Score: Saiba como aumentar da melhor forma

Publicidade

Ter um bom Score nem sempre é a garantia de aprovação imediata de crédito, pois, cada empresa possui sua própria avaliação e critérios. Porém, ele é um fator determinante para que você consiga o tão desejado financiamento e crédito pessoal.

Publicidade

Pois é, se você pensa principalmente tirar aquele empréstimo para colocar o projeto em ação, é preciso se atentar a esse ponto pois ele faz um diferencial. Portanto, separamos dicas fundamentais para você que quer aumentar seus pontos e ficar bem na praça.

Publicidade

Se você está procurando formas de aumentar seu score, fica aqui com a gente e descubra, que aumentar seus pontos é possível e prático!

Mas afinal, por que os bancos fazem análise de crédito?

Qualquer instituição financeira consulta seu CPF antes de qualquer aprovação, seja crédito ou seja financiamento. Isso se deve ao fato de ser uma medida preventiva para analisar o seu histórico.

Publicidade

E a análise demora um pouco porque é levado várias questões que vão além da pontuação como se o cliente teve alguma dívida no passado, se já tem algum plano ou seguro de algum carro cadastrado. Dependendo de cada instituição financeira os valores podem mudar.

Ficar com o nome limpo realmente não certifica o seu crédito. Temos como exemplo, o Nubank. Ele costuma ser rigoroso na aprovação do cartão e no limite.

A política da empresa justifica que a situação é para evitar que as dívidas aumentem e o clientes que não sabe administrar sua vida financeira.

O banco Pan, por sua vez, analisa mais o CPF e se o nome está limpo. Mas também não aceita com facilidade. É preciso no mínimo o nome estar limpo, pois os bancos sempre irão priorizar pessoas não negativadas.

Como é calculado o Score?

O Score não é como o banco de dados em que é calculado e segue um padrão constante. Ele é dinâmico e oscila de acordo como você reage no mercado. A fórmula de como o cálculo é feito não está disponível para o público.

Ele é consultado pelas empresas quando você solicita uma liberação de crédito. E por essa razão que mudança de hábito para um bom pagador facilitam uma melhor pontuação.

Publicidade

São exemplos de medidas que lhe ajudam a conseguir uma melhor pontuação: mantenha suas contas pagas em dia, não assuma dívidas que não consiga quitar e atualize com frequência seus dados.

Quando se torna negativado, demora um tempo para seu Score subir novamente, por isso é fundamental ter paciência e buscar sempre pagar as contas em dia.

Atenção! Desconsidere a possibilidade de pagar para Score subir, isso não existe. Se você presenciar e-mails, sites prometendo algo do gênero, denuncie. Situações como essa são golpes, então fique atento sempre.

Como um bom score pode me ajudar?

Um bom Score pode lhe auxiliar além da aprovação de credito, no empréstimo pessoal. Pois, para conseguir, é necessário possuir uma pontuação de pelo menos acima de 700 pontos.

Por isso que aumentar seus pontos é fundamental.

Para isso, é preciso ter paciência. Dependendo da sua negativação, o Score pode passar um tempo com pontuação muito baixa até após um tempo, ele comece a aumentar aos poucos.

Publicidade

Os consumidores são classificados no Score em três grupos que dependem a sua colocação que são:

Grupo 1

De 0 a 300 pontos. Refere-se aos inadimplentes. Tem alto risco de serem maus pagadores nos próximos 12 meses.

Grupo 2

Entre 301 e 700 pontos. Valor intermediário são os medianos que pagam as suas cotas, porém com aperto financeiro.

Grupo 3

Entre 701 e 1000 pontos: Possuem baixa inadimplência e são excelentes pagadores. Possuem maior facilidade de obtenção de crédito.

Hoje em dia é possível acompanhar o Score online e gratuito. Assim você fica ciente de como pode melhorar sua pontuação. Você sabe como avaliar um Score? Se não, explicaremos a seguir com mais detalhes.

Por que é ruim um score baixo?

Se seu Score está com uma pontuação baixíssima é normal você receber a resposta dos bancos que o score está abaixo para a concessão.

Isso acontece porque a empresa precisa ter certeza que ao liberar o credito, terá o pagamento de volta. Por isso que quando você pede um cartão, eles geralmente passam por um rigoroso processo de análise.

Por consequência quando Score é baixo, em caso necessidade de um empréstimo em situações de emergência por exemplo os juros tendem ser acima do normal pois é uma forma do banco “certificar” que terá seu dinheiro de volta.

Onde posso acompanhar meu score?

Todos podem ter acesso gratuito a sua pontuação. Para isso basta acessar o site do Serasa, lá você poderá ter acesso ao seu score, bem como o seu aumento e fatores que contribuíram.

Publicidade

É possível ver o histórico completo de todas suas atividades no mercado que foram registradas, assim, você compreende melhor o que está acontecendo e como pode tomar decisões que favoreça sua pontuação.

Não tem cadastro? É simples, no site do Serasa citado anteriormente, você clica na opção cadastro. Se preferir pode utilizar a conta do Facebook ou Gmail para adiantar.

Em seguida, preencha seus dados pessoais como CPF, data de nascimento, RG, etc.

Lá também tem a opção de ativar o cadastro positivo. Ele é importante pra registrar seu histórico de pagamentos para evidenciar ainda mais que você é um bom pagador.

Quer conferir seu score ou fazer seu cadastro? Clique no botão abaixo!

CuriosidadeColocar meu CPF na nota fiscal aumenta meu Score?

Como certeza você já deve ter ouvido falar. Mas isso passa de um mito. O fator determinante será o pagamento das parcelas das suas dívidas antes do vencimento.

Agora que você viu todas as dicas, será bem mais fácil aumentar seus pontos!

Leia também