagamento da fatura, incluindo descontos sobre o valor.

Além disso, utilizar essa estratégia de antecipação do pagamento da fatura tem ainda mais vantagens, incluindo:

Evitar juros

Ao antecipar o pagamento da fatura, você evita a incidência de juros sobre o saldo devedor, pois os cartões de crédito costumam cobrar altas taxas de juros, quando o pagamento da fatura atrasa.

Assim, adiantar o pagamento pode ajudar a eliminar completamente esse risco financeiro.

Reduzir o endividamento

Pagando a fatura antecipadamente, você pode evitar o acúmulo de dívidas em seu cartão de crédito.

Isso é muito útil se você estiver preocupado com seu nível de endividamento, ou se estiver tentando manter um bom controle financeiro.

Aproveitar descontos ou benefícios

Algumas instituições financeiras oferecem incentivos para os clientes que adiantam o pagamento da fatura, como descontos em taxas ou recompensas em programas de fidelidade.

Portanto, vale a pena verificar se a sua instituição financeira oferece algum tipo de benefício específico associado à antecipação da fatura.

Melhorar o histórico de crédito

Por fim, realizar pagamentos antecipados da fatura e manter um bom histórico de pagamento, pode contribuir para uma melhor pontuação de crédito, aumentando o seu score.

Isso pode ser vantajoso no futuro, caso você precise solicitar empréstimos ou financiamentos ao banco, por exemplo.

Como analisar se vale a pena antecipar a fatura do cartão de crédito?

Para analisar se vale a pena antecipar o pagamento da sua fatura do cartão de crédito, é necessário avaliar tanto a sua situação financeira atualmente, como as condições que o emissor do seu cartão oferece.

Primeiro, verifique a taxa de juros do seu cartão de crédito. Se a taxa for alta e você tiver recursos disponíveis, antecipar o pagamento pode ser uma opção vantajosa para evitar o acúmulo de juros sobre o saldo devedor.

Publicidade

Além disso, leve em consideração suas necessidades de liquidez. Analise se você possui recursos financeiros suficientes para antecipar o pagamento da fatura sem comprometer seu fluxo de caixa.

Assim como todas as demais obrigações financeiras importantes, que você terá que dar conta até a fatura do seu cartão fechar novamente.

É importante, também, verificar se a instituição do cartão oferece algum desconto ou benefício para pagamentos antecipados.

Pois, se você tiver recursos livres para pagar antecipadamente, pode valer ainda mais a pena, já que você será recompensado.

Afinal, vale a pena antecipar a fatura do cartão de crédito?

Se o banco do seu cartão de crédito oferece benefícios para quem paga a fatura antecipadamente, pode sim valer a pena realizar o pagamento antecipado.

Mas, de modo geral, essa estratégia é mais indicada apenas para quem precisa liberar limite no cartão de crédito rapidamente, e não pode esperar até que a fatura vire.

Contudo, é essencial tomar muito cuidado ao fazer isso. Pois, o que você comprar no cartão depois do pagamento antecipado, ainda virá na mesma fatura.

Desse modo, quando chegar a data de vencimento, você terá que pagar o valor a mais que gastou dentro do mesmo mês.

Se no final do mês sobrou dinheiro, e você gostaria de elevar o seu score, por exemplo, vale a pena aproveitar e abater o valor da fatura.

Mas a recomendação é não voltar a utilizar o seu cartão de crédito até que ele vire. Ou isso poderá comprometer as suas outras obrigações financeiras do mês.

Publicidade

Então, caso não exista nenhuma urgência na sua vida em que você precise utilizar o seu cartão de crédito, e se o banco não te dá nenhum benefício pela antecipação, recomendamos que você deixe o seu dinheiro rendendo em algum investimento de liquidez diária, até o dia do vencimento da sua fatura.

Assim, o dinheiro estará trabalhando ao seu favor e “separado”, para pagar a fatura no dia certo.

E você, tem o costume de antecipar o pagamento da fatura do seu cartão? Não deixe de conferir os outros artigos do blog sobre assuntos e dicas financeiras! Até mais!

Leia também