Você sabe transferir seus pontos do cartão de crédito?

Publicidade

Ganhar milhas é ótimo. Porém, muitas pessoas ainda desconsideram esse benefício por não saberem como usar. A transferência de pontos de cartão de crédito é mais simples do que parece.

Publicidade

Você vai aprender a fazer essa transação passo a passo com algumas dicas muito importantes envolvendo como escolher um programa de transferência de milhas, quando fazer isso e como maximizar sua receita.

Publicidade

Onde posso transferir pontos de cartão de crédito?

Essa resposta parece óbvia, mas não é. Com o passar dos anos, o mundo de pontos e quilometragem evoluiu muito, e agora essas belezas podem ser usadas para diferentes fins. Portanto, antes de transferir, é importante ter um objetivo claro para obter os benefícios.

Publicidade

Caso contrário, você pode acabar trocando os pontos pela primeira coisa que aparecer na sua frente e perder boas oportunidades. Os bancos de hoje, especialmente os grandes bancos, fornecem uma plataforma com vários produtos e serviços que podem ser adquiridos por meio de pontos.

Como exemplo, a pontuação atual acumulada no cartão pode ser usada para resgatar passagens aéreas, diárias de hotel, recarga de celulares, desconto na fatura, etc. Essa é uma forma de competir com outros programas de fidelidade e evitar transferências. 

Portanto, além dos produtos e serviços que o emissor do cartão de crédito disponibiliza, você também pode transferir seus pontos para outros programas, ainda mais se seu objetivo for viajar mais e reduzir custos, você pode escolher uma companhia aérea. No Brasil, as três principais empresas são LATAM Pass, Smiles e TudoAzul.

No entanto, também existem planos para empresas internacionais. Ainda é possível transferir seus pontos para o clube de recompensa do hotel e resgatá-los para a noite de acomodação. Por fim, você pode resgatar as ofertas do seu cartão por programas de pontos como o Dotz.

O que avaliar ao escolher um plano de transferência de pontos?

Agora que você sabe o propósito de usar os pontos, precisa escolher o melhor programa para o qual deseja fazer a transferência. Sabemos que esse benefício pode ser aproveitado de diversas formas, mas para dar uma ideia de como avaliar a plataforma, vamos supor que o objetivo é viajar mais.

Publicidade

Programas parceiros e paridade

A primeira coisa a observar é a parceria entre o emissor do cartão e a companhia aérea. Geralmente, os grandes bancos – Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú e Caixa – permitem o resgate de milhas nos programas LATAM Pass, Smiles e TudoAzul.

Porém, se o cartão for de uma instituição menor, uma cooperativa ou mesmo um banco digital, pode ser que você não tenha tantas possibilidades de transferência.

Depois de conhecer as plataformas disponíveis, temos que verificar a paridade do programa. Por exemplo, 1 ponto acumulado no cartão Banco do Brasil equivale a 1 milha Smiles, que é uma paridade 1: 1. Porém, 4 pontos Nubank é igual a 1 milha Smiles, que é 4: 1. Portanto, você deve ficar atento a essas informações já que elas fazem muita diferença para o acumulo das milhas. Essas informações estão disponíveis no programa do cartão e no site da companhia aérea. 

Validade das milhas

Da mesma forma, você deve observar a validade dos pontos após a transferência. O tempo médio para utilização do benefíos é dois anos. Com essas informações, você pode evitar a perda dos pontos antes de ter a oportunidade de usá-los.

Dificuldades para resgatar passagens

Se o seu objetivo é viajar, este é um aspecto muito importante. Em alguns programas, há menos passagens com bilhetes de milhagem, ou seja, a empresa disponibiliza poucos assentos para esses passageiros. Isso significa que nem sempre será possível comprar a passagem desejada com as milhas.

Publicidade

Da mesma forma, algumas empresas não possuem um bom sistema de preços. Em alguns programas, o preço da passagem com milhagem é instável e a variação do preço é surreal. Portanto, a passagem adquirida com os pontos pode se tornar mais cara. Para evitar surpresas, nossa dica é que você transfira os pontos e aproveite os 24 meses de vigência dos pontos para simular compras de passagens até identificar um valor oportuno para a compra.

