Comprar ou alugar um imóvel? O que vale mais a pena?

Publicidade

Comprar ou alugar um imóvel? Neste artigo, te mostraremos as vantagens de cada um. Aproveite para observar as alternativas, e então definir a melhor opção para você.

Publicidade

No momento de decidir onde morar sempre surge a dúvida: é melhor comprar ou alugar um imóvel? Será que compensa guardar o dinheiro por mais tempo, e comprar no futuro?

Publicidade

Decisões como essas possuem certo peso nas nossas vidas. Afinal de contas, se você tomar a decisão errada, terá perdido uma quantidade considerável de dinheiro. O que representa também muito esforço em vão.

Publicidade

Portanto, se você se encontra na dúvida sobre o que fazer, o post abaixo te ajudará a entender melhor quando cada opção é a melhor, e te dará dicas sobre o que considerar no momento de se decidir.

Então, leia atentamente, e confira tudo o que preparamos para você!

Quais são as vantagens de alugar um imóvel?

Além da menor burocracia no processo de aluguel, essa opção também te oferece mais liberdade caso queira se mudar. Assim, se você alugar uma casa ou um apartamento, mas não se familiarizar com o bairro, por exemplo, é bem mais fácil procurar outro lugar para morar.

Além disso, o valor do aluguel, muitas vezes, é inferior ao valor que você pagaria nas parcelas do financiamento. Desse modo, com a diferença, você pode fazer aplicações e investir.

E as desvantagens?

Podemos apontar que a desvantagem principal de alugar um imóvel é que, todo mês, o dinheiro que você pagará de aluguel, será gasto com algo que não é seu. E, consequentemente, não te dá retorno algum.

Além disso, não compensa fazer algumas reformas que desejar, já que você estaria gastando com um imóvel que não é seu.

Logo, também terá que lidar com as instabilidades, como reajustes no valor do aluguel, e ter que deixar o local caso o proprietário peça que você se retire a qualquer momento.

Publicidade

O aluguel é mesmo uma boa ideia?

Quando falamos em alugar um imóvel, muitas pessoas logo pensam que alugar é sinônimo de jogar dinheiro no lixo. Mas não é bem assim! Somente em algumas situações, acaba sendo muito mais eficiente e vantajoso você optar pela compra.

Algumas situações nas quais é melhor optar pelo aluguel:

  • Supondo que você não tenha uma quantia de dinheiro suficiente para comprar ou dar entrada em um imóvel, mas esteja em uma situação de mudança temporária para alguma cidade ou bairro;
  • Imagine que você tenha planos no curto prazo que podem gerar imprevistos e você precisa ter uma reserva;
  • Ou então tenha planos de se mudar, no futuro, para outra cidade, estado ou país.

Enfim, todas essas situações são exemplos de quando é melhor optar por alugar um imóvel ao invés de comprar.

Portanto, nesses casos, alugar um imóvel é uma boa opção. Contudo, para saber se é a melhor alternativa para você, é necessário avaliar a sua situação atual, seus planos para o futuro e o dinheiro que você tem disponível atualmente.

Vantagens de comprar um imóvel

Comprar um imóvel também tem as suas vantagens. Se você optar por comprar um imóvel, você terá mais liberdade no sentido de fazer as reformas que desejar, e organizar tudo do jeito que você gosta.

Outro ponto positivo é que a propriedade é sua, e qualquer valorização que ela sofrer ao longo dos anos, irá te beneficiar.

Portanto, ter um imóvel que é seu gera muito mais estabilidade na vida como um todo. A única questão que nos leva a pensar na compra é o fato de que investimento para comprar um imóvel é muito superior ao de alugar, mesmo que você opte por financiar.

Publicidade

O que avaliar antes de comprar um imóvel?

A escolha entre comprar ou alugar um imóvel vai depender, exclusivamente, do seu momento e do dinheiro que tem disponível.

Ambas as escolhas possuem suas vantagens e desvantagens como vimos acima. Por isso, cabe a você analisar a sua vida atualmente, quanto de dinheiro tem disponível, se é suficiente para fazer um investimento inicial para comprar.

Ou se é melhor guardar o que tem, e esperar render um pouco mais. Você também deve analisar a situação econômica do seu país.

Principalmente a variação dos preços de imóveis e os juros. Se os valores estiverem muito acima do normal, pode ser melhor esperar um pouco para realizar a compra. Pois, assim, você evita perder dinheiro.

Independente da sua escolha, tenha em mente que o planejamento é essencial para qualquer um dos casos. Não existe certo ou errado, tudo dependerá da sua situação, e daquilo que você consegue bancar, sem se enrolar em dívidas.

Para finalizar, utilize o cálculo da taxa de retorno para te ajudar a decidir. Basta você dividir o valor do aluguel, pelo preço de venda do imóvel.

Publicidade

Depois, multiplique o resultado por 100. Vejamos um exemplo: se o aluguel custa R$3.000 e o preço de venda é R$500.000, o resultado será 3.000/500.000 x 100 = 0.6%.

Isso quer dizer que a taxa de retorno é de 0,6%, ou seja, se você aplicar os 500.000 reais em qualquer investimento que tenha uma rentabilidade acima de 0,6% por mês, ele renderá juros suficientes para pagar o aluguel.

E você poderá ainda investir o que sobrou. Em situações como essa, vale a pena você alugar!

O que considerar então? Se o valor da taxa de retorno foi maior que o rendimento dos investimentos, vale a pena comprar! Por outro lado, se for menor, você pode continuar no aluguel, e investir o dinheiro para comprar algo no futuro.

 

Leia também