Fim do cartão de crédito? Entenda aqui o que acontecerá com seu cartão

Fim do cartão de crédito?! Será que o cartão de crédito chegará ao fim daqui a alguns anos?

Por Camila Gomes, em 24/05/2023

O mercado financeiro está em constante evolução e as mudanças podem ser drásticas. Um exemplo disso é o Pix, que revolucionou a forma como as pessoas fazem transferências. E agora surge a pergunta: o que será do cartão de crédito no futuro?

Apesar das novidades, o cartão de crédito ainda é muito conveniente para os consumidores. Afinal, permite que eles façam compras de valores mais altos e parceladas, certo?

Ele é amplamente utilizado em lojas físicas e virtuais, além de ser um recurso importante em emergências.

O cartão de crédito também é atrativo para quem busca acumular pontos e milhas, para conseguir descontos em produtos e serviços, bem como a compra de passagens aéreas.

No entanto, o mercado financeiro está sempre em transformação e novas tecnologias podem surgir a qualquer momento. Por isso, é possível que o cartão de crédito seja substituído por outros meios de pagamento mais eficientes e práticos.

Hoje, vamos falar um pouco melhor sobre as tendências futuras para os cartões de crédito e o que aguarda o mercado financeiro. Acompanhe!

Será o fim do cartão de crédito?

O futuro do cartão de crédito é incerto, mas é possível que outros meios de pagamento mais eficientes e práticos o substituam.

A tendência é que, cada vez mais, os cartões físicos sejam substituídos por virtuais, como já é feito por algumas fintechs que oferecem gerenciamento por meio de aplicativos.

No entanto, é importante ressaltar que os consumidores ainda usam o cartão de crédito amplamente. Pois permite que eles façam compras de valores mais altos e parceladas, além de ser um recurso importante em emergências.

O mercado financeiro está em constante evolução, e novas tecnologias podem surgir a qualquer momento, mudando a forma como as pessoas lidam com o dinheiro, e garantem o pagamento das compras.

Por isso, é difícil prever com exatidão qual será o futuro do cartão de crédito.

Quais tecnologias podem substituir o cartão de crédito no futuro?

Existem diversas tecnologias que podem vir a substituir o cartão de crédito no futuro, algumas já estão em uso e somos até familiarizados com elas, enquanto outras ainda estão sendo desenvolvidas!

Algumas das principais tecnologias que podem ser alternativas ao uso do cartão de crédito daqui alguns anos são:

Pagamentos por biometria

Essa tecnologia já está sendo utilizada em alguns lugares, onde é possível fazer pagamentos por meio da leitura da impressão digital, reconhecimento facial ou de íris.

Pagamentos por dispositivos vestíveis

Relógios, pulseiras e outros dispositivos vestíveis estão sendo utilizados para fazer pagamentos sem a necessidade do cartão de crédito.

Esses dispositivos possuem tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC), que permite a realização de pagamentos por aproximação.

Cartões virtuais

Já existem algumas fintechs e bancos tradicionais que oferecem cartões virtuais, que os clientes podem gerenciar por meio de um aplicativo, dispensando a necessidade de um cartão físico.

Criptomoedas

As criptomoedas são uma alternativa ao dinheiro físico e ao cartão de crédito, permitindo a realização de transações financeiras de forma descentralizada e segura.

Os cartões de crédito já estão sendo substituídos?

Embora existam algumas alternativas tecnológicas aos cartões de crédito, como os pagamentos por biometria, dispositivos vestíveis, cartões virtuais e criptomoedas, é importante destacar que o cartão de crédito ainda é amplamente utilizado ao redor de todo o mundo, sendo o principal meio de pagamento.

Isso porque o cartão de crédito é um meio de pagamento bastante conveniente, permitindo que as pessoas façam compras em estabelecimentos físicos e virtuais, além de possibilitar o parcelamento de compras em várias vezes.

Além disso, ele também permite realizar compras internacionais realizando a conversão de moeda de maneira automática e instantânea, o que facilita muito a vida dos viajantes.

Embora haja uma tendência de migração dos cartões físicos para os virtuais, essa substituição ainda está em andamento, e a sua conclusão deve levar algum tempo ainda.

Portanto, no momento, o cartão de crédito ainda é uma opção muito comum dentre os consumidores, e não há indícios de que outros meios de pagamento o substituam completamente em um futuro próximo.

Afinal, mesmo o uso dos cartões de crédito digitais possui suas limitações, como o fato de que é necessário ter bateria no dispositivo para fazer os pagamentos.

Dessa forma, quando o celular não está disponível, os clientes não conseguem realizar as compras. E aí entra o papel do cartão de crédito físico.

Assim, não há como afirmar quando isso irá acontecer, e se o cartão de crédito deixará de existir completamente.

A tendência é que, cada vez mais, outros meios de pagamento mais tecnológicos substituam os cartões físicos. Isso já é feito por algumas fintechs, que oferecem gerenciamento por meio de aplicativos.

Quais seriam as vantagens da substituição do cartão de crédito por meios de pagamento mais tecnológicos?

A substituição do cartão de crédito por meios de pagamento mais tecnológicos, pode oferecer várias vantagens aos consumidores.

Um exemplo é a segurança, já que alguns métodos de pagamento, como pagamentos por biometria podem ser mais seguros do que o uso do cartão de crédito. Dessa forma, minimizam os riscos de clonagem e fraudes com cartão.

Outra vantagem é a conveniência, pois pagamentos feitos por meio de dispositivos vestíveis, como smartwatches e pulseiras inteligentes, ou aplicativos de pagamento móvel, podem tornar o processo de pagamento mais rápido e fácil.

Além disso, alguns meios de pagamento mais tecnológicos oferecem recursos de personalização. É o caso, por exemplo, de programas de recompensas, e ofertas exclusivas adaptados às preferências e hábitos de consumo do usuário.

Por fim, a adoção de meios de pagamento mais tecnológicos pode ter um impacto positivo no meio ambiente. Afinal de contas, a redução da impressão de cartões físicos em plástico pode diminuir o desperdício de recursos naturais.

No entanto, é importante lembrar que cada método de pagamento apresenta seus próprios desafios e vulnerabilidades. Ademais, é importante avaliar cuidadosamente os prós e contras antes de adotar uma nova forma de pagamento.

E você, qual acha que será o futuro dos cartões de crédito no mundo? Será o fim do cartão de crédito? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância GenyoTech solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. GenyoTech gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes GenyoTech é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em GenyoTech podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em GenyoTech são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.