Pagar contas com cartão de crédito faz sentido?

Publicidade

Pagar contas com cartão de crédito vale a pena? Confira aqui todas as vantagens e desvantagens!

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Além disso, usando as funções e vantagens de gerenciamento de contas de cartão, você pode rastrear despesas e até mesmo obter retornos consideráveis ​​em troca de dinheiro ou viagens.

Publicidade

Mas, será que devemos usar o cartão de crédito para pagar todas as contas? Em última análise, depende de muitos fatores. Além disso, alguns cartões de crédito são mais adequados que outros. Em alguns casos, os cartões de débito podem ser usados ​​em vez de cartões de crédito.

Quando pagar contas com cartão de crédito faz sentido?

1- Se você deseja que suas contas sejam pagas automaticamente

Um dos maiores benefícios da linha de crédito é que você pode configurar certas contas para pagamentos automáticos, evitando assim perder a data de vencimento. As contas de celular, Internet e TV a cabo geralmente podem ser pagas com cartão de crédito.

Publicidade

Ademais, outra vantagem é que quando sua fatura de seu cartão chegar, pelo e-mail ou aplicativo, você pode pagar todas as contas ao mesmo tempo. Muito fácil, não mesmo?

2- Você quer ganhar mais recompensas

Melhor ainda, se você pagar suas contas mensais com um cartão de crédito de recompensas, poderá ganhar mais dinheiro, milhas aéreas ou pontos de hotel, não importa o que pague.

Nesse sentido, como você paga seu saldo integral todos os meses, recompensas adicionais podem beneficiar seu saldo financeiro.

3- Você deseja as proteções ao consumidor fornecidas com o uso de cartão de crédito

Muitos cartões de crédito oferecem benefícios que você talvez não conheça. Alguns deles incluem proteção de compra, responsabilidade sem fraude, devoluções garantidas, proteção de aluguel de carro e muito mais!

Além disso, ao usar um cartão de crédito para faturas e compras regulares, cada compra terá proteção de segurança adicional.

4- Você quer uma maneira fácil de acompanhar seus gastos

Como os cartões de crédito costumam colocar as pessoas em dívidas, eles têm má reputação. No entanto, se usados ​​da maneira correta, os cartões de crédito podem servir como uma excelente ferramenta de orçamento.

Dessa forma, você pode rastrear facilmente todas as faturas pagas e compras realizadas usando a ferramenta de gerenciamento de conta online do seu cartão de crédito.

Logo, você pode usá-lo para manter seu orçamento ou plano de gastos sob controle.

Entretanto, vale lembrar que o cartão de crédito não é isento de riscos ou taxas. Com o uso do crédito, a possibilidade de endividamento é maior, e deve-se avaliar bem para quais gastos vale a pena usá-lo.

Publicidade

Quando pagar contas com cartão de crédito não faz sentido?

1- Você paga uma taxa, para pagar uma conta no crédito

Algumas empresas permitem que você pague faturas de cartão de crédito sem taxas adicionais, enquanto outras cobram taxas de conveniência para cobrir taxas comerciais cobradas pelas administradoras de cartão de crédito.

Por exemplo, para pagar eletricidade ou gás, o uso do crédito pode exigir um adicional de 2% a 3%. Do mesmo modo, muitas universidades e municípios também cobram essas taxas para pagamentos com esse método.

Enfim, em todos esses casos, é improvável que quaisquer prêmios recebidos do cartão compensem esses gastos adicionais.

2- Você já está lutando com dívidas

Se você já está endividado, ou está tentando evitar dívidas, comprar regularmente no cartão de crédito pode piorar a situação. Embora ele possa ajudá-lo temporariamente durante as férias, você nunca deve confiar em um cartão de crédito como uma muleta contínua.

Então, se você está muito endividado, é melhor equilibrar suas contas antes de optar pelo crédito.

3- Se realmente precisa de um empréstimo de curto prazo

Se você está absolutamente falido e não tem condições de pagar as despesas regulares, é completamente diferente.

Nesse caso, pode ser mais interessante contrair um empréstimo, visto que os juros do cartões de créditos são, geralmente, mais altos que de empréstimos convencionais.

Conclusão

Na maioria dos casos, você pode pagar com cartão de crédito e até mesmo obter recompensas dessa forma. Mas você deveria? Realmente depende se você tem fundos suficientes e deseja acumular algumas recompensas.

Publicidade

Enfim, se você usar o crédito sem um plano corre o risco de se endividar, e para que isso não ocorra, a melhor opção seria poupar seu dinheiro e começar a investi-lo, para alavancar sua situação financeira.

Leia também