Crédito consignado: vale a pena solicitar?

O crédito consignado está fazendo cada vez mais sucesso, e se tornando uma escolha popular para quem precisa de um "empurrãozinho" financeiro.

Publicidade

Essa é uma opção de crédito que tem conquistado a confiança de muitos brasileiros, pois consegue oferecer condições incríveis para quem busca recursos de forma rápida, segura, sem muita burocracia e quer fugir de taxas de juros abusivas.

Publicidade

Diferente de outros tipos de empréstimo, o consignado tem um jeitinho especial, que o torna uma alternativa interessante para muitas pessoas.

Publicidade

Nele, o desconto das parcelas do empréstimo ocorre diretamente na folha de pagamento ou do benefício da previdência do contratante.

Isso diminui o risco de inadimplência para as instituições financeiras, e resulta em taxas de juros mais baixas. Incrível, não é mesmo?

Agora, o governo lançou uma uma medida que vai permitir que os aposentados e pensionistas do INSS, possam consultar os juros do crédito consignado diretamente através do app do Meu INSS.

Ficou interessado em entender mais sobre essa modalidade de crédito e sobre a nova medida? Então, continue acompanhando a leitura com a gente, para conhecer todos os detalhes.

Publicidade

O que é e como funciona o crédito consignado?

Trata-se de uma modalidade de empréstimo, na qual o desconto das parcelas acontece diretamente da folha de pagamentos, ou do benefício previdenciário do solicitante.

Ele funciona de uma forma bastante prática e conveniente, oferecendo vantagens tanto para quem empresta o dinheiro, quanto para quem toma o empréstimo.

Afinal, os riscos de inadimplência caem muito, e as taxas de juros são as mais atrativas do mercado de crédito.

Dessa forma, ao solicitar esse tipo de crédito, o interessado precisa fornecer os documentos necessários e comprovar sua capacidade de pagamento.

Após a aprovação, o valor é liberado e as parcelas começam a ser descontadas, automaticamente, da folha de pagamento ou no benefício.

Essa é a principal característica e diferencial do crédito consignado frente às demais modalidades do mercado.

Além de evitar o esquecimento do pagamento das parcelas, que acarreta em ainda mais juros, o crédito consignado dá uma garantia a mais de pagamento das parcelas para a instituição financeira.

Em contrapartida, as instituições conseguem oferecer melhores prazos de pagamentos e taxas para os clientes.

Benefícios do crédito consignado

Esse crédito oferece uma série de benefícios. Por isso, é uma opção muito mais atrativa para muitas pessoas. Algumas das vantagens mais importantes dessa modalidade de empréstimo são:

Taxas de juros mais baixas

A principal vantagem dessa modalidade, sem sombra de dúvida, são as taxas de juros mais baixas em comparação a outras modalidades de empréstimo do mercado.

Afinal, o desconto das parcelas é feito diretamente do salário ou benefício, o que reduz o risco para as instituições financeiras. Com taxas mais baixas, é possível economizar muito ao longo do pagamento do empréstimo.

Acesso facilitado ao crédito

Essa também é uma modalidade conhecida por ter critérios de aprovação mais flexíveis do que outras formas de empréstimo.

Isso significa que, mesmo pessoas com histórico de crédito desfavorável ou que possuem score baixo, conseguem ter acesso à essa modalidade. Além disso, a documentação exigida costuma ser mais simples, o que agiliza o processo de obtenção do crédito.

Prazos de pagamento estendidos

Além das menores taxas de juros, o crédito consignado oferece prazos de pagamento mais longos em comparação com outros tipos de empréstimo.

Com isso, o contratante do crédito consegue distribuir o valor em parcelas menores ao longo do tempo, tornando as prestações mais acessíveis e encaixadas no orçamento mensal.

Não requer garantias adicionais

Ao contrário de alguns empréstimos tradicionais, como os empréstimos com garantia de imóvel, o consignado não exige garantias adicionais.

A própria margem consignável, ou seja, a parcela do salário ou benefício que pode ser comprometida, serve como garantia para a instituição financeira. Isso torna o processo mais simples e menos burocrático.

Rapidez na liberação dos recursos

Se o crédito consignado for aprovado, o processo de liberação dos recursos é muito mais rápido.

As instituições financeiras estão acostumadas a lidar com essa modalidade, e têm sistemas eficientes para agilizar a liberação do dinheiro, permitindo que o contratante tenha acesso aos recursos em um curto período de tempo.

O que diz a nova medida do CNPS?

O Conselho Nacional de Previdência Social, lançou uma nova medida sobre os créditos consignados que pode ser muito útil e interessante para os aposentados e pensionistas.

Segundo a medida, a partir de julho de 2023, as instituições financeiras que oferecem o consignado, possuem até 90 dias para passarem todas as informações sobre os juros das operações de crédito para os servidores do INSS, seguindo as novas regras de empréstimo consignado.

Além das taxas de juros, as instituições também deverão encaminhar informações sobre o Custo Efetivo Total, IOF, números do SAC, saldo devedor original nos casos de refinanciamento, data do primeiro desconto, taxas anuais e mensais do crédito.

Com tudo isso, os servidores do INSS poderão consultar, através do próprio app do Meu INSS, todas as informações sobre os juros do empréstimo.

Após os 90 dias de prazo, o esperado é que os contratantes consigam visualizar essas informações no seu extrato do INSS.

Quem pode contratar crédito consignado?

O crédito consignado está disponível para diferentes perfis de pessoas. Mas os requisitos podem variar de acordo com a instituição financeira e a modalidade de consignado.

De modo geral, essa é uma modalidade de empréstimo disponível para servidores públicos no geral, aposentados e pensionistas do INSS, e militares das forças armadas (incluindo exército, aeronáutica e marinha do Brasil).

Além disso, alguns trabalhadores com carteira assinada também podem ter acesso ao crédito consignado.

Mas isso vale desde que tenham uma margem consignável disponível para comprometer com o empréstimo, e caso o convênio da empresa com o banco ofereça essa modalidade.

Vale a pena contratar crédito consignado?

Afinal, realmente vale mais a pena contratar o crédito consignado? Sem dúvida, contratar um crédito consignado pode ser uma opção vantajosa, principalmente quando comparamos a outros tipos de empréstimo.

Uma das principais vantagens do crédito consignado são as taxas de juros mais baixas, devido ao fato de as parcelas serem descontadas diretamente do salário ou do benefício.

Além disso, o crédito consignado, geralmente, oferece prazos de pagamento estendidos, permitindo que as parcelas sejam distribuídas ao longo de um período mais longo.

Então, se você precisa contratar um empréstimo e está apto a solicitar um crédito consignado, não há dúvidas de que ele vale a pena, e é a melhor opção frente às demais modalidades do mercado.

Contudo, não se esqueça de analisar cuidadosamente a sua situação financeira atual, e garantir que as parcelas realmente cabem no seu orçamento, evitando que você acabe se endividando ainda mais. Afinal, qualquer tipo de empréstimo requer planejamento.

Gostou de conhecer mais sobre o crédito consignado e a nova medida que visa beneficiar os contratantes? Compartilhe o conteúdo com quem também pode se interessar pelo assunto, e não deixe de acompanhar as novas publicações no nosso blog!

Leia também