Novas Regras de Empréstimo Consignado 2022

Publicidade

Aqui, você fica por dentro de tudo sobre as novas regras de empréstimo consignado 2022!

Publicidade

Com a pandemia de Coronavírus, adotou-se uma medida provisória por alguns meses. Ela visava ampliar a margem do empréstimo consignado, e aliviar no orçamento das famílias.

Publicidade

Agora que o mundo e o mercado estão voltando a funcionar normalmente, a medida não será mais válida. E a margem do consignado voltará ao que era antes da pandemia.

Portanto, se você está pensando em fazer um empréstimo consignado, conhecer bem como estão as regras do consignado agora é essencial! 

Por isso, para te ajudar a entender essa movimentação, preparamos esse texto com todos os detalhes sobre as novas regras de empréstimo consignado em 2022. Confira!

O que é empréstimo consignado?

A modalidade de empréstimo consignado é aquela em que o valor da parcela mensal do crédito, é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do solicitante.

Por isso, as opções de empréstimo consignado costumam ser as melhores, com menores taxas de juros, e maiores prazos de pagamentos. 

Afinal de contas, como as instituições financeiras terão a certeza de que as parcelas serão pagas, elas conseguem oferecer condições melhores para o crédito consignado.

Geralmente, essa modalidade de crédito está destinada a grupos específicos da sociedade. São eles: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares e trabalhadores com carteira assinada.

O que é a margem consignável?

Uma das regras do empréstimo consignado é que o valor solicitado e emprestado, deverá estar dentro da margem consignável do solicitante.

Margem consignável é o nome do percentual máximo da renda mensal do solicitante, que se pode comprometer para pagar a parcela do empréstimo. Afinal, esse valor será retirado do pagamento do cliente antes mesmo que ele caia na conta.

Para garantir a segurança financeira, só é possível comprometer apenas 30% da renda no empréstimo pessoal consignado. 

E os outros 5% para a realização de saques e de amortizações de despesa através do cartão de crédito. Portanto, a margem consignável total é de 35%.

O que aconteceu foi que, durante a pandemia, expandiu-se a margem do empréstimo consignado para 40%

Essa foi uma forma que o governo encontrou de ajudar pessoas e famílias que ficaram sem recursos nesse período.

A medida provisória que garantiu essa ampliação, no entanto, estava válida somente até o dia 30 de dezembro de 2021. 

Então, a partir do dia 1 de janeiro de 2022, essa margem voltará à ser de 35%. E não possui nenhuma previsão de se estender essa medida.

Prazo de pagamento do empréstimo consignado 2022

Outro ponto do empréstimo consignado que foi alterado na medida provisória, foi o prazo de pagamento do empréstimo.

Durante a pandemia, a medida aprovou o parcelamento dos empréstimos em até 84 meses, ou 7 anos. Agora, a partir de janeiro, esse prazo volta a ser de 72 meses, ou 6 anos.

Também deixou de valer a regra do prazo mínimo de 30 dias para poder solicitar um novo empréstimo consignado, após a contratação de um empréstimo anterior. Nas novas regras, esse prazo volta a ser de 90 dias.

Taxa de juros do empréstimo consignado 2022

O terceiro ponto de mudança das regras de empréstimo consignado em 2022, é a taxa de juros do empréstimo.

Durante a pandemia, diminuiu-se as taxas de juros do consignado, justamente para ajudar a vida financeira de quem passou por dificuldades.

Com relação à taxa de juros do empréstimo, ela aumentará de 1,8% ao mês, para 2,4% ao mês.

Para a taxa limite cobrada no cartão de crédito, a elevação será de 2,7% ao mês, para 3,06% ao mês.

Como solicitar um empréstimo consignado em 2022?

Se você chegou até esse texto, provavelmente, está pensando em solicitar um empréstimo consignado agora em 2022.

Como foi possível notar, as novas regras de empréstimo consignado 2022, na verdade, restauram as características do consignado na pré-pandemia. Ou seja, ampliando as taxas de juros, e diminuindo a margem do consignado e o prazo de pagamento.

Isso não quer dizer que o empréstimo consignado deixará de ser uma ótima opção em 2022. Na verdade, ele continua sendo uma das opções de empréstimo pessoal mais vantajosas no Brasil.

Para solicitar um empréstimo consignado, é necessário ser aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou militar das forças armadas. 

Algumas empresas possuem convênios com instituições financeiras que oferecem a modalidade para os funcionários registrados, e que atuam sob a CLT também.

Mas é necessário confirmar com a sua empresa, se a modalidade está disponível para você.

Então, estando dentro do padrão aceito no consignado, basta procurar uma instituição financeira de confiança, para realizar a sua simulação de empréstimo consignado. E para conferir as condições que a instituição pode te oferecer!

O ideal é sempre pesquisar bastante, e fazer simulações em vários bancos diferentes. Assim, você consegue encontrar o que se encaixa melhor nas suas necessidades.

Vale a pena fazer um empréstimo consignado em 2022?

Não há dúvidas de que o empréstimo consignado ainda é uma das melhores opções de crédito pessoal no mercado financeiro brasileiro.

Afinal de contas, no consignado, as taxas de juros são menores, e o prazo de pagamento é superior aos prazos de empréstimo pessoal. Portanto, vale muito a pena fazer um empréstimo consignado em 2022, mesmo com as novas regras!

Uma outra vantagem do consignado, além das taxas de juros mais baixas e prazo de pagamento maior, é a possibilidade de negativados também poderem contratar.

Além disso, o processo de solicitação é muito simples. Por isso, é perfeito para quem precisa de um empréstimo seguro e rápido.

Portanto, essa modalidade de crédito continua sendo uma das mais vantajosas para quem quer um empréstimo vantajoso, e mais amigável para o bolso.

Aliás, isso vale mesmo com as novas regras do empréstimo consignado 2022.

Ah, e não se esqueça de pesquisar em várias instituições financeiras antes de solicitar o seu empréstimo consignado. Assim, você garante que fará a melhor escolha!

Leia também