Empréstimo para Capital de Giro

Publicidade

Seu negócio está estagnado e você precisa de uma ajudinha para fazer o caixa girar? Então, o empréstimo para capital de giro pode ser a solução ideal para você!

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Essa modalidade de empréstimo veio para ajudar os empreendedores a arcarem com os custos do dia a dia, quando o negócio não está indo tão bem.

Publicidade

Mas é muito importante que você conheça bem a modalidade antes de contratar um empréstimo para capital de giro. Pois, como todo produto financeiro, ele também possui os seus prós e contras.

Para te ajudar a compreender melhor do que se trata, como funciona e as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade de empréstimo, nós preparamos esse guia específico sobre o assunto.

Publicidade

Abaixo, você pode acompanhar todas as informações principais e mais importantes sobre empréstimo para Capital de Giro. Confira!

O que é e como funciona o empréstimo para capital de giro?

A modalidade de empréstimo para capital de giro, tem o objetivo de prover um dinheiro extra para empresário e comerciantes conseguirem manter o fluxo de caixa no verde, em épocas de baixa nas vendas e queda do negócio.

Assim, o foco do dinheiro contratado no empréstimo para capital de giro, deve ser o pagamento de despesas recorrentes e necessárias para manter o negócio funcionando. Por exemplo: contas de água, luz, gás, salários, fornecedores, aluguel e outras.

As características e condições podem variar bastante no mercado. Afinal, essa modalidade de empréstimo é um pouco mais específica do que os empréstimos tradicionais que conhecemos, como o empréstimo pessoal e o crédito consignado.

Por isso, é necessário fazer simulações com o máximo de bancos e instituições financeiras possível.

Além disso, essa modalidade tende a ter taxas de juros um pouco mais altas do que os demais tipos de empréstimos. Assim como pagamento máximo de 12 vezes.

Mas aceita formas de vencimento diferentes, sendo possível acordar em vencimentos mensais, bimestrais ou trimestrais.

Capital de giro: o que é?

Mas, afinal, o que é o capital de giro?

Em um negócio, denomina-se capital de giro, o dinheiro que a empresa possui guardado para lidar com os custos diários e essenciais do negócio, tanto os fixos, como variáveis.

Publicidade

Essa reserva dos negócios deve estar disponível para acessar imediatamente, justamente para que o empreendedor possa pagar as suas contas em dia, e não ficar dependendo do prazo de vencimento de investimentos.

Portanto, podemos considerar como capital de giro, quaisquer valores que estejam alocados no caixa do negócio, nas contas bancárias, em pagamentos a receber e em investimentos líquidos – com liquidez imediata.

Onde conseguir um empréstimo para capital de giro?

Atualmente, apesar de ser uma modalidade de empréstimo diferenciada, muitas empresas oferecem opções de empréstimo para capital de giro.

Inclusive, uma dica é tentar buscar, primeiramente, essa opção de empréstimo com o banco que a empresa está ligada. Pois, geralmente, ele consegue oferecer condições mais favoráveis e ser mais solícito à negociação.

No entanto, sempre indicamos procurar opções em outras instituições e bancos também. Assim, você consegue verificar quem consegue te garantir condições melhores, e economizar o máximo possível com o empréstimo.

Publicidade

Dentre as empresas que oferecem a modalidade de empréstimo para capital de giro ultimamente, podemos destacar: Caixa, Santander, Safra, Itaú, Bradesco e o Banco do Brasil.

Independente de qual seja a instituição financeira, o mais importante é conferir na proposta, quais serão as taxas cobradas pelo empréstimo. E compará-las com as taxas das demais instituições que fizeram uma proposta.

Dessa forma, você consegue garantir que estará tomando a melhor decisão, e a mais segura para o seu negócio.

Vantagens e desvantagens do empréstimo para capital de giro

Agora, vamos falar de uma questão muito séria: as vantagens e desvantagens da modalidade!

Afinal, isso vai afetar diretamente na sua decisão de contratar ou não um empréstimo para capital de giro.

Abaixo, você pode conferir os principais prós e contras de optar pela contratação de um empréstimo para capital de giro:

Vantagens

Como vantagens dos empréstimos para capital de giro, podemos destacar o processo super rápido e menos burocrático de contratação, que garante que o empresário tenha dinheiro em mãos em pouquíssimo tempo.

Assim como a menor exigência de garantias para conseguir a aprovação do empréstimo.

Além disso, não é necessário dar justificativa do motivo pelo qual você está contratando um empréstimo para capital de giro.

Desvantagens

Com relação às desvantagens do empréstimo para capital de giro, as taxas de juros tendem a ser maiores do que em outras linhas de empréstimos para negócios, devido ao risco de pagamento que a instituição corre.

Aliás, você está contratando porque a sua empresa está sem dinheiro.

Outro ponto negativo do empréstimo para capital de giro, é o risco que a empresa corre caso o pagamento das parcelas não seja feito como acordado.

Nesse caso, a sua empresa pode ter sérios problemas com a justiça e deteriorar o relacionamento com o banco, o que vai dificultar a contratação de novos produtos e serviços no futuro.

Publicidade

Vale a pena contratar um empréstimo para capital de giro?

Após ler o post, você pode estar se questionando se realmente vale a pena contratar um empréstimo para capital de giro.

Falando pela visão financeira de um negócio, a tomada de decisão de contratar um empréstimo deve ser feita de forma muito cautelosa.

Pois você precisa ter certeza de que pode arcar com o valor das parcelas, ou a situação financeira do negócio pode deteriorar ainda mais.

Não há dúvidas de que fazer um empréstimo é uma solução para quando o negócio não está indo bem.

Mas, para garantir que ele não será ainda mais prejudicial para a empresa, é importante fazer um bom planejamento financeiro antes da contratação. Gaste um bom tempo comparando diferentes propostas.

Foque sempre em contratar o empréstimo do banco que consegue te oferecer as melhores condições, tanto no quesito tempo de pagamento, como em taxas de juros cobradas em cima do empréstimo.

Se você achar que o empréstimo para capital de giro não é o mais adequado para você e para as finanças da sua empresa no momento, recomendamos procurar por outras opções de empréstimos para empreendimentos.

No nosso blog, falamos sobre diversas outras modalidades de empréstimos que são destinados a negócios. Portanto, não deixe de voltar lá para conferir os detalhes, e descobrir qual é a melhor para o seu atual momento.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares, e deixe a sua opinião para nós!

Leia também