Ideias de negócios para empreender em 2023

Publicidade

Confira aqui, as melhores ideias de negócios para empreender em 2023, os melhores segmentos e muito mais!

Publicidade

Ano após ano, diversos brasileiros tentam encontrar uma forma de ganhar mais dinheiro e complementar a renda.

Publicidade

Hoje em dia, existem várias opções de negócios que parecem muito vantajosos, mas você sabe quais realmente estão em alta? Então, se você está com a ideia de começar a empreender, esse texto é para você!

Muitas vezes, para começar um negócio, o que falta é inspiração e ideais do que fazer. Por isso, resolvemos montar um conteúdo com algumas dicas de negócios que podem ser abertos tanto na sua casa, como na internet, e que podem te ajudar a começar a empreender e fazer mais dinheiro.

Preparado? Então, pega papel e caneta para anotar todas as dicas, e vem com a gente desbravar as melhores ideias de negócios para empreender no ano de 2023!

Publicidade

Os 8 melhores segmentos para empreender em 2023

Após anos conturbados na economia, é comum ver pessoas, casais e famílias tentando investir em novos negócios, para fazer aquela renda extra no final do mês. Mas, para começar, você precisa definir as áreas que gostaria de atuar.

A dica é sempre optar por empreender em negócios que você já tem conhecimento, e um pouco mais de intimidade.

Por exemplo, se você é ótimo na cozinha, talvez começar a vender pelo iFood, ou montar o seu próprio food truck para vender em ruas e feiras de condomínio, seja uma ótima aposta.

O problema é que a grande maioria das pessoas interessadas em empreender ainda não possuem uma área em mente. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Hoje vamos te ajudar a encontrar a área perfeita para começar!

Separamos abaixo as 8 melhores ideias de negócios para empreender em 2023. Acompanhe!

Culinária fit, vegana e vegetariana

Atualmente, é nítida a movimentação da população para ter um estilo de vida mais saudável, e para aderir a movimentos veganos e vegetarianos, certo?

Acompanhando esse aumento, percebemos também o crescimento no número de negócios voltados para atender esses perfis de consumidores.

Contudo, podemos concluir que o número de estabelecimentos que vendem alimentos fit, naturais, vegetarianos ou veganos, ainda é baixo quando comparamos com o número de fast foods, restaurantes, hamburguerias e churrascarias, por exemplo.

Se você se identifica com esses perfis, porque não começar a vender receitas saborosas que atendam a esse público?

Doces artesanais

Ah! Quem não ama comer um docinho ao longo do dia, principalmente quando tudo está muito estressante e cansativo, não é mesmo?

Outro segmento que vem crescendo bastante, é simples e permite ter uma boa lucratividade, são as docerias artesanais e gourmet.

Além disso, as confeitarias gourmet também estão super em alta, ainda mais quando falamos de bolos super estruturados e docinhos sem igual.

Existem muitos cursos ótimos nesses segmentos atualmente, e que podem te ajudar a ter habilidade suficiente para trabalhar de casa e fazer um lucro extra no final do mês. Ou, quem sabe, até abrir um negócio próprio no longo prazo!

Publicidade

Moda

Com o advento das lojas online, quem ama moda encontra um espaço novo e muito promissor, para começar a vender as suas próprias roupas!

Hoje em dia, as roupas autorais estão muito em alta e são valorizadas pelas pessoas, principalmente por mulheres e jovens.

Você pode criar designs únicos e alinhados com o seu próprio estilo, além de ser possível investir nas suas publicações e criar uma vitrine virtual incrível, com preços mais acessíveis do que as lojas de shopping e com mais qualidade.

Essa é uma ótima ideia de negócio para abrir junto com outras pessoas interessadas no mesmo segmento.

Brechós

Outro segmento no ramo da moda que vem ganhando muita força: os brechós! A moda sustentável está cada vez mais em alta, e muitas pessoas adoram vender e comprar roupas usadas e em bom estado nos brechós.

