Viajar de graça com o número do NIS

Publicidade

Veja aqui como viajar de graça com o número do NIS.

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Você sabia que o Governo Federal tem programas que incentivam os brasileiros a viajarem? Com o número do NIS é possível viajar de maneira 100% gratuita de avião ou de ônibus!

Não é novidade que os brasileiros adoram viajar. Mas nem todo mundo possui um orçamento anual para planejar uma viagem.

Publicidade

Contudo, o que muitos não sabem, é que o Governo Federal garante benefícios que podem ajudar nesse momento, facilitando muito mais a vida dos turistas, e diminuindo os custos.

Algumas dessas iniciativas estão ligadas ao número do NIS. Com ele, algumas pessoas podem viajar sem se preocupar com o valor das passagens, de ônibus ou de avião.

Publicidade

Como sabemos que a grande maioria das pessoas não conhece esses programas do governo, resolvemos trazer esse conteúdo especial, com algumas dicas de como você pode viajar de graça utilizando o seu número do NIS.

Portanto, vem com a gente conferir todos os detalhes e requisitos dos programas!

Dicas para viajar de graça com o número do NIS

Nesse momento, você deve estar se questionando: mas como eu posso viajar gratuitamente utilizando apenas o NIS?

Mesmo que pareça algo impossível, viajar sem ter que arcar com grande parte dos custos, é sim um sonho possível aqui no Brasil! O governo dispõe de programas que garantem descontos parciais e totais em cima de passagens de ônibus, aviões e trens.

O foco desses programas é promover a cultura, e incentivar os cidadãos a viajarem e conhecerem todas as belezas que o nosso país abriga, fazendo o turismo girar, e crescer ainda mais aqui dentro.

No entanto, como você já deve imaginar, existem alguns pré-requisitos para poder usufruir desses benefícios, incluindo cadastros, documentações obrigatórias e fazer parte do público alvo selecionado pelo governo em cada programa.

Por isso, confira abaixo algumas formas de participar e ter acesso a esse benefício:

Viajando de avião

Você já sabia que qualquer brasileiro pode viajar de avião sem pagar nada? Isso mesmo, dá para pegar uma carona em aviões da FAB, e ir para onde você precisar!

Publicidade

A FAB é a Força Aérea Brasileira e realiza, todos os dias, diversas missões e viagens com as aeronaves. Assim, basta se inscrever para conseguir pegar uma carona em um dos voos de forma gratuita.

Vale ressaltar que as viagens com a FAB são mais indicadas para pessoas que possuem uma certa flexibilidade com relação às datas e aos destinos.

Afinal, os horários podem acabar mudando sem um aviso prévio.

Para fazer a sua inscrição, basta ir até uma das bases da Força Aérea Brasileira, e fazer o seu cadastro. Até o momento, essa inscrição só pode ser feita pessoalmente.

Ademais, os horários, local de pouso e as datas da viagem podem mudar. Mas, caso apareça uma oportunidade que possa ser interessante para você, a FAB entrará em contato para te passar todas as informações.

Sem dúvida, vale muito a pena participar dessa aventura. Afinal, você não vai apenas para o seu destino, mas também terá a oportunidade de voar junto com o exército brasileiro!

Publicidade

ID Jovem

Outra iniciativa que possui algumas opções para viajar de graça é o ID Jovem.

Com o documento do ID Jovem, que se destina a jovens carentes que fazem parte de famílias com baixa renda, dá para conseguir passagens totalmente gratuitas, e vários outros benefícios para economizar em viagens.

É importante ressaltar que, para viajar de graça com o ID Jovem, é necessário ter o NIS também, que deve estar atualizado nos últimos 24 meses.

Portanto, se você tem o ID Jovem, mas ainda não possui o NIS, basta ir até uma unidade do CRAS próxima de você para fazer a sua inscrição.

E, caso você também não tenha o ID Jovem, também poderá solicitá-lo no CRAS, ou pelo site do programa, que poderá acessar por computadores e pelo seu celular. O documento possui um prazo de validade de até 180 dias.

Além das passagens gratuitas, o ID Jovem garante 50%, ou gratuidade total em entradas de teatros, espetáculos, eventos esportivos, cinemas e vários outros eventos culturais.

Cartão do Idoso para viajar de graça com o número do NIS

Por fim, uma terceira forma de viajar de graça com o número do NIS é através do Cartão do Idoso, disponível para quem possui mais de 60 anos, e tem uma renda mensal de, no máximo, dois salários mínimos.

Publicidade

Inclusive, atualmente as empresas são obrigadas, por lei, a deixar separados dois lugares em todas as viagens para serem utilizados nessa gratuidade.

E se, por acaso, todos os assentos já estiverem ocupados, é obrigação da empresa vender uma passagem com, no mínimo, 50% de desconto para o idoso que possui o Cartão do Idoso.

Se você ainda não possui o Cartão do Idoso, mas tem interesse em fazer o seu para aproveitar os benefícios, é possível solicitar no CRAS (Centro de Referências de Assistência Social), desde que você cumpra com os requisitos que citamos acima.

Com ele, você consegue viajar de graça utilizando o número do NIS e o Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, pode ser necessário apresentar também um comprovante de renda ou de benefício.

Na hora de comprar a sua passagem, é necessário ir até o guichê da companhia de transporte de seu interesse com até 30 dias de antecedência, ou 3 horas antes da saída.

Outra vantagem do Cartão do Idoso, é que ele garante desconto total da passagem em ônibus interestaduais na categoria básica. Portanto, é uma ótima oportunidade para viajar de graça entre estados, e conhecer as mais diversas paisagens do nosso Brasil.

Você já conhecia esses 3 programas oferecidos pelo governo, que permitem viajar de graça com o número do NIS? Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com quem pode usufruir dessas vantagens e ainda não sabe! Até a próxima!

Leia também