Dicas de Educação Financeira Para Crianças: Como Trabalhar Em Casa?

Você já parou para pensar na importância da educação financeira para as crianças?

Por Camila Gomes, em 08/07/2024

Pode parecer um tema complexo demais para falar com os pequenos. Mas a verdade é que a educação financeira infantil é fundamental para quem deseja preparar os filhos para um futuro mais próspero e consciente.

Portanto, se você deseja começar a ensinar os seus filhos sobre educação financeira, mas não faz ideia por onde começar ou como tornar essa aprendizagem interessante e divertida, você está no lugar certo!

Abaixo, vamos conferir algumas dicas práticas e super envolventes para iniciar essa jornada e te ajudar a preparar os seus pequenos para o futuro. Confira!

Qual é a importância da educação financeira para crianças?

A educação financeira para crianças é um processo que envolve muito mais do que apenas ensinar sobre dinheiro.

Através dela, é possível preparar os nossos filhos para um futuro financeiramente mais estável e responsável.

Isso porque, ensinar as crianças sobre escolhas financeiras desde cedo ajuda no desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão. 

Aprender a diferença entre necessidades e desejos, por exemplo, bem como sobre priorizar gastos, são algumas lições valiosas que se estendem para além das finanças, influenciando as suas decisões em diversas outras áreas da vida.

Além disso, as crianças que crescem entendendo melhor sobre conceitos financeiros básicos, como poupança, orçamento e investimento, estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios financeiros que vão dar as caras na vida adulta.

Além disso, essa preparação precoce pode evitar problemas como endividamento e falta de planejamento financeiro.

Por fim, quando as crianças aprendem sobre o esforço que é necessário para ganhar dinheiro, elas tendem a valorizá-lo muito mais.

Isso é essencial para reduzir comportamentos consumistas e incentivar hábitos de consumo mais conscientes, saudáveis e financeiramente responsáveis.

10 dicas para falar de educação financeira com as crianças

Sabemos que ensinar sobre educação financeira para crianças pode parecer um verdadeiro desafio. Mas ela representa uma das melhores lições que você pode proporcionar aos pequenos.

Por isso, para te ajudar nesse processo, vamos compartilhar 10 dicas super práticas para que você consiga introduzir esses conceitos de uma forma mais eficaz e divertida. Confira!

Comece cedo

A primeira dica e uma das mais importantes é começar a introduzir conceitos financeiros na vida da criança desde cedo.

As crianças podem começar aprendendo sobre o valor do dinheiro e sobre a importância de sempre poupar o que for possível. 

Você pode incentivar esses hábitos e aprendizados com o uso de cofrinhos, por exemplo.

Use exemplos do dia a dia

Aproveite as situações que fazem parte do seu cotidiano para ensinar lições financeiras aos pequenos.

Por exemplo, na hora de fazer compras, explique a diferença entre o que é necessidade e o que é desejo e como fazer escolhas inteligentes e financeiramente importantes.

Dê mesada

O hábito de dar mesada de forma regular para as crianças pode ser uma excelente maneira de ensinar como funciona a responsabilidade financeira na prática.

Para isso, estabeleça um valor fixo que será entregue mensalmente e incentive a criança a poupar parte do dinheiro, bem como usar o seu valor para adquirir os itens e brinquedos que elas gostariam de ter.

Ensine o conceito de poupança

Outro passo muito importante e que pode ser feito durante a infância é mostrar a importância de economizar para o futuro.

Incentive os seus filhos a guardarem uma parte da mesada todos os meses ou do dinheiro que receberem de presente em um cofrinho ou em contas bancárias. 

Além disso, você também pode estipular metas junto com eles para a poupança ou para adquirir um novo item.

Criar metas de economia é uma forma de ensinar educação financeira para crianças

Ajude as crianças a criarem metas de economia que podem incluir, por exemplo, comprar um novo brinquedo, um novo livro, um lanchinho, etc.

Esse processo é muito importante para os pequenos, pois permite que você ensine sobre paciência e a importância do planejamento financeiro para alcançar sonhos.

Explique sobre como ganhar dinheiro

Para que os seus filhos entendam melhor sobre educação financeira, é indispensável que você ensine que o dinheiro é ganho através do trabalho.

Nesse sentido, pode ser interessante dar pequenas tarefas remuneradas em casa, para que a criança entenda a relação entre o esforço que ela fez e a recompensa que conseguiu alcançar.

Discuta sobre doações

Incentive a generosidade desde cedo discutindo sobre a importância de doar para pessoas mais necessitadas e já aproveite para explicar como podemos usar uma parte do nosso dinheiro para ajudar os outros.

Use jogos e recursos interativos sobre educação financeira para crianças

Existem muitos jogos e aplicativos educacionais atualmente voltados para ensinar conceitos financeiros de uma maneira mais leve, divertida e interativa, sendo perfeitos para crianças.

Você pode procurar e utilizar esses recursos no dia a dia para tornar o aprendizado mais interessante e envolvente para os pequenos.

Seja um bom exemplo

As crianças aprendem muito observando os próprios pais. Então, não esqueça que você precisa mostrar boas práticas financeiras como, por exemplo, fazer orçamentos financeiros semanalmente, economizar dinheiro e gastar com sabedoria.

Sempre que for possível, explique as suas decisões financeiras para que elas entendam o processo e o motivo por trás de cada decisão que você tomou, seja um investimento, um gasto fixo ou ainda um gasto para lazer e diversão.

Ensine sobre investimentos

Sabemos que pode parecer muito cedo para isso, mas ensinar sobre investimentos é uma ótima estratégia para mostrar para os seus filhos como esses ativos podem ajudá-los a alcançar os seus objetivos ao longo da vida.

Inclusive, você pode abrir uma conta em um banco digital, por exemplo, e incentivar que eles guardem a sua poupança mensal em um CDB, mostrando todo fim de mês como o dinheiro está crescendo.

O mais importante de tudo é entender que falar sobre educação financeira com as crianças é uma forma extremamente poderosa de prepará-las para ter uma vida financeira mais saudável e responsável.

Seguindo essas dicas, você estará fornecendo as bases necessárias para que elas desenvolvam uma relação positiva com o dinheiro desde cedo. 

Além disso, também estará contribuindo para criar adultos mais maduros e financeiramente estáveis.