O que é Score?

Publicidade

Para começar, a palavra Score vem do inglês e significa “pontuação”. Com grande utilização no mercado de crédito, ela demonstra como uma pessoa é avaliada para conseguir crédito pelas financeiras.

Publicidade

Assim, pode ser crédito por meio de empréstimo, carnê ou financiamento. Este fato ajuda as empresas a terem uma maior “garantia” que esse consumidor irá pagar o que pegou emprestado.

Publicidade

Como calculam o score?

Bom, a empresa gestora de dados analisa o histórico de pagamentos da pessoa, vale compras diárias até empréstimo a longo prazo. Desse modo, os credores estabelecem prazos e valores de acordo com o perfil das pessoas, tornando a operação mais assertiva e segura.

Publicidade

Normalmente, notas de scores mais altas significam que a pessoa tem maior constância no pagamento de suas contas. Entretanto, o consumidor que possui score baixo pode demonstrar atrasos, inadimplência ou até ações judiciais em seu comportamento financeiro.

O score de crédito é de 0 a 1000, assim quanto mais perto de 1000, melhor pagador a pessoa é. Caso esteja mais perto de 0, maior dificuldade o consumidor terá de conseguir um financiamento por exemplo.

Serasa Experian

Atualmente a Serasa Experian é um dos órgãos, reconhecido pelo governo, que analisa as informações de crédito dos brasileiros. Contudo, existem outras empresas que também realizam esse mesmo serviço. Dessa maneira, as instituições financeiras escolhem quem será a base delas para definir o score de possíveis clientes.

Como a tecnologia hoje está avançada o Serasa tem um sistema integrado com várias empresas de diferentes ramos de negócio. Por exemplo, empresas alimentícias, eletrodomésticos, roupas, eletrônicos e as bandeiras de cartões de crédito. Com isso, é possível, com seu CPF, rastrear e criar esse histórico financeiro para avaliar seu score.

Como aumento meu score?

Hoje o principal é procurar pagar tudo em dia e manter seus dados atualizados. Além disso, é importante pagar suas dívidas e se cadastrar no Cadastro Positivo. Através dele é possível ter um panorama do consumidor e seus hábitos, o que contribui para a criação do score.

Publicidade

Atenção! Não peça crédito em muitas empresas no mesmo período de tempo. Nesse caso, elas irão consultar seu CPF várias vezes e o sistema entende como desconfiança das empresas. Desse modo, sua pontuação pode cair. Fique esperto!

Está apertado com as contas, com muitos atrasos, querendo um cartão com limite de crédito legal? Temos 5 opções exclusivas para você!

Leia também