Cursos gratuitos sobre investimentos e finanças pessoais

Já pensou que existem muitos bons cursos gratuitos sobre investimentos e finanças pessoais para você aprimorar seus conhecimentos sem sequer ter que sair de casa? 

Publicidade
Mulher sorrindo no computador

Felizmente, existem diversas instituições que incluem desde órgãos governamentais até universidades e entidades financeiras, que oferecem uma ampla gama de cursos online gratuitos.

Publicidade

Eles abrangem desde os conceitos básicos até temas super avançados e complexos.

Neste guia, vamos destacar 21 cursos que representam verdadeiras oportunidades de aprendizado para todos os interessados em dominar assuntos sobre finanças pessoais e explorar o mundo dos investimentos.

Publicidade

Independente se você é um iniciante curioso ou se já é um investidor experiente em busca de novos insights, sem dúvida, existe algo para todos os perfis dentro dessa seleção completa de cursos gratuitos.

Então, continue acompanhando com a gente para conhecer um pouco mais sobre cada um deles e selecionar aqueles que mais combinam com o seu perfil e com os seus interesses!

Publicidade

Cursos gratuitos sobre investimentos e finanças pessoais

Abaixo separamos as opções de cursos gratuitos sobre investimentos e finanças pessoais por instituição. Confira!

Anbima

A Anbima é uma referência no mundo financeiro no Brasil.

Afinal, seus cursos oferecem uma excelente oportunidade para quem deseja entender melhor sobre os fundamentos do mercado financeiro brasileiro.

Com uma variedade de opções, desde cursos pontuais até trilhas de aprendizado super completas, alguns dos cursos que mais valem a pena são:

  1. Dindim por Dindim: se você busca um conhecimento rápido e direto sobre os termos e conceitos mais importantes do mercado financeiro, então, “O Dindim por Dindim” é o curso para você!
  2. Mercado Financeiro de A a Z: nesse curso, você pode entender melhor sobre a estrutura do sistema financeiro nacional, as principais políticas econômicas, os diversos mercados financeiros, bem como os principais riscos associados a eles.
  3. Fundamentos de Economia e Finanças: este curso abrange desde cálculos financeiros, até interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira. 

Por isso, é ideal para quem deseja dominar os conceitos fundamentais de economia e finanças e aplicá-los no dia a dia

B3

A B3, uma das principais instituições financeiras do Brasil, oferece uma ampla gama de cursos especialmente projetados para capacitar os indivíduos a dominar conceitos financeiros fundamentais e iniciarem a sua jornada no mundo dos investimentos.

Confira alguns desses cursos e como eles podem impulsionar a sua educação financeira:

  1. Como Organizar Suas Finanças: um guia completo sobre planejamento financeiro que ensina como planejar os seus gastos, controlar as suas despesas, bem como organizar as suas finanças de forma eficaz.

Você entenderá para onde vai seu dinheiro, como economizar e criar uma reserva de emergência para momentos de instabilidade financeira.

  1. Quero Ser um Jovem Investidor: ministrado por Bia Santos, CEO da Barkus Educacional, esse curso orienta jovens que desejam aprender sobre investimentos e começar a aplicar o seu dinheiro na prática.
  2. Gestão de Finanças Pessoais: desenvolvido em parceria com o Banco Central do Brasil e a Escola de Administração Fazendária (ESAF), esse curso é uma introdução aos conceitos básicos de gestão de finanças pessoais.
  3. Organize Suas Finanças e Comece a Investir: tão importante quanto entender os conceitos de investimento é organizar as suas finanças pessoais. Por isso, neste curso, é possível encontrar dicas práticas que vão te ajudar a criar um planejamento financeiro mais sólido.
  4. Como Economizar para Investir: após aprender a se organizar financeiramente e a investir, é hora de garantir que você tenha recursos disponíveis. Esse curso explora exatamente como pequenas mudanças nos hábitos podem fazer uma grande diferença na sua capacidade de economizar e investir mais.

Escola Virtual do Governo

A Escola Virtual do Governo oferece uma variedade de cursos para capacitar os cidadãos brasileiros em várias áreas, incluindo gestão de finanças pessoais e investimentos.

Alguns cursos interessantes disponíveis incluem:

  1. Gestão de Finanças Pessoais (GFP): desenvolvido em parceria com o Banco Central do Brasil e a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o curso apresenta conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e ensina como utilizar o dinheiro de forma consciente e minimizar os seus gastos.
  2. Tesouro Direto: se destinado a aproximar os cidadãos do investimento no Programa Tesouro Direto, explicando quais são as suas características e vantagens.
  3. Matemática Financeira: para capacitar pessoas para atuarem na avaliação socioeconômica de projetos, esse curso integra o Programa Avaliação Socioeconômica de Projetos (ASP). 

