Como conquistar um Plano de Milhas em 2021

Publicidade

Não há como negar a grande concorrência que existe no mercado atual. Há um número gigantesco de opções disponíveis, e por este motivo, a disputa pela atenção dos consumidores é acirrada. E foi ai que surgiu o Plano de Milhas!

Publicidade

As empresas precisam realmente utilizar a criatividade para reterem seus clientes e não vê-los irem atrás da competição.

Publicidade

Em se tratando de empresas aéreas, a situação é exatamente a mesma. As companhias precisam se reinventar a cada dia.

Logo abaixo, peço que retire cinco minutos do seu tempo e venha aprender tudo que é mais importante sobre o plano de milhas.

O que é um Plano de Milhas

Em 2020, o Congresso brasileiro começou a trabalhar numa proposta de criação de um imposto sobre o plano de milhas.

Essa notícia não agrada nem um pouco as companhias aéreas e, principalmente, desagrada seus usuários viajantes.

Por quê?

O Plano de Milhas surgiu na década de 1990 e foi uma alternativa interessante e ousada encontrada por uma companhia aérea para segurar seus clientes.

O programa de milhas consiste basicamente no acúmulo de milhas que poderão ser utilizadas, posteriormente, em outras viagens.

E o que seria uma milha?

A milha é uma unidade de medida de comprimento, amplamente utilizada pelas companhias aéreas.

Da mesma maneira que, no Brasil, utilizamos o quilômetro (Km) para demarcar distâncias, as companhias utilizam a milha como padrão.

Em terra, uma milha equivale a, mais ou menos, 1,6 Km. Porém, em se tratando do ar, uma milha significa 5.280 pés (1,61 km).

Conseguiu entender?

Com um programa de milhas você irá, basicamente, acumular distâncias. Dessa forma, em viagens futuras, poderá descontar aquela distância que havia acumulado, conseguindo desconto no preço final.

É muito parecido aos programas de fidelidade fornecidos por muitas lojas.

Como funciona um plano de milhas?

O mercado global é muito grande e diversificado. Seja no quesito produtos, serviços, qualidade, quantidade ou consumidores. Há variedade em todos esses segmentos.

Apesar disso, embora a variedade seja inimaginável, há alguns padrões que são comuns no mercado.

Uma dessas noções é a de alimentar pouco a pouco a alma de seus consumidores. É como manter uma pessoa viciada em seu círculo vicioso sem, no entanto, permitir que ela tenha uma overdose.

Publicidade

Portanto, é desse jeito que funciona o plano de milhas. Ele parte do mesmo princípio que quaisquer outros programas de fidelidade. Desse modo, concede um pouco ao cliente para que ele sempre volte.

Expliquei logo acima que o programa de milhas permite acumular distâncias.

Dessa maneira, se deseja participar de um plano de milhas, deve entrar no site da sua companhia aérea e realizar seu cadastro. Simples, fácil e rápido.

A partir daí, a cada viagem que fizer com aquela companhia estará automaticamente acumulando pontos e/ou créditos.

E o que eu faço com o que conseguir?

É mais comum que as pessoas utilizem para conseguir descontos em viagens futuras. Porém não fica restrito a isto. Pode trocar por qualquer outro serviço permitido pela companhia.

O que analisar antes de escolher um programa de milhas?

Primeiramente, programa de milhas deve ser escolhido de acordo com o perfil do cliente.

Há diversos programas de milhagens, que oferecem vantagens e benefícios únicos, e que se enquadram a um perfil específico de usuário.

É importante estar atento a isso. Caso contrário, acabará optando por um programa que não atende as suas necessidades.

Então, o primeiro ponto é observar o contrato que irá acordar. Preste atenção nas cláusulas e, principalmente, nas restrições e limitações daquele plano. Em suma, observe o que aquele plano não tem a oferecer. É fácil se deixar levar pelos pontos positivos e esquecer-se dos negativos.

Após olhar o contrato atentamente, concentre-se nas vantagens. Saiba discernir se aquele plano oferece o mínimo que espera. Junto a isso, veja a quantidade necessária de milhas utilizadas para fazer o resgate dos pontos.

Por que isso importa?

Se a companhia exigir uma quantidade muito alta de milhas, você for um cliente que viaja pouco e em curtas distâncias, aquele plano de milhas pouco contribuirá para sua vida. Mas se for um viajante assíduo, que faz viagens internacionais e para locais distantes, é o plano certo.

Publicidade

Daí que vem a importância de relacionar o programa de milhas com o perfil do consumidor.

Para quem faz muitas viagens internacionais, é interessante buscar programas de milhas estrangeiro, que possivelmente fará muitas conexões com outros países. Vale observar também o prazo de validade daquele plano. O programa de milhas não é vitalício. Possui uma data para vencer. Observe se o prazo estipulado atende a sua agenda e seus planos.

São vários detalhes para se atentar, mas que vale muito a pena. Com um bom plano de milhas, você poderá obter descontos em viagens futuras, em hotéis ou aluguéis de carro. Várias comodidades a vista do cliente. Basta escolher a que melhor se enquadra a você.

Como conseguir milhas?

A melhor forma para conseguir acumular distâncias é viajando grandes distâncias. Logo, quanto mais viajar, quanto mais distâncias percorrer, mais milhas serão acumuladas.

Porém, essa não é a única forma. Outro meio que tem sido bastante utilizado é por meio do uso do cartão de crédito

Há vários bancos que oferecem como um de seus programas de fidelidade o acúmulo de milhas.

Novamente, temos aqui aquela lógica de alimentar o viciado. Quanto mais utilizar o cartão de crédito, regularmente, mais milhas conseguirá acumular.

Um recurso que poucas pessoas conhecem é o de revender milhas. Isso mesmo. Existem sites na Internet especializados em fazer a revenda de milhas.

Desse modo, se você tem milhas acumuladas, e por qualquer motivo não pretende utilizá-las antes do vencimento, pode vendê-las nesses sites.

Tais sites funcionam como uma via de mão dupla para ambas as partes. Tanto auxilia o indivíduo que não quer mais permanecer com suas milhas, quanto ajuda aqueles que querem acumulá-las.

Como gastar suas milhas

vários programas de milhagem conhecidos. Latam Pass (mais recente) e Smiles (membro da velha guarda) são apenas alguns deles.

Esses programas oferecem várias comodidades aos seus clientes. Tudo para mantê-los dentro de seu círculo.

Para viajantes assíduos é interessante utilizar esses programas de milhas para ter certos confortos em suas viagens. Seja desconto na passagem, acesso à sala Vip ou permissão para transportar mais bagagens.

Publicidade

Se você não for um viajante corriqueiro e desejar, pode trocar seus pontos por produtos em lojas parceiras, conseguir descontos no abastecimento do carro e até ter acesso a momentos de lazer exclusivos.

Como pode perceber, são inúmeras vantagens. E você não precisa viajar todos os meses para ter um plano de milhagem. A única coisa que precisa é buscar o plano ideal aos seus objetivos.

É um recurso adicional que pode te poupar tempo e dinheiro. E tempo e dinheiro são as coisas mais valiosas e difíceis de conquistar em 2021. Vá atrás do seu plano. Com certeza, encontrará um que combine com você!

Leia também