Cartão de crédito: dicas para escolher o melhor para você

Se você está procurando um novo cartão de crédito para fazer parte do seu dia a dia de compras, provavelmente, ficou nítido que a tarefa de escolher não é nada fácil, certo?

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Uma das grandes vantagens do Brasil, é que o país conta com um mercado de cartões de crédito gigantesco, com opções para todos os perfis de consumidores, inclusive para aqueles que estão com o nome negativado.

Publicidade

Mas, apesar de isso ser uma boa notícia, a grande quantidade de opções de cartões de crédito pode acabar dificultando a escolha. Então, o que analisar em um cartão de crédito para escolher o modelo certo para você? É sobre isso que vamos falar hoje!

Publicidade

Enfim, precisamos analisar alguns critérios na hora de escolher o seu novo cartão de crédito, para garantir que ele ofereça tudo o que você busca, e se consegue suprir todas as suas necessidades e expectativas.

Publicidade

Para te ajudar nessa missão, reunimos abaixo algumas dicas do que analisar, que podem te ajudar a escolher um cartão de crédito que combine com o seu perfil. Portanto, continue a leitura para conferir tudo!

Como escolher o melhor cartão de crédito

Para que você quer um cartão de crédito?

Primeiramente, é necessário considerar como você pretende usar o seu cartão de crédito.

Você deseja fazer compras caras, usar no cotidiano para qualquer comprinha, ter um limite disponível para viagens, realizar compras no exterior, ou apenas parcelar uma compra em específico?

São infinitas possibilidades de atuação com um cartão de crédito. Então, primeiro, anote o que você deseja fazer com o seu novo cartão.

Mas não se esqueça: é essencial que você sempre pague o valor total das suas faturas, ou o pagamento atrasado vai te gerar juros, multas e dívidas.

É importante usar o cartão de crédito com cuidado e com consciência, para servir como um bom método de pagamento.

Você se importa com programas de fidelidade?

Atualmente, algumas opções de cartões de crédito contam com ótimos programas de benefícios e de fidelidade, que permitem acumular pontos, ter cashback nas compras ou, ainda, acumular milhas.

Por isso, leve em consideração esse ponto na hora de escolher o seu cartão de crédito: existe algum programa de fidelidade que te interessa e que pode ser vantajoso para você? Quais seriam os benefícios mais interessantes para o seu perfil de consumidor?

Publicidade

Analise as vantagens e benefícios de cada cartão

Como mencionamos mais acima, uma das vantagens de ter tantos cartões de crédito à disposição, é que existem modelos com os mais diversos tipos de benefícios.

Além dos cartões com programas de fidelidade, existem algumas opções que garantem vantagens em viagens como, por exemplo, acessos a salas VIPs, prioridade no check-in, prioridade no embarque, despacho de bagagem, seguro de bagagem, traslados, chip internacional e muito mais.

Além disso, dependendo do cartão, é possível acessar benefícios não relacionados com viagens, apesar de esses serem os mais comuns.

Há opções que contam com assistência residencial, garantia estendida original, proteção de preço ou de compra, serviços pet, entre outros.

Outro ponto a se considerar são as lojas que você costuma frequentar sempre. Em alguns casos, os cartões das lojas de departamentos conseguem oferecer boas condições e descontos. Por isso, valem a pena para esse perfil de consumidor assíduo.

Não quer pagar anuidade? Confira as taxas do cartão de crédito!

Muitos cartões de crédito contam com a cobrança da tarifa de anuidade. Contudo, hoje em dia, é possível se livrar dessa cobrança ou solicitar cartões isentos da taxa.

Cartões de fintechs, por exemplo, costumam oferecer anuidade gratuita para sempre. Mas quem quer um cartão com vantagens mais interessantes, terá que arcar com essa taxa.

Afinal, os cartões mais completos cobram anuidade para conseguir manter os bons benefícios.

A boa notícia é que muitos bancos oferecem a chamada anuidade diferenciada, que permite ter descontos na anuidade ou, até mesmo, isentar a cobrança, se o cliente atingir um valor mínimo de fatura mensal estipulado pelo banco.

Publicidade

Por isso, vale a pena conferir essa informação nos cartões que você estiver cogitando solicitar.

Você tem preferência por alguma bandeira?

Aqui está um ponto super importante nos cartões de crédito, mas que muitos consumidores esquecem de analisar na hora de solicitar: a bandeira do cartão.

Atualmente, as principais bandeiras de cartões de crédito do Brasil são a Visa, Mastercard, Elo e American Express.

As bandeiras Visa e Mastercard, no geral, são aceitas em todos os estabelecimentos e sites, dentro do Brasil e no exterior também. Por isso, são as melhores opções para quem quer utilizar o cartão de crédito com mais tranquilidade em viagens internacionais.

Já a Elo e a American Express não são aceitas em todos os estabelecimentos. Por isso, é sempre bom ter uma segunda bandeira de cartão de crédito.

Considere o seu score de crédito

Na hora de pedir um cartão de crédito, a instituição ou o banco emissor fará uma consulta ao seu CPF, para verificar se você é um bom pagador, ou se possui pendências no seu nome.

Se esse for o seu caso, vale a pena investir em opções de cartões que não contam com consulta ao SPC e Serasa.

É o caso, por exemplo, dos cartões de crédito consignados, cartões de lojas de departamento ou cartões de fintechs como a Nubank e a Digio, que costumam ser mais flexíveis nas análises e liberação.

Publicidade

Dê uma olhada nas análises de cartões de crédito

Uma das melhores formas de analisar qual é o cartão de crédito ideal para você, é lendo sobre os melhores cartões de crédito do mercado.

Nessas análises, nós apontamos todos os detalhes de cada cartão, incluindo como ele funciona, taxas, pontos positivos e negativos e quem pode solicitar o modelo.

Com isso, fica muito mais fácil para você encontrar um cartão de crédito que se encaixe no seu perfil.

Então, não deixe de ler e estudar sobre os cartões de crédito antes de solicitar um modelo. Assim, você já saberá o que esperar, e se ele é capaz de oferecer tudo o que você procura, evitando frustrações.

Verifique as opções de cartão de crédito do seu banco

Por fim, uma última dica é sempre conferir nas opções de cartões que o seu banco pode te oferecer.

Se você é um bom pagador, e já possui um relacionamento de longa data com alguma instituição financeira, pode ser muito mais fácil de conseguir um bom cartão de crédito com um limite maior, já que o banco conhece você e o seu histórico.

Portanto, para começar a busca, você pode conferir as opções disponíveis para você, e verificar se alguma delas se encaixa no que você busca atualmente.

Você conhece mais algum critério que vale a pena analisar na hora de solicitar um novo cartão de crédito?

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto, e não esqueça de enviar o texto para aquele amigo ou familiar que precisa aprender a escolher o cartão de crédito certo! Até logo!

Leia também