Bitcoin em 2024: Confira as perspectivas e desafios para o universo das criptomoedas

O ano de 2024 está prometendo ser muito importante para o universo das criptomoedas, com o Bitcoin na liderança. Mas, quando analisamos profundamente, o que podemos esperar do Bitcoin para 2024?

Publicidade

No conteúdo de hoje, vamos explorar algumas das projeções feitas pela maior corretora de cripto ativos do mundo: a Binance!

Publicidade

A Binance veio a público comentar um pouco mais sobre o desempenho passado das criptomoedas. Bem como as tendências que, muito provavelmente, vão moldar o cenário do Bitcoin e das criptos ao longo do ano de 2024.

Publicidade

Em 2023, foi possível perceber uma grande reviravolta no mercado de criptomoedas, com um aumento de 109% na capitalização de mercado total.

Isso faz com que muitas pessoas comecem a acreditar que 2024 está destinado a ser um ano de continuidade desse crescimento.

Mas será que é isso mesmo que podemos esperar?

Continue nos acompanhando por aqui para conferir uma análise completa sobre as tendências do Bitcoin e das criptos para 2024, tendo em perspectiva tanto as oportunidades, como os desafios que devem aparecer.

Resumo das tendências em 2023

Para compreender o panorama atual da Bitcoin e das criptomoedas em 2024, é essencial olhar para trás e analisar as conquistas e as evoluções feitas no ano anterior.

Publicidade

Em 2023, o mercado de cripto ativos passou por uma virada intensa, recebendo o impulso de eventos marcantes e levou a um crescimento enorme desse mercado.

A maior corretora do mundo, a Binance, destacou o aumento anual de 109% na capitalização de mercado total ao longo de 2023. 

O que mais alimentou esse crescimento foram os ganhos que aconteceram nos primeiros e nos últimos trimestres do ano.

Uma das grandes vitórias para o mercado de cripto ativos em 2023 foi a aprovação de onze pedidos de gestoras para o lançamento de ETFs de Bitcoin pela Securities and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos. Isso ajudou a legitimar o Bitcoin como um ativo de investimento.

Contudo, mesmo que o ano de 2023 tenha trazido uma melhoria em termos de segurança em comparação com anos anteriores, o mercado de criptos, ainda assim, enfrentou muitos desafios.

Os números indicam que se perdeu mais de US$ 1 bilhão por conta de falhas de segurança. Isso corresponde a um declínio grande em relação aos aproximadamente US$ 3,28 bilhões hackeados em 2022. Mas, ainda assim, é um número alto.

Portanto, podemos entender que o ano de 2023 para as criptos foi importante para estabelecer as bases para um ano promissor agora em 2024, com um mercado que está em crescimento, a entrada dos ETFs de Bitcoin e muitos avanços na questão de segurança dessas moedas.

Bitcoin em foco para 2024

O Bitcoin, a maior criptomoeda em valor de mercado, continua atraindo a atenção e a especulação de muitos investidores em 2024. E a Binance projeta um protagonismo ainda maior para a moeda.

Publicidade

A aprovação dos Exchange-Traded Funds (ETFs) de Bitcoin pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, terá um papel crucial nas expectativas otimistas para o Bitcoin durante esse ano.

Com a entrada desses instrumentos no mercado, o que se espera é que possamos experimentar uma maior liquidez e uma maior legitimidade para o Bitcoin em 2024 ao mesmo tempo.

Isso abre portas para investidores institucionais e impulsiona a cotação da criptomoeda para patamares ainda mais elevados.

Além disso, historicamente, o Bitcoin tem demonstrado ter um desempenho robusto após eventos de halving, quando reduzem pela metade a recompensa dos mineradores.

O próximo halving está programado para abril de 2024 e já vem sendo muito aguardado, pois ele pode impactar diretamente na oferta e na demanda do Bitcoin.

Com uma oferta reduzida, a valorização do Bitcoin pode ser uma tendência que poderemos observar ao longo do ano.

Contudo, é claro que, apesar de todas essas perspectivas positivas, desafios também devem persistir, como a volatilidade inerente ao mercado cripto.

Neste cenário, o mais recomendado é sempre monitorar como o Bitcoin enfrentará esses desafios. Dessa forma, é possível interpretar melhor como será o desempenho da maior criptomoeda do mundo.

Publicidade

Resumidamente, para 2024, o Bitcoin promete estar no centro das expectativas, tanto por conta dos ETFs, como do halving, que devem ajudar a impulsionar a posição dessa moeda no mercado.

A integração da IA no mundo Cripto

Uma tendência que envolve o mundo das criptomoedas e que deve ser ainda mais forte em 2024, é a integração de IA.

A ascensão global da inteligência artificial (IA) veio para redefinir inúmeras indústrias. E o universo das criptomoedas não é uma exceção nesse cenário.

Em 2023, a discussão sobre a integração de IA no mundo cripto ganhou bastante destaque, com projetos inovadores surgindo com o intuito de explorar as possibilidades que essa fusão pode proporcionar.

Em 2024, essa tendência deve se consolidar ainda mais, abrindo novas perspectivas para o universo das criptomoedas.

No ano de 2023, por exemplo, vimos a ascensão do ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI. Ele se mostrou uma ferramenta completamente transformadora na esfera da inteligência artificial.

Esse sucesso acabou impulsionando a discussão sobre como integrar a IA ao mercado de cripto ativos. 

Com isso, começou-se a explorar projetos inovadores, indo desde a automação do processo de negociação, até o escopo das operações de Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO).

Então, dentre os principais serviços emergentes, podemos destacar a automação de estratégias de negociação. Bem como a criação de arte impulsionada por algoritmos, análise de dados avançada e operações de DAO, por exemplo.

O armazenamento descentralizado de dados também surge como um facilitador para a promoção de uma maior transparência e segurança no mercado de cripto. Dessa forma, melhora globalmente a governança e a eficiência operacional.

Publicidade

Mas, como nada nessa vida é perfeito, muito menos dentro do vasto mundo da tecnologia, a adoção da IA no mundo cripto não está isenta de desafios, que podem incluir questões éticas, de segurança e de governança.

Ainda assim, as principais tendências sugerem que a IA continuará a ser uma força muito importante para o desenvolvimento de soluções mais eficientes e inovadoras para o mercado de criptomoedas.

Bitcoin em 2024: conclusão

Considerando toda essa análise, o Bitcoin se apresenta como o grande protagonista das criptos para 2024.

As projeções otimistas, baseadas principalmente na aprovação dos ETFs e no aguardado halving, apontam para um ano de potencial valorização e consolidação do Bitcoin como uma força imparável dentro do mercado financeiro global.

Contudo, mesmo diante das expectativas promissoras, é indispensável reconhecer que desafios sempre vão estar aí. Afinal, o futuro do Bitcoin é moldado por uma combinação complexa de fatores e as surpresas no meio do caminho são inevitáveis.

E você, o que acha que será do Bitcoin em 2024? Já está se preparando para tirar o máximo de proveito do mercado de criptos?

Compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que também adora investir em criptomoedas e que gosta de estar por dentro das principais tendências!

Leia também