Como vender milhas? Aprenda passo a passo

Publicidade

Na vida de muitos brasileiros, acumular pontos e participar de programas de fidelidade se tornou comum. Porém, com a ampliação desse campo, o resgate de passagens não é mais a única opção para usufruir desses benefícios. Nos últimos anos, surgiram mercados para esses produtos e hoje, entre outras coisas, é possível vender milhas.

Publicidade

Claro que, quando falamos em venda de milhas, muitos problemas podem surgir, desde a legalidade dessas operações até o processo de trazer esse tipo de receita para o mercado. Portanto, se você quer ganhar dinheiro com seus pontos, mas não sabe como chegar ao lugar certo, neste artigo, ensinaremos passo a passo as vendas, vantagens e muito mais.

Publicidade

Vender milhas é legal? 

A venda de milhas ainda é um assunto muito controverso. No entanto, o principal motivo de tanta polêmica é a falta de compreensão do processo e de alguns de nossos direitos como consumidores. Então, antes de tudo, vender milhas é legal! O artigo 5º, parágrafo 2º, da Constituição Federal defende a prática de comercialização desse produto.

Publicidade

Da mesma forma, a Lei de Defesa do Consumidor adverte que as cláusulas injustas que obrigam o usuário a abrir mão de seus direitos originais devem ser removidas. Em outras palavras, as regras do programa de fidelidade proíbem vendas com pena de milhas perdidas, pois isso viola nossos direitos como consumidores e, portanto, é considerado impróprio. 

Embora ainda não exista uma lei específica sobre a venda de milhas, podemos ter certeza da legalidade desse processo. Estamos protegidos pela Lei de Defesa do Consumidor e pela Constituição Federal, que são as leis básicas e supremas de nosso país.

Qual o processo para vender milhas? 

Agora, você sabe que vender milhas não é ilegal, você deve estar ansioso para lucrar com os pontos da sua conta do programa de associação, certo? Vender milhas é muito simples, basicamente são duas pessoas, uma delas tem interesse em vender e a outra tem interesse em comprar.

Porém, na realidade, quem pretende comprar pontos quer comprar um bilhete por um preço inferior ao da companhia aérea. Em outras palavras, quando falamos em vender milhas, queremos dizer que usaremos esse direito para resgatar passagens aéreas para que outros ganhem dinheiro. 

Atualmente, existem duas formas de comercializar esses benefícios: venda direta e venda indireta.

Venda direta

Na venda direta você é responsável por todo o processo. Isto é, encontrar um comprador, negociar o valor das milhas e emitir a passagem. Geralmente, quem opta por essa forma de comercialização está interessado em ter um lucro maior, pois, fez tudo sozinho e por isso não precisa dividir o ganho com ninguém. A desvantagem é que você terá que resolver os possíveis problemas que possam surgir durante e após a negociação. 

Publicidade

Venda indireta

Para quem não quer se preocupar em encontrar compradores ou se preocupar se eles receberão o valor total e não quer resolver nenhum problema, você pode vender milhas indiretamente. Nesse caso, você pode optar por deixar a empresa assumir todo o processo ou apenas mediar.

Se você gosta de praticidade, o site que compra milhas é a melhor escolha. Assim, você negociará diretamente com a empresa a venda sem se preocupar com quais pontos serão utilizados no futuro. Para isso, é necessário se cadastrar na plataforma selecionada e solicitar um orçamento.

Depois de saber o valor da milhagem do dia, você deve informar quanto deseja vender. Durante este processo, uma senha deve ser fornecida e registrada no programa de adesão para que a empresa possa emitir bilhetes com pontos vendidos.

Além do site de compra, existem algumas plataformas que podem realizar intermediários entre compras e vendas. Nesse caso, você deseja cotar a quantidade e o preço que deseja vender. Portanto, se alguém aceitar sua sugestão, a transação estará concluída e a empresa poderá usar as milhas para emitir os bilhetes.

Publicidade

Em outras palavras, no processo de intermediação, os dados da conta do programa de fidelidade da empresa também devem ser fornecidos. No que se refere ao pagamento, em ambos os casos, a transação é a plataforma responsável, e o prazo pode ser de até 33 dias para o depósito em conta bancária. 

Quais as vantagens de vender milhas? 