Frequência nas promoções

Participar de um programa de fidelidade é bom, mas uma plataforma que frequentemente oferece promoções é ótima. Então, antes de escolher uma empresa, visite o site para conhecer as lojas parceiras e as promoções de acúmulo de pontos que estão sendo realizadas. No final das contas, se você realmente deseja ganhar milhas, essas campanhas terão um impacto fundamental em seus lucros.

Quando transferir os pontos do cartão de crédito? 

Será que tem um momento ideal para realizar as transferências? A resposta é sim. Existem algumas oportunidades que podem maximizar sua vantagem. Abaixo listamos dois deles.

Promoções de transferência

Vamos imaginar que você acumulou 30.000 pontos no cartão e vai transferir para uma companhia aérea. Você pode fazer essa transferência a qualquer momento, mas se te dissermos que você poderia dobrar os pontos em alguns dias, você esperaria? Se sua resposta for sim, parabéns! Você passou no teste. 

O maior segredo para acumular milhas é aproveitar as oportunidades bônus para transferência dos pontos. Nessas promoções, o programa de fidelidade oferece de 30% a 120% dos pontos extras sobre o valor transferido. 

Publicidade

Portanto, recomendamos que você acumule os pontos e sempre transfira durante o período da promoção. Desta forma, você pode acumular em média o dobro de pontos que acumularia em uma transferência normal. 

Transferência bonificada dos pontos durante a pandemia

Devido a pandemia, a procura por passagens aéreas caiu drasticamente, portanto, há menos movimento no programa. As empresas aumentaram a frequência das promoções para transferências dos pontos durante a pandemia. Diante disso, surge a pergunta: vale a pena fazer essa troca agora?

Bem, o percentual de bônus oferecido nesses eventos é muito atrativo. É possível ganhar até 100% das milhas extras nas ofertas atuais, e até mesmo acumular milhas em dois programas ao mesmo tempo. Portanto, se você planeja viajar nos próximos meses, vale a pena aproveitar essas oportunidades.

No entanto, fique atento ao período de validade das milhas. Estamos vivendo um momento de muita incerteza. Em alguns programas a validade dos pontos de bônus é de apenas 12 meses. Assim, nas atuais circunstâncias, você pode não conseguir usar este benefício antes do vencimento.

Pontos prestes a vencer

O segundo cenário para a transferência dos pontos é quando seus pontos estão prestes a vencer. Já sabemos que nas companhias aéreas e nos cartões de crédito o prazo médio de validade dos pontos é de 24 meses. Portanto temos que usar esse prazo a nosso favor. Caso você ainda não tenha definido um fim para a utilização dos seus pontos, aguarde até o ultimo momento para a transferência. Dessa forma você aproveita os 2 anos disponibilizados pelo cartão, e mais 02 anos disponibilizados pela companhia aérea. Mas tome cuidado para não deixá-los expirar novamente!

Passo a passo para transferir pontos do cartão de crédito 

Agora que você já tem um objetivo, escolha um programa, saiba quando transferir pontos de cartão de crédito. Portanto, o que vamos ensinar aqui são os conhecimentos básicos exigidos pela maioria das empresas.

Primeiro, você deve verificar o saldo de seus pontos. Essas informações geralmente estão disponíveis em sua plataforma de fatura ou plano de adesão. Em seguida, verifique se você tem o valor mínimo necessário para a transferência. Agora você já pode começar.

Algumas plataformas, como Livelo (Banco do Brasil e Bradesco) e Esfera (Santander), fazem isso por meio de compras online. Você seleciona o programa e os pontos para transferência. Entretanto, em outros bancos, é necessário ligar para a central de atendimento e solicitar o repasse.

Contudo, se você quiser aproveitar nossa dica de promoção de transferência, o mecanismo será diferente. Na maioria dos casos, basta se inscrever na campanha antes de prosseguir.

De um modo geral, a transferência de pontos de cartão de crédito é uma operação bem simples. Porém, antes de realizar esta operação, fique atento as dicas e informações que destacamos no artigo. Enfim, temos certeza que você aproveitará da melhor forma esse benefício. 

Você sabe como obter isenção da anuidade do seu cartão? Clique aqui que te ensinamos! 

Como fazer empréstimo com seu cartão de crédito? Confira aqui! 

 

Leia também