Neobank é confiável? Saiba tudo sobre o golpe usando o nome do banco

O nome do Neobank está sendo alvo de muitos golpes. Com isso, surge a dúvida entre os consumidores: no fim das contas, o Neobank é confiável? Posso abrir a minha conta e solicitar o meu cartão sem medo?

Publicidade

Dentro do contexto financeiro atual, já faz um tempo que a transformação digital vem trazendo uma série de revoluções, incluindo o surgimento de instituições financeiras totalmente digitais e que prometem muito mais simplicidade, eficiência e inovação para os consumidores.

Publicidade

É o caso, por exemplo, de grandes fintechs como o Nubank e o C6 Bank.

Publicidade

Nesse meio, o Neobank foi mais uma dessas instituições que surgiram com a promessa de entregar uma experiência financeira revolucionária para os brasileiros.

Contudo, esse cenário também tem sido utilizado por golpistas. Por isso, de uns tempos para cá, o nome do Neobank está sendo constantemente utilizado para enganar consumidores em potencial.

Se você caiu em um golpe que envolve o Neobank ou se apenas quer saber se pode confiar na empresa, você chegou ao texto certo!

Afinal, vamos analisar todo esse caso envolvendo o Neobank e entender até que ponto a empresa é ou não confiável. Vem com a gente!

Antes de tudo: o que é o Neobank?

Antes de adentrarmos mais no caso dos golpes aplicados com o nome do Neobank e saber se é mesmo confiável, vamos contextualizar o que é essa instituição, como ela funciona na prática e os serviços e benefícios que diz oferecer aos clientes.

O Neobank, aparentemente, parece ser mais um banco digital que atua no mercado financeiro brasileiro.

Ele chegou com a promessa de revolucionar o setor financeiro que conhecemos ao oferecer uma experiência bancária completamente digital, descomplicada e acessível.

Dessa forma, ao contrário do que os bancos e instituições financeiras mais tradicionais propõem, o Neobank seria uma fintech que opera sem nenhuma agência física.

Portanto, utiliza apenas plataformas online e de aplicativos para fornecer os seus serviços financeiros para os consumidores interessados.

Dentre as principais características e serviços que o Neobank diz oferecer estão incluídos:

Digitalização completa

A ausência de agências físicas, oferecendo um banco onde todas as operações, desde abertura de contas até transações diárias, são realizadas de forma digital.

Agilidade e eficiência

O Neobank também se apresenta com a ideia de oferecer processos mais ágeis e eficientes para os consumidores, com uma proposta onde a abertura de contas pode ocorrer em pouquíssimos minutos e a maioria das transações é realizada em tempo real.

Serviços financeiros variados

A oferta gratuita de uma ampla variedade de serviços, incluindo contas correntes, cartões de débito/crédito, investimentos, empréstimos e pagamentos, tudo através de processos rápidos que podem otimizar a vida dos brasileiros.

No entanto, um ponto muito importante e que, infelizmente, diversas pessoas que caíram no golpe não notaram, é que não existe nenhum registro de autorização do Banco Central para o funcionamento de uma empresa com denominação social Neobank.

O que isso quer dizer? Que, de fato, o Neobank não é uma instituição financeira legalizada e autorizada para atuar no Brasil. É usado por golpistas apenas para a aplicação de golpes e fraudes.

Sem dúvida, algumas fintechs legítimas oferecem uma revolução muito positiva para todo o contexto de experiência bancária aqui no Brasil.

No entanto, esse caso do Neobank serve como um ótimo exemplo de quais são os perigos associados a esse sistema financeiro atual.

O uso indevido do nome Neobank pelos golpistas ressalta ainda mais a importância de sempre verificar a legitimidade das instituições financeiras digitais antes de realizar qualquer tipo de transação ou compartilhar informações pessoais importantes.

Neobank é confiável? Como é o golpe?

O golpe do Neobank envolve a criação de uma falsa instituição financeira que tenta atrair vítimas em busca de serviços bancários digitais.

Os golpistas costumam utilizar plataformas de mídia social, como Instagram e Facebook, para promover o Neobank oferecendo atrativos irresistíveis.

É o caso, por exemplo, de altos limites de crédito, cartões de crédito internacionais pré-pagos sem anuidade, facilidades de cashback e isenção de consulta em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Além disso, no golpe da Neobank, para conseguir adquirir os supostos benefícios, as vítimas precisavam realizar um pagamento antecipado, que variava entre R$ 37,00 e R$ 50,00. Eles apresentam esse valor como uma “taxa de emissão do cartão”.

Após efetuarem o pagamento, as vítimas não recebiam os serviços como a empresa prometeu.

Dessa forma, o Neobank conseguia reter os valores que as vítimas pagavam. Além disos, elas não possuíam nenhuma forma de recorrer aos seus direitos.

Resumidamente: não, o Neobank não é confiável e não passa de uma estratégia de golpe criada para tirar dinheiro de pessoas que acabam se interessando pelos serviços e pelos benefícios oferecidos pela empresa.

Lições aprendidas: como saber se um banco é legítimo?

Considerando todo esse contexto e essa onda de golpes que o suposto Neobank aplicou, conseguimos usar esses “limões para fazer uma boa limonada” e tirar lições importantes para as próximas experiências com bancos digitais.

Primeiramente, tenha em mente que existem sim muitos bancos digitais de confiança, autorizados pelo Banco Central para atuar e que oferecem ótimos benefícios.

Mas como identificar quais são eles e como avaliar se uma instituição financeira é de confiança para evitar cair em golpes como esse?

Aqui estão algumas das melhores dicas para você colocar em prática e compartilhar com amigos e familiares:

Verifique o registro regulatório

Todas as instituições financeiras legítimas, sejam elas mais tradicionais ou no formato de bancos digitais, estão registradas e autorizadas por órgãos reguladores que liberam a sua atuação, como o Banco Central.

Por isso, verificar essa autorização é fundamental para garantir a confiabilidade da instituição. 

No caso do Neobank, por exemplo, não havia nenhum registro de uma instituição com esse nome que estivesse autorizada a atuar no mercado financeiro brasileiro.

Presença em lojas oficiais de apps

Podemos encontrar facilmente os aplicativos de bancos digitais legítimos nas lojas oficiais, como Google Play Store e App Store. 

Sempre evite baixar aplicativos de fontes desconhecidas. Assim, você reduz o risco de fraudes.

Avaliações e reputação

Consulte quais são as avaliações de outros clientes com a empresa, principalmente usando plataformas confiáveis, como o Reclame Aqui. Isso vai te ajudar a entender qual é a reputação e a confiabilidade do bando.

Adotando essas dicas antes de abrir uma nova conta, baixar um app ou realizar qualquer tipo de transação para um banco que você nunca ouviu falar, você se protege e evita cair em golpes como o do Neobank.

E você, conhece mais alguma dica importante que possa ajudar a evitar essas situações? Compartilhe com a gente!

Leia também