Conta corrente ou poupança: entenda a diferença entre elas

Publicidade

Você abriu uma conta em um banco, mas não sabe identificar se é uma conta corrente, ou uma conta poupança? Essa questão é muito comum, e nós estamos aqui para te ajudar a responder isso!

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Apesar das contas correntes e poupança se parecerem muito, principalmente dentro do app do banco, existem alguns pontos de diferenças bem importantes entre as duas. Por isso, é essencial que você conheça bem as características de cada uma delas.

Publicidade

Para te ajudar a identificar se a sua conta é corrente ou poupança, e para te esclarecer quais são as principais diferenças entre os dois tipos, preparamos esse texto com as características mais marcantes de cada conta, e como fazer para identificá-las de acordo com cada banco

Publicidade

Confira em detalhes abaixo!

Como funcionam as contas correntes?

Bom! Para identificar se a sua conta é corrente ou poupança, é essencial conhecer as principais características de cada uma, e como elas funcionam.

As contas correntes são as mais comuns dos bancos, geralmente criadas para a realização de transações de dinheiro e transações comerciais que fazemos no dia a dia, como pagamentos em caixas de supermercado e transferências de dinheiro.

Portanto, esse formato de conta permite que os clientes realizem os mais diversos tipos de movimentações, como pagamentos, saques e depósitos.

Esse tipo de conta pode variar de banco para banco, sendo que alguns oferecem opções de contas corrente gratuitas, outros cobram taxas de manutenção, oferecem condições especiais e permitem a criação de contas conjuntas.

É possível consultar o valor que está na conta corrente através do app do banco ou pelo Internet Banking.

Nas contas correntes gratuitas, que todo banco é obrigado a oferecer ao menos uma opção, o cliente tem disponível: 

  • Um cartão de débito;
  • 2 extratos bancários gratuitos por mês;
  • A possibilidade de realizar até 4 saques gratuitos no mês;
  • 10 folhas de cheque a cada mês;
  • E 2 transferências gratuitas para o mesmo banco por mês.

O que é a conta poupança e como ela funciona?

Do outro lado, temos a conta poupança que, muitas vezes, é chamada de caderneta de poupança. Esse tipo de conta funciona de forma muito similar a um investimento.

A princípio, a modalidade tinha a finalidade de ajudar os clientes a guardarem o seu dinheiro, e deixá-lo rendendo durante o tempo que ficarem alocados na conta. Dessa forma, ela funciona como um meio de manter reservas.

Em alguns bancos, a conta poupança oferecida aos clientes também permite a realização de movimentações do dinheiro guardado. Mas algumas instituições financeiras costumam limitar isso.

No entanto, diferente da conta corrente, as opções de conta poupança visam para ajudar os clientes a guardar dinheiro e fazê-lo render. Enquanto que a conta corrente é uma conta de depósito destinada para transações.

Publicidade

Quem regula o rendimento da poupança é o próprio Banco Central, e a abertura de uma conta poupança é gratuita.

Então, quais são as diferenças entre uma conta corrente e uma poupança?

A partir do que mencionamos brevemente acima, já é possível identificar que as finalidades de cada uma das contas são bem diferentes uma da outra.

Basicamente, a principal diferença que podemos verificar entre uma conta poupança e uma corrente é a finalidade: a conta poupança é uma conta para investimento, enquanto que a conta corrente é uma conta de depósito.

Dessa forma, as contas correntes são ideais para a realização de transações de dinheiro no dia a dia, como o pagamento de contas, recebimento de dinheiro, transferências e etc.

O dinheiro na conta corrente não costuma render – salvo em algumas contas digitais. Por outro lado, a poupança é uma conta para a alocação de recursos que você deseja guardar, e que rende juros mensais.

Hoje, é possível encontrar opções de contas poupança que permitem movimentações, bem similar às contas correntes. De qualquer forma, movimentando-a ou não, ao final do mês, o banco irá depositar os juros do seu dinheiro na conta.

Publicidade

E as contas integradas?

Além da conta corrente e da conta poupança, existem as contas no formato integrado, que são as mais comuns nos bancos hoje em dia. 

Nessas contas, o cliente tem acesso, de forma automática, a uma caderneta de poupança, que se pode usar para transferir o dinheiro que o cliente deseja guardar no mês.

Nesse caso, tanto a agência como a conta são as mesmas, mudando apenas alguns números no final da conta, que ajuda a diferenciar uma da outra (para o caso de realização de transferências).

Veja abaixo como diferenciar uma da outra nos principais bancos no Brasil:

  • Banco Itaú

No Itaú, a conta poupança recebe o mesmo número da conta corrente, mas leva o complemente “/500” no final.

  • Banco do Brasil

No caso do Banco do Brasil, ambas as contas são conjuntas (ou integradas). Ou seja, uma mesma conta já é corrente e poupança, com o mesmo número de agência e de conta. A única coisa que muda nas duas contas é a variação.

Para transferências para a conta corrente, não é necessário adicionar a variação. Mas, para a conta poupança, se torna essencial preencher a variação com o número 51.

Publicidade
  • Banco Santander

O Santander indica se a conta é corrente ou poupança no próprio número do cartão. Se os números centrais do cartão forem “060”, então, a sua conta é poupança. Se forem “010”, a conta é corrente.

  • Bradesco

Nas contas do Bradesco, o número de operação é o responsável por informar o seu tipo de conta.

Dessa forma, se o número de operação da sua conta for 001 (também podendo aparecer como 00), a sua conta é corrente. Se o número da operação for 013, então, é uma conta poupança.

Conclusão

Como foi possível notar, as contas correntes e poupança possuem funções diferentes. Enquanto uma é mais voltada para a movimentação de dinheiro no dia a dia, o foco da outra é oferecer um espaço para guardar dinheiro e ter rendimentos.

Apesar de serem diferentes, a maioria dos bancos oferece opções de contas integradas, em que você pode manter as duas contas ativas de forma simultânea. Além disso, várias contas poupança permitem realizar movimentações financeiras também.

Gostou do texto? Aqui no blog da Genyotech, você encontra outros textos relacionados a Investimentos, Educação Financeira, Financiamentos e Cartão de Crédito. Confira!

Leia também