Ele aborda temas essenciais de matemática financeira necessários para realizar a gestão adequada dos investimentos públicos.

Íon Edu (Banco Itaú)

O Íon Edu, uma iniciativa do Banco Itaú, oferece uma série de cursos voltados para o aprimoramento da educação financeira e para o desenvolvimento de habilidades essenciais para lidar com o dinheiro e com os investimentos.

Então, vamos dar uma olhada em alguns desses cursos e como eles podem beneficiar a sua jornada de aprendizado:

  1. 4 Passos para Melhorar Sua Relação com o Dinheiro: neste curso, é feita uma reflexão sobre a sua relação com o dinheiro e como identificar quais comportamentos impactam as suas finanças.
  2. Socorro! Como Começo a Investir?: curso básico e ideal para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos. Assim como para quem deseja aprender a cuidar melhor do próprio dinheiro. Por meio de 5 passos, você aprenderá como iniciar a sua jornada no mercado de investimentos e a tomar decisões financeiras mais inteligentes.
  3. Como Diversificar Investimentos na Prática: a diversificação de carteira é uma estratégia fundamental para o sucesso financeiro. Neste curso, você aprenderá a importância de diversificar os seus investimentos. Além disso, também verá como aplicar isso na sua realidade de investidor por meio de exemplos práticos.

Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco oferece muitas oportunidades de aprimoramento financeiro através dos seus cursos especializados no assunto. Enfim, dentre os principais e mais interessantes, temos:

  1. Educação Financeira: um curso completo que aborda aspectos essenciais da gestão financeira pessoal. Dessa forma, ajuda no desenvolvimento de habilidades fundamentais para administrar as finanças com eficiência.
  2. Matemática Financeira com o Uso da HP 12C: a Matemática Financeira é uma ferramenta necessária para entender e tomar decisões em diversos aspectos da vida financeira.

Desse modo, esse curso prático ensinará os conceitos básicos dessa disciplina por meio do uso da calculadora HP 12C. Você aprenderá desde as operações mais simples, até cálculos mais complexos, com exemplos práticos e exercícios.

Fecap

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é uma instituição de ensino reconhecida pela sua excelência acadêmica na formação de profissionais nas áreas de administração, contabilidade, economia, direito, entre outras. Além disso, ela oferece ótimas opções de cursos gratuitos.

Dentre as opções disponíveis, sem dúvida, um dos mais interessantes para quem deseja melhorar o conhecimento em investimentos e finanças pessoais é:

  1. Introdução ao Mercado de Ações: proporciona uma visão abrangente do mercado financeiro brasileiro. Além disso, destaca a sua evolução e as influências econômicas e sociais, desde fatores como hiperinflação, até crises econômicas.

Ademais, oferece uma introdução ao mercado de ações, abordando conceitos essenciais, como tipos de ações, funcionamento do mercado, análise de risco e retorno, dentre muitos outros aspectos.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma renomada instituição de ensino superior, referência no Brasil e no mundo por sua excelência acadêmica. 

Ela é reconhecida pelos cursos voltados para a área de investimentos, finanças pessoais e planejamento financeiro.

Abaixo, destacamos alguns desses cursos que valem a pena e que estão disponíveis gratuitamente:

  1. Como fazer investimentos 1 e 2: esses dois cursos apresentam e discutem conceitos e métodos essenciais para aplicar dinheiro com inteligência e com uma maior consciência dos riscos. Dessa forma, eles te preparam para tomar decisões mais inteligentes dentro do mercado financeiro.
  2. Como gastar conscientemente: oferece orientação sobre como consumir de forma mais consciente dentro do orçamento estabelecido. Assim, você poderá alcançar os seus objetivos de vida, mas sem comprometer as suas finanças.
  3. Como organizar o orçamento familiar: proporciona o conhecimento necessário para que você possa fazer o planejamento e a organização do orçamento familiar, permitindo uma gestão mais eficiente das finanças domésticas.
  4. Como planejar a aposentadoria: aborda estratégias e práticas para planejar de forma inteligente o período da aposentadoria, mas com ênfase em alcançar objetivos pessoais e familiares nessa fase da vida.

E aí, você já conhecia ou já realizou algum desses cursos? Conhece mais algum que vale a pena adicionarmos a essa lista?

Enfim, deixe as suas recomendações pra gente e compartilhe o conteúdo com quem vai adorar conhecer esses 21 cursos incríveis para investimentos e finanças pessoais!

Leia também