Vale a pena vincular um cartão de crédito à loja?

Publicidade

Será que vale a pena vincular um cartão de crédito à uma loja? Com certeza já te ofereceram em alguma loja o cartão do local para obter descontos no preço de compra. Os descontos são muitos, e as vantagens apresentadas conquistam inúmeros clientes. Mas vale a pena ter esses cartões?

Publicidade

Antes de responder é preciso saber qual é o seu perfil de consumo? Essa é a questão crucial para decidir se vale a pena fazer um cartão vinculado à loja prevista para cada compra.

Publicidade

Prós e contras

Bem, a loja oferece esse tipo de cartão para fidelizar o cliente, pois quanto mais mercadorias você compra com o cartão vinculado na loja, mais benefícios você obtém. Se você compra em diversos tipos de lojas, então esta não é uma boa opção.

Publicidade

Mas se você tem um relacionamento próximo com determinados tipos de marcas e lojas, esse cartão pode ser positivo. Afinal, com eles, os clientes podem usufruir de mais promoções e benefícios ofertados pelas empresas para seus clientes mais fiéis.

Se você não gosta de ter muitos cartões de crédito porque tem dificuldade em controlar seus gastos, pense duas vezes antes de aceitar o conselho do vendedor. Outro cartão de crédito equivale a mais fatura a ser paga no final do mês, possivelmente mais uma anuidade e além disso, se você não comprar produtos nesta loja com frequência, não poderá desfrutar dos benefícios oferecidos e perderá o senso de ganho.

Porém, caso ainda esteja em dúvida, consulte a lista abaixo, que pode te ajudar.

As vantagens de vincular um cartão:

  • Crédito rápido:

A aprovação do crédito desses cartões é menos burocrática, portanto, é um crédito simples e rápido. Então, essa opção é ideal se você precisa comprar produtos com urgência.

  • Crédito para negativado:

Algumas lojas consultam o Fundo de Previdência Central para verificar as pontuações dos clientes, porém o resultado da pesquisa nem sempre é determinante. Mesmo que sua pontuação seja negativa, a chance de obtenção de crédito para esse tipo de cartão é grande já que o objetivo principal da loja é fidelizar o cliente.

  • Limites mais altos:

Se este cartão for usado exclusivamente em lojas, o limite pode ser alto, pois você pode solicitar mais cartões.

  • Ausência de anuidade:

Para conquistar ainda mais o cliente, as lojas precisam zerar as taxas anuais de cartão, fator que atrai muitos fãs. Para isso, algumas lojas isentam o cliente da anuidade se ele executar uma compra mensal na loja.

Publicidade
  • Pagamento:

A loja oferece mais opções de pagamento e parcelamento de suas compras, com prazos maiores e sem juros.

As desvantagens de vincular um cartão:

  • Juros:

No caso de atraso no pagamento da fatura, a taxa de juros é superior à do cartão de crédito tradicional.

  • Controle financeiro:

Ter um cartão de crédito para cada loja que você visita exige um bom controle financeiro para não extrapolar nos gastos, e além disso é importantíssimo ficar atento nas datas de vencimento das faturas.

  • “Preso” a uma só loja:

A fidelidade proporcionada pela loja é exclusiva para compras na loja. Portanto, se você deseja comprar produtos em outros locais, deve usar outro cartão que pode não oferecer os mesmos descontos ou benefícios.

  • Estratégias para comprar mais:

Algumas lojas fornecem descontos apenas para compras presenciais. Isso para que você possa ir até a loja e gastar além do consumo planejado.

Esses assuntos também podem te interessar:

Leia também