Como perder o medo de investir?

Publicidade

Como perder o medo de investir? Confira aqui as melhores dicas!

Publicidade

O medo de perder dinheiro investindo, costuma ser uma trava na vida financeira de diversas pessoas. E isso pode acabar diminuindo o potencial de ganho em cima do dinheiro guardado.

Por conta desse medo, é comum vermos muitos brasileiros optando por colocar o seu dinheiro na poupança, que se vende como um tipo de “investimento” mais seguro.

Publicidade

No entanto, a poupança nem sequer é um investimento no Brasil, isso porque ela não é nada rentável.

A verdade é que existem opções de investimento muito mais vantajosas, e igualmente seguras no mercado financeiro hoje, como as aplicações em CDB e no Tesouro Direto.

Publicidade

Portanto, se você está disposto a aprender a investir o seu dinheiro da melhor forma possível, mas ainda tem medo de dar o primeiro passo, você chegou ao lugar certo!

O post de hoje está recheado de dicas para quem quer perder o medo de investir, e começar a fazer mais dinheiro. Confira!

Como perder o medo de investir? As melhores dicas!

Sempre estude sobre investimentos

Uma das melhores formas de perder o medo de investir é estudando sobre investimentos. Dessa forma, você vai entender melhor como realmente funciona essa dinâmica, e quais são os reais riscos de cada tipo de investimento.

Nesse começo, você não precisa investir dinheiro nos estudos sobre investimentos. No YouTube, você pode encontrar ótimas opções de vídeos, que explicam desde as questões mais básicas até as mais avançadas sobre investimentos.

Além disso, você pode baixar livros sobre o assunto, e até verificar se existe alguma opção de curso gratuito aberto.

Conforme você começar a se interessar ainda mais no assunto e decidir o que quer – e precisa – aprender mais, você pode investir em cursos mais completos e estruturados.

Eles vão te ajudar a escolher os melhores investimentos, montar a sua carteira, fazer a gestão do seu dinheiro e realizar análises mais certeiras em cima das projeções.

Publicidade

Procure ajuda

Se o seu medo de investir está no fato de você não ter o conhecimento necessário para isso, e nem tempo para estudar sobre o assunto, aqui vai uma das melhores soluções: procure a ajuda de um profissional no assunto!

Atualmente, os bancos e corretoras de valores possuem à disposição, consultores financeiros e assessores de investimentos.

Eles possuem toda a especialização necessária para fazer a gestão do seu dinheiro da melhor maneira possível, otimizando os seus ganhos.

Invista nas simulações

Os apps e sites de simulações de investimentos são ótimos para quem deseja perder o medo de investir. Pois os simuladores conseguem te dar uma previsão mais certeira, do quanto você pode ganhar com cada opção de investimento.

Para quem está começando agora, o uso dos simuladores de investimentos é indispensável, além de te ajudar a desenvolver mais segurança no processo.

Comece aos poucos

Se você tem medo de investir, provavelmente, já sabe que o mercado de investimentos pode ser muito arriscado, principalmente para quem não possui tanto conhecimento.

Para se tornar um investidor confiante, é necessário começar de pouquinho em pouquinho, dando um passo de cada vez. Mas sem ter pressa de ganhar muito dinheiro em pouco tempo, evitando arriscar muito no começo.

O ideal é que você pesquise bastante as corretoras de investimentos e as suas respectivas reputações, abra a sua conta na que achar mais vantajosa, e comece a estudar aos poucos cada tipo de investimento.

Publicidade

Além disso, evite colocar muito dinheiro em um tipo só de investimentos. Aliás, isso vai totalmente contra ao que todos os investidores grandes e famosos indicam. O certo é criar uma carteira de investimentos bem diversificada e começar sempre pelos investimentos mais seguros, que são os investimentos em Renda Fixa!

Não se esqueça do planejamento financeiro!

Investir é muito bom, e pode te ajudar bastante a otimizar os seus ganhos com o seu dinheiro e protegê-lo da inflação. Mas um dos passos essenciais para ser um investidor de sucesso, é fazer o seu planejamento financeiro.

A estratégia mais utilizada e indicada para investimentos é a “50-30-20”. Nela, os estudiosos afirmam que o ideal é separar o seu salário em 3 partes: 50%, 30% e 20%.

O percentual de 50% do seu salário deve se destinar a pagar as suas contas fixas e essenciais todo mês, como mercado, luz, gás, aluguel, escola dos filhos e etc.

Publicidade

Depois de separar esse valor para arcar com as contas fixas, separe outros 30% da sua renda mensal para usar da forma que você preferir, suprindo os seus desejos pessoais e lazer.

Aqui, pode entrar aquela programação de final de semana em casal, passeios, viagens, roupas, cinema, bares e etc.

Por fim, o ideal é destinar 20% do seu salário a investimentos, e separar em investimentos de curto, médio e longo prazo.

É claro que, dependendo da sua condição de vida atual, nem sempre você conseguirá separar 20% do seu salário logo de cara.

Mas seria interessante que você tentasse guardar um pouquinho mais a cada mês, até enquadrar a sua vida dentro dos 80% do seu salário que fica direcionado para utilizar com contas fixas e variáveis.

Para ter mais controle sobre esses valores, é legal tentar separar o dinheiro que investirá logo no início do mês. Assim, você evita cair na armadilha de utilizar o valor de investimentos para outras situações que surgirem no decorrer dos dias.

Reserva de emergência

Ah! E não se esqueça de criar a sua reserva de emergência antes de começar a investir em ações, fundos e títulos. O ideal é que você tenha entre 6x e 12x o valor do seu salário guardado.

Faça o teste do seu “Perfil de Investidor”

Muitos bancos, corretoras de investimentos e sites online, oferecem um pequeno quiz que, ao responder, você pode descobrir qual é o seu tipo de investidor: Conservador, Moderado ou Agressivo.

Então, a partir disso, você terá um direcionamento melhor sobre quais tipos de investimentos se enquadram no seu perfil, e evita que você corra mais riscos do que gostaria.

Conforme for conhecendo e se familiarizando com o mercado financeiro, você pode refazer o teste, e começar a se aventurar um pouco mais nos diversos tipos de investimentos.

Conheça os tipos de investimentos

Por fim, é importante que você estude e conheça as características de cada tipo de investimento que está disponível no mercado financeiro hoje.

Os mais conhecidos são: Tesouro Direto, Tesouro Selic, Certificado de Depósito Bancário (CDBs), LCI e LCA, Debêntures e ações.

Pois conhecer cada tipo de investimento vai te ajudar a identificar quais se encaixam melhor no seu perfil de investidor, e nas suas necessidades atuais.

Leia também