PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados): saiba tudo sobre esse benefício

Você já ouviu falar em pagamento de PLR? Esse é um benefício que pode fazer toda a diferença para os funcionários de uma empresa, contribuindo para elevar a produtividade e o sucesso nas operações.

Publicidade

Muitos funcionários não possuem conhecimento sobre o que realmente é o PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) e como ele pode afetar a sua atuação no trabalho.

Publicidade

No entanto, garantimos que esse é um assunto que pode te interessar bastante e te fazer querer se destacar ainda mais dentro da sua equipe.

Publicidade

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre PLR, como funciona, principais formas de pagamentos e as vantagens garantidas por esse benefício. Acompanhe!

O que é PLR?

A PLR, abreviação usada para se referir à Participação nos Lucros e Resultados, é um benefício que algumas empresas oferecem para os seus funcionários como uma forma de compartilhar os lucros e o sucesso obtido pela organização no último exercício.

Desse modo, a PLR é um acordo entre o empregador e o empregado, onde a empresa distribui uma parcela dos lucros entre os funcionários conforme os critérios que se estabeleceu.

Publicidade

Portanto, podemos dizer que esse benefício é um tipo de bônus que os funcionários recebem com base no desempenho financeiro da empresa em um determinado período. 

Geralmente, o cálculo da PLR é uma porcentagem do lucro líquido da empresa ou uma parte dos resultados que se alcançou em relação a metas específicas definidas pela organização.

Contudo, é muito importante ressaltar que a PLR não é um benefício obrigatório segundo a legislação trabalhista.

No entanto, muitas empresas optam por implementá-la como uma estratégia para motivar e reter talentos. Além disso, ela também serve como uma ótima forma de alinhar os interesses dos funcionários com os objetivos da empresa.

Como funciona a PLR?

O funcionamento da PLR pode variar segundo a política da empresa e com os acordos que a empresa estabeleceu.

Basicamente, a empresa define os critérios para o cálculo da PLR. Isso inclui, por exemplo, uma porcentagem do lucro líquido, o alcance de metas específicas ou até mesmo a produtividade da equipe.

Em seguida, ela determina quais funcionários são elegíveis para receber a PLR com base em critérios como tempo de serviço, cargo ou desempenho individual.

Com todos esses critérios bem definidos e compartilhados com todos, a empresa calcula um valor para distribuir entre os funcionários, algo que pode ser feito de forma individual, por equipe ou de forma global para toda a empresa.

Logo após, a gestão comunica aos funcionários os resultados que a empresa alcançou e como será feita a distribuição da PLR, que pode ser paga de uma vez só ou em parcelas ao longo do ano.

Publicidade

Principais formas de pagamento da PLR

Existem duas formas principais de pagamento da PLR que são bastante utilizadas pelas empresas: o pagamento individual ou por setor e o pagamento para toda a empresa. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas:

Pagamento individual ou por setor

Nesse modelo, a empresa concede a PLR conforme o desempenho de cada colaborador durante o período determinado.

Isso significa que, se um funcionário atingir determinadas metas que a empresa estabeleceu, ele terá o direito de receber uma porcentagem do lucro da empresa correspondente ao seu desempenho.

Da mesma forma, se a PLR for por setor, a distribuição do valor será com base no resultado que cada área específica alcançar.

Pagamento para toda a empresa

Já nessa modalidade, a empresa estipula uma meta de lucro para um período determinado. Assim, caso alcancem o valor, todos os funcionários recebem um percentual igual da PLR.

Então, independentemente de qual tenha sido o desempenho individual de cada colaborador ou da área em que trabalham, todos receberão o mesmo valor.

Apesar de este ser um modelo que ajuda a promover um maior senso de igualdade entre os funcionários, ele também pode gerar questionamentos sobre a justiça do pagamento e motivação.

Publicidade

Afinal, alguns podem sentir que não estão sendo recompensados conforme o seu esforço individual.

A escolha do modelo mais adequado para fazer o pagamento da PLR vai depender muito da cultura organizacional e dos objetivos da empresa, sendo que quem toma essa decisão é a própria gestão.

Benefícios do pagamento da PLR

O pagamento da PLR, ao contrário do que muitos podem pensar, é uma estratégia que garante diversos benefícios tanto para os funcionários, quanto para as empresas envolvidas. 

Separamos aqui alguns dos principais deles que você precisa conhecer:

Motivação dos funcionários

Sem dúvida, a PLR serve como um grande incentivo para os funcionários trabalharem para alcançar as metas, bem como melhorar o seu desempenho. Afinal, eles sabem que terão uma recompensa financeira pelo sucesso da empresa.

Engajamento e comprometimento

Quando os funcionários possuem o direito a essa participação nos lucros da empresa, eles se sentem mais conectados aos objetivos e resultados.

Isso leva a um maior comprometimento com o trabalho e promove uma cultura organizacional mais forte.

Retenção de talentos

A PLR pode ajudar a reter talentos, pois os funcionários tendem a permanecer em empresas onde se sentem valorizados e onde enxergam a oportunidade de usufruir dos frutos de seu trabalho e do seu esforço.

Publicidade

Melhoria do desempenho empresarial

Funcionários motivados e comprometidos costumam ser mais capazes de aumentar a produtividade da empresa. Dessa forma, eles trabalham em prol de um melhor desempenho financeiro.

Melhoria do clima organizacional

A PLR também ajuda a promover um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários se sentem reconhecidos e recompensados pelo seu esforço, contribuindo para um clima organizacional mais saudável e colaborativo.

Atração de talentos

Oferecer a PLR como benefício pode ser um diferencial competitivo na hora de atrair novos talentos. Afinal, muitos profissionais valorizam benefícios que vão além do salário base no momento de considerar novas oportunidades de emprego.

Considerando todos esses pontos, fica claro que o pagamento da PLR contribui para compensar os funcionários pelo seu desempenho.

Além disso, também contribui para o sucesso geral da empresa, criando um ciclo muito mais positivo de motivação, desempenho e resultados.

Como saber se a minha empresa paga PLR?

Para descobrir se a sua empresa paga PLR, você pode seguir alguns passos bem simples.

Em primeiro lugar, consulte o seu contrato de trabalho ou qualquer acordo coletivo da empresa. Geralmente, esses documentos costumam especificar se a empresa oferece PLR e quais são os critérios para recebê-la.

Além disso, você pode entrar em contato com o RH da empresa e perguntar diretamente sobre o pagamento da PLR. 

Eles podem fornecer mais detalhes sobre o programa e te explicar melhor como são os critérios de elegibilidade e as formas de pagamento.

E se ainda assim tiver dúvidas, leve o questionamento diretamente ao seu gestor. Com toda certeza, ele poderá te dar uma resposta muito mais concreta sobre o tema e o que você pode esperar.

Leia também