Pirâmide Financeira: conheça tudo sobre esse esquema

Pirâmide financeira é um esquema que pode destruir a sua vida financeira, mas você sabe o porquê? Confira todos os detalhes aqui!

Publicidade

As chamadas pirâmides financeiras são verdadeiros cavalos de Tróia dentro do mundo financeiro.

Publicidade

Quando olhamos por fora, parece uma grande promessa de dinheiro rápido, fácil e em abundância. Contudo, quando vamos analisar a fundo, não se passa de uma grande “furada”.

Mas o que são as chamadas pirâmides financeiras e como identificar uma? Esse tipo de negócio é legal?

Publicidade

Sabemos que pirâmides financeiras são temas bem polêmicos e que, infelizmente, muitas pessoas não sabem como identificar uma e nem os riscos que elas podem trazer.

Por isso, queremos te contar tudo sobre pirâmides financeiras e explicar o motivo para se manter bem longe delas. Acompanhe!

O que é uma Pirâmide Financeira?

Uma pirâmide financeira nada mais é do que um tipo de esquema de investimento fraudulento que opera, na grande maioria dos casos, em cima de uma fachada de atividade que parece legal.

Na prática, as pirâmides financeiras funcionam como um sistema em que os participantes são recrutados para investir o seu dinheiro em uma oportunidade que promete retornos bem altos e bem rápidos, tendo como principal base a adesão de novos investidores.

Publicidade

É por isso que este tipo de esquema recebeu o nome de pirâmide financeira, justamente por conta da sua forma de operação.

Afinal, no topo dessas pirâmides estão sempre os fundadores e os promotores oficiais do esquema, os responsáveis por recrutar grupos de investidores.

Esses investidores iniciais, por sua vez, são incentivados a recrutar mais pessoas para participarem do sistema, criando níveis abaixo deles na pirâmide.

Cada novo participante realiza um investimento, sendo que parte deste valor vai para os níveis superiores da pirâmide no formato de comissões e o restante eles utilizam para atrair mais investidores.

Principais características de uma Pirâmide Financeira

Apesar de algumas pirâmides financeiras serem bem difíceis de se reconhecer logo de início, todos esses esquemas seguem um padrão similar, com algumas características predominantes, sendo as principais:

Promessas irrealistas de lucros

As pirâmides financeiras sempre prometem retornos extremamente altos e rápidos para os seus investimentos, muito acima do que é possível quando colocamos dinheiro em investimentos legítimos.

Por isso, você pode desconfiar de qualquer proposta que apareça com retornos muito acima do normal.

Necessidade de Fazer Recrutamento

O recrutamento de novos investidores é a principal prioridade em uma pirâmide financeira.

Essas propostas de esquemas sempre utilizam sistemas de indicação com a desculpa de que, dessa forma, você poderá lucrar ainda mais.

Queda e prejuízo para os participantes

Quando a pirâmide financeira entra em colapso, os investidores que estão na base da estrutura da pirâmide, consequentemente, perdem todos os seus investimentos.

Em contrapartida, os promotores de todo o topo da pirâmide desaparecem com os lucros que acumularam.

Ilegalidade

Por fim, as pirâmides financeiras são como esquemas ilegais no Brasil. Por isso, as autoridades podem processar criminalmente os promotores e todos os participantes envolvidos no esquema.

Portanto, é essencial que todos os níveis de investidores conheçam esses pontos e estejam cientes de que as pirâmides financeiras são esquemas enganosos e ilegais que, inevitavelmente, levam a perdas financeiras grandes e causam muito prejuízo.

Sinais de alerta: como identificar uma pirâmide financeira?

Você acabou aceitando uma proposta de investimento ou recebeu uma oferta de participar de um esquema que parece bem vantajoso. Será que você está prestes a cair em uma pirâmide financeira? Como descobrir a verdade?

Publicidade

Identificar uma pirâmide financeira pode ser um processo bem desafiador, como comentamos agora mesmo. Afinal, esses esquemas, muitas vezes, se disfarçam como oportunidades de investimento legítimas que parecem bem confiáveis.

Assim, a melhor forma de evitar qualquer envolvimento com uma pirâmide financeira é ficar de olho nos sinais de alerta, como as características que comentamos anteriormente.

Além das promessas de retornos irrealistas sobre os investimentos e de ter um foco maior no recrutamento e na disseminação do esquema para novos investidores, existem alguns outros sinais de alerta para que você tenha atenção.

Por exemplo: falta de transparência nas informações sobre como exatamente será o investimento do dinheiro, pressão para recrutar pessoas, ausência de produtos ou serviços reais para investimento, promoção de “Clubes de Investimento” ou “Clubes de Dinheiro”.

Além disso, uma dica muito importante para evitar cair em pirâmides, é realizar uma pesquisa completa e fazer due diligence.

Assim, é mais fácil verificar a reputação da empresa ou do indivíduo por trás do investimento, procurar avaliações e reclamações online e consultar autoridades financeiras.

Os riscos de participar de pirâmides financeiras

Participar de uma pirâmide financeira pode parecer tentador, sem dúvida! Afinal, são propostas de conseguir lucros fáceis e rápidos, que parecem ser suficientes para resolver todas as suas pendências financeiras de uma só vez.

Publicidade

No entanto, os riscos associados a esses esquemas são tão grandes e tão devastadores para os participantes, que não vale a pena tentar a sorte.

O risco mais imediato e óbvio quando falamos em participar de uma pirâmide financeira é a perda do dinheiro que se investiu.

Isso porque, quando o esquema entra em colapso – e pode ter certeza de que ele vai entrar – os investidores na base da pirâmide perdem todo o seu capital.

E mesmo que um investidor tenha conseguido ganhar dinheiro em uma pirâmide financeira, recuperar o investimento inicial é extremamente difícil, já que o dinheiro é direcionado principalmente para os níveis superiores da pirâmide.

Além disso, muitas dessas pirâmides financeiras são promovidas por amigos, familiares ou colegas de trabalho, o que pode causar tensões nos relacionamentos e até mesmo rompê-los por completo.

Por fim, quem participa de esquemas de pirâmide financeira podem acabar tendo problemas legais e sofrerem danos à sua própria reputação.

Ser parte de uma pirâmide financeira pode ter sérias consequências, incluindo acusações criminais e multas bem elevadas por participar de um esquema ilegal.

Se você gostaria de utilizar investimentos a seu favor, a educação financeira é a melhor maneira de fazer isso de forma certa e segura, preservando todo o capital que você se dedicou muito para acumular.

Afinal, dá para investir em boas oportunidades e construir um futuro financeiro mais estável, sem arriscar perder tudo.

Não deixe de espalhar boas informações. Compartilhe esse conteúdo com quem você se preocupa e ajude a evitar que mais pessoas caiam nesse golpe!

Leia também