4 dicas para que o cartão de crédito funcione a seu favor

Publicidade

Você sabe usar o cartão de crédito corretamente? Se sua resposta foi sim, então possui um excelente aliado na sua jornada financeira. Porém, se você não tem tanta certeza, leia esse artigo para aprimorar o seu uso.

Publicidade

Você sabia que, de acordo com as estatísticas mais recentes, a dívida média do cartão de crédito de cada família no Brasil gira em torno de R$ 7.200.

Publicidade

Para piorar as coisas, mesmo que a renda familiar não consiga acompanhar a taxa de inflação, esse número tende a aumentar ano a ano.

Além disso, um estudo realizado por Drazen Prelec e Duncan Simester em 2001, intitulado “Sempre saia de casa sem ele”, presumiu que as pessoas que usam o crédito geralmente estão dispostas a gastar o dobro pelos mesmos bens.

Publicidade

Por quê? Porque, de acordo com este estudo, o uso de cartão de crédito ao invés de dinheiro ocorre principalmente para itens de difícil determinação de valor (como passagens aéreas). Assim, isso dificulta em certa medida nossos julgamentos fiscais e faz com que nossos gastos excedam os planos.

Pague sua conta integralmente todos os meses

Se você não quer acabar como grande parte dos brasileiros, precisa se livrar completamente de sua dívida do cartão de crédito.

Isso significa comprar apenas o que você pode pagar e pagar suas contas integralmente todos os meses.

Isso pode parecer desafiador, mas esta é a regra número um para usar cartões de crédito em vez de permitir que eles usem você. Na verdade, essa é a única maneira de evitar dívidas de cartão de crédito e a única maneira de evitar o pagamento de juros nas compras. Afinal, de que adianta conseguir um desconto de 20% em suas compras e depois pagar uma taxa de financiamento de 18%?

Nunca pague sua conta com atraso

Além de pagar a fatura integralmente, você também deve pagar a fatura em dia. As taxas de atraso cobradas pela maioria dos emissores geralmente não ultrapassam 39 reais.

E como 35% da pontuação de crédito é baseada em seu histórico de pagamento, pagamentos perdidos afetarão de fato sua pontuação. Pague todas as contas em dia, reduza sua taxa de juros da maneira mais eficaz e melhore sua pontuação de crédito!

Então, se você se esquece e perde a última data com frequência, defina um lembrete no seu telefone com alguns dias de antecedência ou marque a data no seu calendário.

Publicidade

Outra opção: ajuste as configurações da sua conta online para que as faturas sejam pagas por débito automático.

Utilize o cartão de crédito a seu favor

Se você for disciplinado, pode usar um cartão de crédito como um complemento ao seu orçamento.

Essa estratégia geralmente envolve criar um orçamento por escrito e fazer compras com o cartão de crédito até usar um limite de gastos predeterminado.

Esta é uma ótima maneira de obter recompensas. Não importa como você compre, receberá recompensas e alguma proteção que apenas o crédito pode fornecer.

Para manter o controle, acesse sua conta uma vez por semana ou a cada poucos dias. Às vezes, ver suas despesas em uma tela em preto e branco do computador é a única maneira de permitir que você realmente gaste.

Escolha cartões com vantagens extras

Mesmo que não esteja interessado nos benefícios do cartão de crédito em si, você ainda pode desfrutar dos benefícios do cartão de crédito.

Além das vantagens citadas, as administradoras de cartão oferecem uma gama de benefícios, como: aluguel de carro, seguro de viagem, salas VIP em aeroportos, e muito mais.

Se você pagar integralmente todos os meses, poderá desfrutar de todos esses benefícios gratuitamente.

Dessa forma você alia a praticidade e segurança do cartão de crédito com uma série de recompensas. Tá esperando o que para adquirir o seu? Conheça algumas opções.