Os programas de fidelidade têm trabalhado muito para melhorar a experiência do cliente. Esta é uma prova da parceria com empresas de diversos setores, incluindo turismo, consumo e varejo. Então, se essas plataformas oferecem recursos tão excelentes, por que vender milhas?

Grana extra

Pode ser que você não tenha nenhuma viagem planejada ou precisa de dinheiro para pagar uma despesa urgente. Nesse caso, a venda das milhas pode ser uma boa saída.

Recuperar gastos em passagens aéreas

As empresas associadas aos programas de fidelidade dos quais participamos podem não fornecer necessariamente as passagens aéreas mais baratas. Nessas situações, você acabará perdendo a oportunidade de usar a milhagem acumulada. Portanto, para evitar o vencimento da passagem e pagar pela passagem, o ponto de venda pode ser uma boa escolha.

Publicidade

Cuidados que você deve ter na hora de vender milhas?

Sempre que a operação envolver dinheiro e quilometragem, nosso cuidado deve ser redobrado. Portanto, ao vender pontos em uma plataforma online, você deve conhecer algumas técnicas para garantir transações seguras.

Leia avaliações sobre a empresa

Se você está acostumado a comprar produtos pela Internet, pode estudar a opinião de outros usuários antes de comprar produtos ou serviços de uma nova empresa. Essa prática se tornou comum e pode evitar que você caia nas armadilhas da Internet. Portanto, antes de vender milhas, verifique a reputação da empresa e seus comentários sobre ela.

Colete o máximo de informações possíveis  

Empresas confiáveis ​​devem divulgar algumas informações a seus clientes. Portanto, antes de finalizar a transação, confirme se a plataforma possui CNPJ, endereço fixo e telefone. Esses são os dados básicos que as organizações sérias devem ter. Se esses elementos não estiverem disponíveis, tome cuidado.

Tire todas as suas dúvidas 

Embora o processo de vendas da maioria das empresas seja basicamente o mesmo, alguns detalhes podem ser alterados, portanto, entender esse processo é muito importante para evitar transtornos futuros. Portanto, antes de prosseguir, leia todas as informações fornecidas pela plataforma e entre em contato com a equipe de atendimento via chat ou e-mail, se necessário.

Considere mais de uma empresa

É muito importante verificar as opções antes de vender milhas. Desta forma, você pode garantir que pesquisou todas as opções disponíveis no mercado e selecionou a empresa que oferece a maior segurança, além de poder contar com a ajuda de profissionais quando surgirem problemas durante as negociações.

Troque a senha após a venda

Embora todas as pesquisas tenham sido realizadas para selecionar a empresa mais segura para vender milhas, não podemos esquecer que esta operação será feita em ambiente virtual. Embora essas plataformas possam garantir nossa segurança, ainda estamos sujeitos a hackers. Portanto, é recomendável alterar a senha da conta no plano de adesão após a venda.

Existe um momento certo para vender milhas? 

O que queremos dizer é que toda transação envolvendo milhagem deve ser uma oportunidade, não uma necessidade. Desta forma, esta venda não é diferente. Portanto, este é o melhor momento para você lucrar com essas operações.

Sem planos para viajar

As viagens aéreas já não são a única forma de ganhar pontos. Felizmente, até mesmo uma xícara de café pode ganhar milhas hoje. No entanto, nem sempre é possível usá-los com a frequência desejada. Nesse caso, vendê-los pode ser uma boa maneira de obter uma renda extra. 

Milhas prestes a expirar

Se odiamos uma coisa, é que a milhagem em sua conta do programa de associação expirou. Fazer isso é como ver todo o trabalho duro e dinheiro que investimos para ganhar esses benefícios ser desperdiçado. Portanto, se você deseja ganhar pontos, a melhor forma é vendê-los. O site de compras aceita milhagem por até 60 dias. 

Falta de pontos para resgatar uma passagem

Nem sempre acumulamos pontos na taxa que queremos, certo? No entanto, isso não significa que tudo está perdido e você não pode usar esses benefícios. Para quem não tem milhas suficientes para resgatar passagens, vendê-las pode ser a saída. Assim, você pode viajar sem ter que colocar as mãos no bolso. 

Aprenda a acumular mais milhas e aproveitar da melhor forma seu plano!

Leia também