Financiamento Estudantil PRAVALER

Confira aqui, tudo a respeito do Financiamento Estudantil PRAVALER, e saiba como contratar para concluir o seu curso com muito mais tranquilidade.

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Cursar uma boa universidade é o sonho de muitos jovens ao redor do país inteiro, mas nem sempre os alunos possuem condições de pagar altas mensalidades. Afinal, alguns cursos podem ser bem caros!

Pensando nisso, a Pravaler surgiu como uma alternativa de financiamento para estudantes, cuja finalidade é ajudar alunos ao redor do país, a realizarem o sonho de cursar uma graduação.

Com mecanismos para facilitar o pagamento das mensalidades, e fazer com que elas se encaixem no bolso dos pais e dos alunos, a Pravaler pode ser uma ótima alternativa para quem está almejando uma vaga em uma faculdade privada.

Publicidade

Então, continue com a gente para entender o que é, como é processo para contratação, quais cursos e faculdades participam, as vantagens do financiamento e se realmente vale a pena. Vamos lá?

O que é o Financiamento Estudantil PRAVALER?

Trata-se de um dos maiores programas privados do Brasil, que permite financiar cursos em universidades particulares que são parceiras do programa.

Assim, o Pravaler funciona com base em três pilares principais: o próprio programa, o estudante e a instituição de ensino que foi selecionada. 

Desse modo, o programa irá “quitar” a mensalidade do semestre todo para a faculdade escolhida pelo aluno. Além disso, oferece também meios mais simples para que essas parcelas sejam pagas no futuro.

Como funciona?

Basicamente, esse financiamento oferece um crédito universitário para quem está cursando ensino superior. 

Esse crédito é concedido juntamente com as universidades que estão cadastradas no programa. Desse modo, só é possível solicitar o Pravaler se a instituição for uma das parceiras.

Com o crédito, o valor das mensalidades de todo o semestre é quitado, e o aluno poderá pagar as mensalidades depois, de forma parcelada, durante o período de curso. E até mesmo depois de já ter se formado.

Através da plataforma do Pravaler, o aluno consegue pagar o que seria equivalente a apenas metade da mensalidade, no dobro do tempo da duração do curso que está fazendo, com algumas opções de financiamento que não possuem juros nenhum.

No entanto, essa questão das taxas e juros depende do contrato que foi firmado entre o Pravaler e a instituição de ensino superior. Portanto, é necessário consultar as condições antes.

Como contratar o Financiamento Estudantil PRAVALER?

Se você está procurando por opções de financiamentos estudantis e gostou do Pravaler, saiba que o processo de contratação é super simples!

A participação no programa está condicionada ao preenchimento de um formulário para cadastro no site oficial do Pravaler. 

Através dele, a empresa realiza uma análise de crédito, e determina se o perfil do solicitante está apto a participar das possibilidades do programa.

No caso de aprovação, a equipe da Pravaler comunicará à instituição de ensino, que deverá confirmar que os seus dados acadêmicos estão todos em ordem. Depois, será necessário realizar o envio dos documentos e assinar o contrato.

Um ponto importante de destacar é que a Pravaler coloca como obrigatoriedade, ter um fiador, chamado de garantidor, que também precisará assinar o contrato. 

Então, após finalizar todo esse procedimento, basta aguardar o Pravaler confirmar que você está participando do programa através do e-mail.

Quais cursos você pode financiar pelo Financiamento Estudantil PRAVALER?

O Pravaler consegue financiar praticamente todos os cursos que estão disponíveis nas instituições de ensino participantes do programa. No entanto, a disponibilidade do financiamento dependerá do local da universidade.

No geral, é possível financiar cursos de Engenharia, Medicina, Administração, Direito, Jornalismo, Arquitetura, veterinária, Pedagogia, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais e diversos outros.

O ideal é entrar em contato com uma das faculdades participantes que você tenha interesse, para conhecer melhor quais são as condições oferecidas. 

Dentre as faculdades que já são parceiras do Pravaler, estão a FMU, Mackenzie, UNICID, Estácio e mais 500 outras universidades conveniadas!

Além disso, é possível consultar uma lista completa das instituições de ensino e dos cursos, durante a simulação dos prazos de pagamento e valores.

Vantagens

São diversas as vantagens do financiamento estudantil Pravaler! Em primeiro lugar, o processo é totalmente desburocratizado. 

Afinal de contas, a aprovação prévia ocorre de forma muito mais rápida do que em outras opções de financiamento, como o FIES do governo.

Além disso, o Pravaler fica disponível para solicitação durante todo o ano, e por todo o período do curso. 

Como se não bastasse, também não há necessidade de ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que muitas vezes é uma exigência em outros programas. 

Portanto, é possível solicitar o financiamento independente da forma como você conseguiu o ingresso.

Os pré-requisitos são poucos e muito simples, não sendo necessário ter uma conta de banco para realizar o financiamento. 

O garantidor precisa ser uma pessoa que tenha, no mínimo, uma renda de um salário mínimo. Além disso, o aluno precisa comprovar uma renda de 2,5 vezes o valor do curso que ele está cursando ou pretende cursar.

Outras alternativas de financiamento

Além do Pravaler, existem outras ótimas alternativas de financiamento estudantil! Veja algumas das principais abaixo:

  • ProUni: é um programa de bolsas do governo, que concede bolsas integrais e parciais em diversos cursos e universidades particulares ao redor de todo o Brasil. A disputa é feita através do Enem.
  • Fies: outro programa do Governo Federal, mas que, nesse caso, permite realizar um financiamento do curso, dando um prazo maior de pagamento para os estudantes, e com taxas de juros bem baixas.
  • Bolsas parciais: em alguns sites, é possível acessar oportunidades de bolsas de estudo parciais, que podemos contratar de forma muito simples e sem burocracia, como o Quero Bolsa.

Financiamento Estudantil PRAVALER vale a pena?

Mas, afinal, vale a pena o financiamento estudantil Pravaler? A resposta é sim! Se você é pai ou um estudante que quer reduzir os custos com a mensalidade no curto prazo, mas não tem os pré-requisitos para tentar programas como o ProUni ou o FIES, o Pravaler pode ser uma ótima opção!

Apesar de alguns contratos do Pravaler acabarem tendo taxas de juros mais altas que o FIES, por exemplo, o programa tem a vantagem de não ser necessário realizar o Enem para conseguir o financiamento.

Além disso, também é possível começar a financiar a partir de qualquer momento do curso, dando um ótimo prazo para quitar a dívida depois.

Leia também