Elo publica pesquisa sobre o impacto do coronavírus nas compras com cartão

Na semana passada, as operadoras de cartões Elo divulgaram estudo realizado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo para estudar o impacto do coronavírus nas compras com cartão de crédito e débito. A pesquisa cobre 10 indústrias de consumo de 13 a 25 de março de 2020. Veja o resultado do teste. Débito […]

Por Camila Gomes, em 30/08/2020

Na semana passada, as operadoras de cartões Elo divulgaram estudo realizado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo para estudar o impacto do coronavírus nas compras com cartão de crédito e débito. A pesquisa cobre 10 indústrias de consumo de 13 a 25 de março de 2020. Veja o resultado do teste.

Débito de compra para baixo

Os resultados da pesquisa mostraram que a compra de cartões de débito caiu 45% no período. Os setores mais afetados são bares e restaurantes, turismo, estacionamento e vestuário. A redução dos gastos nesses setores pode estar relacionada ao início do isolamento nesses estados.

Print do estudo Elo das compras no cartão de débito.
RESULTADO DAS COMPRAS COM CARTÃO DE DÉBITO

Além disso, o estudo constatou que, em geral, o Brasil geralmente segue essa tendência de compra. Dentro desta faixa de análise, o setor com a menor queda é o setor de demanda básica. Por exemplo, em comparação com janeiro de 2020 a fevereiro de 2020, as vendas em supermercados representaram -3% das vendas, enquanto as vendas em farmácias representaram -9% .

Compras com cartão de crédito

Da mesma forma, as compras com cartão de crédito também caíram acentuadamente devido ao coronavírus. De acordo com a pesquisa de Elo, as indústrias mais vulneráveis ​​nesse período são roupas, turismo e vagas de estacionamento, respondendo por -86%. Além disso, no comportamento geral do Brasil, as mesmas tendências podem ser observadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Print do estudo Elo das compras com cartões de crédito
COMPRAS COM CARTÕES DE CRÉDITO

E-commerce

A maior surpresa deste estudo são as vendas online, pois as pessoas esperam ficar isoladas da sociedade e o número de compras na Internet (e portanto através de compras com cartão) vai aumentar. No entanto, durante o período de 13 a 25 de março de 2020, o gasto total com comércio eletrônico de todas as indústrias caiu 35%.

Dos dez subsetores analisados ​​na pesquisa, apenas dois tiveram bom desempenho. São bares e restaurantes, cujas vendas online aumentaram 85%, enquanto as vendas pela Internet nos supermercados aumentaram apenas 17%. Vale ressaltar também que essas compras em farmácias caíram 5%.

Precisa de um cartão para essa fase? Clique aqui! E aqui!