XP Inc. compra Banco Modal: confira todos os detalhes!

Publicidade

XP Inc. compra Banco Modal! Confira aqui tudo sobre essa aquisição, e quais os seus impactos!

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Que a XP é uma das empresas que mais vem se destacando no mercado financeiro ultimamente, não é novidade para ninguém!

Publicidade

Fazendo jus ao seu sucesso, a XP mostra, mais uma vez, que está totalmente dedicada a focar as suas forças e recursos no crescimento da empresa. Bem como na expansão dentro do imenso universo financeiro.

No dia 7 de janeiro deste ano de 2022, a XP Inc. anunciou que fechou um acordo de compra do Banco Modal (MODL11). Esse acordo será pago com novas ações de Classe A da XP (XPBR31).

No anúncio feito pela empresa, ela afirmou que a ação de compra e venda do Banco Modal acarretará na realização da chamada reorganização societária. Com isso, será feita uma negociação de transação de 100% do banco.

Publicidade

O resultado dessa transação será a incorporação por parte de uma subsidiária da XP. 

Se a Modal não conseguir as aprovações para realizar a reorganização, o que inclui a aprovação dos seus acionistas minoritários também, a XP divulgou que vai incorporar uma participação que equivale a 55,7% do capital social do bando hoje, detida por esses acionistas controladores.

Além disso, a XP assumiu que dará o direito aos acionistas minoritários do Banco Modal, de venderem a sua participação para a empresa nas mesmas condições.

Por que a XP Inc. comprou o Banco Modal?

No comunicado oficial feito pela XP Inc., no dia 7 de janeiro, a empresa afirma que viu a oportunidade como uma forma de complementar os ecossistemas. 

Assim como a possibilidade de gerar alavancas de criação de valor, tanto no quesito receitas, como na utilização de dados de forma estratégica.

A XP espera que, com a aquisição e a combinação dos dois negócios, seja possível agregar valor para as duas companhias e seus acionistas.

Além disso, a XP assumiu que possui grande interesse pela plataforma de investimentos que o Banco Modal desenvolveu nos últimos anos. 

De acordo com a empresa, a plataforma representa uma solução bancária bem completa. Mas que ainda é possível reforçar, caso passe a integrar o ecossistema da XP, contribuindo para acelerar, ainda mais, a oferta dos produtos do Banco XP.

Para o CEO da XP Inc., Thiago Maffra, a junção com o Banco Modal aumentará exponencialmente a competitividade da XP na disputa com os bancos mais tradicionais no Brasil.

Afinal, o mercado financeiro brasileiro é um dos mais concentrados em todo o mundo.

E, para finalizar, o comunicado ressaltou que mesmo com a aquisição, o Banco Modal será uma instituição independente. E isso ocorrerá ainda que passe a fazer parte do ecossistema da XP. 

Todos os corpos diretivos e sócios, estarão alinhados quanto aos objetivos de longo prazo. Além disso, eles continuarão na administração do Modal, mas atuando como um ecossistema financeiro totalmente independente.

Publicidade

Histórico e projeções futuras da aquisição

A decisão da XP Inc. de comprar o Banco Modal não surgiu do nada. Ambas as empresas possuem um relacionamento que se estreitou desde que começaram a trabalhar juntas.

Para se ter uma ideia, no mês de setembro de 2021, as duas empresas, em conjunto, tinham mais de 3,8 milhões de clientes que possuem relações bancárias, além de 175 milhões de clientes que possuem operações de crédito.

Em termos financeiros, em setembro, as duas empresas somavam uma receita líquida de R$11,8 bilhões de reais. Do outro lado, os 5 maiores bancos brasileiros juntos somavam uma receita líquida de apenas R$457 milhões.

No entanto, o ponto central que despertou o interesse da XP no Banco Modal, foi a plataforma de investimentos. Aliás, que o próprio banco começou a desenvolver, e que se tornou uma ferramenta bancária completa, totalmente integrada e aberta.

Publicidade

Dentro do ecossistema, a experiência é completa, tanto para parceiros (B2B2C) como para os clientes finais (tanto B2B, como B2C). Através dela, é possível acessar soluções financeiras white label.

A projeção futura da XP é integrar à plataforma o ecossistema XP, de forma a acelerar o processo de oferta dos produtos do Banco XP.

Ademais, além da oportunidade que a XP enxergou no Banco Modal de fazer acontecer o Banco XP, a empresa comentou, no comunicado, que as duas companhias compartilham da mesma missão: superar as expectativas de seus clientes e democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de alta qualidade a um custo acessível, além de compartilharem uma cultura baseada em meritocracia e no modelo de partnership“.

Quais foram as condições do acordo?

Para fazer acontecer o processo de aquisição, a XP Inc. e o Banco Modal acordaram que o processo de implementação será realizado através da reorganização societária. 

Ela resultará na incorporação de até 100% do capital social do Banco Modal partindo de uma subsidiária da XP.

Caso aconteça do Banco Modal não conseguir as aprovações que são necessárias para realizar a reorganização, o que inclui a aprovação dos acionistas minoritários também, a XP entrará de forma a incorporar 55,7% do capital social, que os acionistas controladores possuem hoje.

Dessa forma, a XP garantiu que os acionistas minoritários do banco terão o direito de vender a participação que possuem. Aliás, nas mesmas condições dos acionistas controladores.

Publicidade

Portanto, basicamente o que a XP fará caso não haja aprovação dos acionistas minoritários é comprar a parte dos acionistas controladores, que ultrapassa os 55% do capital social da empresa. 

Fazendo isso, a XP passa a deter a maior parte do capital e, consequentemente, realiza a aquisição.

XP Inc. compra Banco Modal – o que esperar dessa movimentação?

A jogada da XP em comprar o Banco Modal pode ser vista como um movimento estratégico, de alto impacto para a XP Inc. como um todo, tanto no momento atual, como nas ações futuras da empresa.

Com o Banco XP e a plataforma de investimentos do Banco Modal, a XP terá em mãos uma ferramenta muito potente

Com isso, ela poderá oferecer um ecossistema financeiro ainda mais completo para os clientes. Isso irá gerar retornos muito positivos para os sócios e para os parceiros.

Além disso, com a aquisição do Banco Modal, a XP terá muito mais recursos para avançar na divulgação dos produtos do Banco XP. Com isso, irá acelerar o seu processo de crescimento, otimizando resultados e agregando maior valor.

Leia também