Você pode criar um brechó no estilo boutique, por exemplo, comprando e revendendo apenas peças de grandes marcas, ou criar algo mais acessível e que atenda ao público em geral.

O melhor de tudo é que você pode montar um brechó físico ou online, o que ajuda a começar sem precisar gastar com aluguel.

Produtos artesanais

Os produtos artesanais também são ótimas apostas. Você pode investir em artesanatos personalizados, por exemplo, fragrâncias, aromatizadores, sabonetes, hidratantes e esfoliantes caseiros.

O importante é buscar produzir algo único e que seja realmente exclusivo, chamando a atenção dos clientes.

Franquias

As franquias são opções de negócios para empreender em 2023, para quem pode investir um pouco mais de dinheiro logo de cara.

Diversas lojas contam com franquias atualmente, desde escolas de inglês, até academias e docerias de shopping.

A grande vantagem é que algumas marcas já são muito conhecidas e queridas por clientes ao redor de todo o país. Assim, ao abrir a sua franquia, fica muito mais fácil já começar com o pé na frente e atrair clientes.

Publicidade

Lojas virtuais

As lojas virtuais também são uma ideia interessante de negócio para empreender, principalmente agora que os negócios virtuais estão crescendo cada vez mais.

As plataformas de loja online costumam ter um custo bem acessível, o que torna as lojas virtuais boa opção para quem não tem muito dinheiro para investir logo de cara.

Basta pensar em algo que você goste e conheça bem, e começar a montar a sua lojinha.

Infoprodutos

Por fim, não poderíamos deixar de citar os infoprodutos, que nada mais são do que produtos totalmente digitais, que são vendidos na internet e ajudam a facilitar todo o processo de criação e venda.

Os infoprodutos mais procurados atualmente são os livros digitais, cursos, treinamentos e os áudio-livros.

Então, se você possui muito conhecimento sobre alguma coisa e um pouquinho de tempo livre, pode ser uma boa ideia investir na criação desses conteúdos para ajudar outras pessoas e, ao mesmo tempo, fazer dinheiro.

Etapas iniciais para empreender em 2023

Demos várias dicas e ideias de negócios para empreender em 2023. Mas, se você realmente pretende investir nisso, não se esqueça de seguir as etapas básicas de qualquer negócio:

Publicidade
  1. Faça a sua pesquisa de mercado: tente verificar se o que você pretende vender realmente está em alta e se existe demanda;
  2. Faça o planejamento do negócio: defina as suas metas, objetivos, capital inicial, próximos passos, e planeje todos os detalhes importantes sobre o seu negócio;
  3. Faça a regularização da empresa: não esqueça que, para vender no Brasil, você precisa ser uma pessoa jurídica. Portanto, vá atrás de abrir a sua MEI e mantenha o seu negócio sempre em dia;
  4. Estude: para quem quer ter sucesso em um negócio, é necessário estudar muito e ser especialistas no assunto.

Como fazer o meu negócio lucrar em 2023?

Quando o seu negócio já estiver funcionando, chega o momento de ser lucrativo. Para isso, você deverá pensar em formas de conquistar os seus clientes e vender o seu produto, alcançando sempre um público maior.

Algumas dicas para ter um negócio lucrativo são:

  • Invista no seu pré e pós venda, pois isso faz muita diferença para os clientes.
  • Garanta a máxima qualidade do que você está vendendo.
  • Precifique os seus produtos/serviços de forma justa e compatível com o mercado.
  • Pense em estratégias de valorização e fidelização dos seus clientes, como programas de fidelidade e bonificações para os clientes fiéis.
  • Sempre busque formas de melhorar e se diferenciar dos seus concorrentes.
  • Invista tempo e dinheiro na divulgação do seu negócio.

Com as nossas dicas, temos certeza que você estará muito mais preparado para começar a empreender em 2023!

Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com quem vai embarcar nisso com você!

Leia também