Conta salário – o que é e como funciona? Confira aqui!

Publicidade

Conta salário, entenda  agora as principais diferenças existentes entre esse tipo de conta e a conta corrente.

Publicidade

Quando você consegue um emprego, uma das primeiras coisas que o RH da empresa solicita, é que você abra uma conta salário. Na maioria das vezes, em um banco específico e que possui contrato com a empresa.

Publicidade

Mas, se é a primeira vez que você terá uma, deve estar se perguntando: mas o que é uma conta salário? Saiba que essa dúvida é muito mais comum do que você pode estar pensando!

Por isso, elaboramos esse artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é uma conta salário, como ela funciona, quem pode abrir, quais as vantagens e como você pode fazer uma portabilidade de salário. Então, confira tudo abaixo!

Publicidade

O que é uma conta salário?

Trata-se de um tipo de conta que os bancos oferecem, exclusivamente, para que os funcionários das empresas recebam a sua remuneração.

Além disso, esse tipo de conta, muitas vezes, também serve para receber outros tipos de benefícios e vencimentos, como aposentadorias e pensões.

No entanto, você não precisa, necessariamente, receber o seu pagamento em uma conta salário. Pois também é possível receber através de uma conta corrente comum, uma conta digital ou, até mesmo, em uma conta poupança.

Mas tudo depende das exigências da empresa na qual você trabalha ou irá trabalhar.

Contudo, um dos seus principais diferenciais é que, ao contrário das outras modalidades de conta, as quais geralmente possuem taxas, a conta salário, na maioria dos casos, isenta o correntista devido ao acordo que possui com a empresa.

Como funciona?

Basicamente, as contas salário não permitem outro tipo de depósito, que não seja o pagamento da empresa. E, além disso, o depósito do salário só pode ser feito pelo empregador que possui convênio com o banco.

Dessa forma, se, por acaso, você tiver outro emprego, ou realizar trabalhos como freelancer para outras pessoas ou empresas, você não poderá receber os valores desses trabalhos através dessa conta.

Afinal de contas, as transações, como transferências e pagamentos, só podem ser feitos pela empresa para a qual você trabalha, que solicitou a abertura da conta, e que possui o acordo com o banco.

Publicidade

Na maioria dos casos, os correntistas que possuem conta salário não conseguem realizar transações de depósito de dinheiro, movimentação através de cheques, pagamentos e nem empréstimos bancários.

A ideia central é realmente ser uma opção bem mais simples do que a conta corrente comum, que servirá apenas para você ter acesso ao seu pagamento. Mas ela permite realizar pagamentos.

Qualquer um pode abrir uma conta salário?

Somente o empregador consegue abrir uma conta salário em nome do funcionário. Sendo que, para abri-la, é necessário a solicitação do empregador, mesmo que a conta seja do funcionário.

Para isso, a empresa onde você irá trabalhar, enviará uma carta de recomendação, a qual o funcionário deverá apresentar no momento de abertura da conta. Junto a carta, será necessário levar documentos pessoais e um comprovante de residência.

Publicidade

Depois, o banco procederá com a abertura da conta em seu nome. Mas a empresa não tem controle sobre ela e nem acesso. Portanto, você não precisa se preocupar!

Vantagens

Com certeza, a maior vantagem é a isenção das taxas, sendo que você não precisa pagar a anuidade mensalmente.

Mas, fora isso, esse tipo de conta não pode ser alvo de penhora. Além disso, o banco também não pode realizar o seu bloqueio em casos de processos judiciais, por exemplo. Afinal de contas, a portadora da conta só pode receber o pagamento através dela.

Outra vantagem é que, para abrir a conta salário, não é feita a análise de perfil de crédito, já que ela é aberta por requerimento da empresa. Portanto, é uma boa saída para quem não pode abrir conta em banco por conta de alguma pendência financeira ou dívida.

Isso quer dizer que, mesmo pessoas que possuem o nome sujo, ou um score baixo, conseguem abrir uma conta salário, desde que a empresa solicite. Portanto, se esse é o seu caso, não se preocupe! Pois o banco não pode se negar a abrir a sua conta!

Publicidade

Como funciona a portabilidade da conta salário?

A portabilidade permite a transferência, de forma automática, do pagamento que cair na sua conta, para outra conta que você escolher.

Devido às limitações já citadas, muitos funcionários optam por fazer portabilidade para uma conta comum no banco de sua preferência (que pode ser, inclusive, o próprio banco da conta salário).

Essa portabilidade é gratuita, e qualquer pessoa pode fazer, sem ser possível que o banco negue. Além disso, também pode ser feita para qualquer banco.

Para pedir a portabilidade, você terá que solicitar ao banco da conta salário que foi aberta. No processo, você só terá que informar os dados da conta de destino, para a qual receberá o dinheiro.

Outro ponto importante, é que a transferência deve ser feita no mesmo dia do seu pagamento.

Ou seja, você continuará recebendo o salário no mesmo dia que todos os demais funcionários da empresa. Isso é possível pois, assim que o seu pagamento cai na conta, ele, automaticamente, já vai para a outra conta.

Portanto, a portabilidade é uma ótima opção para quem deseja receber o pagamento em uma conta mais completa, com possibilidade de transferência e de realizar as demais operações livremente.

A conta salário é ótima para quem está começando agora, ou para pessoas que possuem problemas na justiça.

Mas, para quem deseja realizar transações e receber dinheiro de outras fontes, a melhor opção é pedir a portabilidade ou verificar, com a empresa, se existe a possibilidade de receber o pagamento em uma conta corrente comum.

 QUERO ABRIR UMA CONTA DIGITAL

 

Leia também