Bitcoin – como utilizar uma corretora

Publicidade

Cada vez mais, as criptomoedas, como o Bitcoin, estão trazendo mais possibilidades aos investidores e resultados muito bons, o que aumenta o número de interessados em investir nesse segmento.

Publicidade
Fonte: Google Imagens

As criptomoedas começaram a surgir, e serem comercializadas há pouco tempo no mundo. E isso gera muitas dúvidas em investidores que ainda são novos na atuação desse mercado.

Publicidade

Dentre as principais dúvidas de quem está querendo começar a investir está: como começar a investir em Bitcoin? O que é necessário? Onde encontrar uma boa corretora? Como elas funcionam?

Publicidade

Se você se identificou com essas questões, então, continue com a gente. Pois vamos sanar as suas dúvidas sobre como utilizar uma corretora de Bitcoin, e como funciona todo esse ecossistema das criptomoedas!

Bitcoin e o ecossistema das criptomoedas

Dentro do ecossistema das cripto, existem 3 pilares fundamentais: a comunidade, o token ou moeda, e a infraestrutura digital.

A comunidade se refere às pessoas que são responsáveis por criar e manter esse sistema funcionando. A infraestrutura digital, por sua vez, é o blockchain, onde ficam todos os nós e os protocolos.

Por fim, a moeda ou token, é o ativo que é utilizado como incentivo econômico para os participantes do ecossistema da criptomoeda.

Sem dúvida, o melhor exemplo desse ecossistema é o Bitcoin, que foi a primeira moeda digital que começou a operar no mundo, como uma rede de liquidação de pagamentos, que não possui um banco central e nem um administrador.

Bitcoin e as corretoras de criptomoedas

Mas, afinal, o que são as corretoras de criptomoedas, e o que as torna necessárias? Hoje em dia uma corretora de cripto tem várias funcionalidades. 

Mas, principalmente, elas funcionam como uma interface que liga o ecossistema financeiro tradicional e o ecossistema das criptos.

Geralmente, é feito um depósito na conta bancária da corretora de cripto e, com o saldo já na sua conta, é possível iniciar os investimentos em Bitcoin. Ou em qualquer outra moeda digital que você tenha interesse, e faça parte do catálogo da corretora.

Além dessa função principal, as corretoras de criptomoedas também servem como uma forma de armazenar as suas criptomoedas de forma mais segura, dando mais tranquilidade às suas operações.

Publicidade

Enfim, as corretoras costumam oferecer outros produtos e serviços, como a Poupança, onde você pode guardar as suas criptomoedas, e gerar rendimentos superiores às que são guardadas na conta convencional.

Por fim, como citamos acima, as corretoras de criptomoedas são as responsáveis por fazer o link entre o ecossistema tradicional, e o ecossistema das criptos. 

Desse modo, é através das corretoras que você poderá realizar a conversão dos ganhos em reais e, depois, transferi-los para a sua conta, mantendo-os em segurança.

Principais elementos de uma corretora de criptomoedas

Então, resumidamente, as corretoras de criptomoedas são as prestadoras de serviço, que funcionam como uma intermediária entre a compra e venda de ativos, que, nesse caso, são as criptos, como o Bitcoin.

A diferença dessas corretoras para as tradicionais do mercado, é que as tradicionais trabalham apenas com ações.

Por atuarem como intermediárias do processo, as corretoras são extremamente importantes para quem quer comprar e vender moedas digitais.

Afinal, elas são a principal forma de realizar essas ações. Por isso,se você quer comprar Bitcoin, será necessário achar uma corretora.

Mas, além disso, quais são os elementos cruciais de uma corretora de criptomoedas? Confira um resumo sobre esses pontos abaixo!

Carteira virtual

Como as criptomoedas são moedas digitais, você precisará de uma moeda digital para guardá-las em segurança, certo? Esse é um dos principais papéis das corretoras de cripto.

Nelas, você consegue guardar todas as chaves digitais criptografadas, que permitem que você acesse os endereços públicos das suas criptomoedas.

Contas arrecadadoras

As contas arrecadadoras cuidam dos valores em dinheiro que são depositados pelos clientes, independente se destinam-se para compras futuras ou no presente.

Essas contas são de titularidade da corretora. Mas é possível utilizar o seu dinheiro depositado para realizar transações normalmente.

Ordens e de compra e ordens de venda

A criação de ordens de compra e ordens de venda de criptomoedas, facilitam muito o processo de compra e venda de Bitcoin. 

Ao invés de ficar constantemente de olho no que está acontecendo no mercado de criptos para comprar e vender, as corretoras permitem que você crie essas ordens.

Publicidade

Assim, quando o valor da criptomoeda atingir os valores que você definiu, a ordem de compra ou de venda será feita automaticamente!

Basicamente, você utilizará a ferramenta da corretora para definir o valor que considera ser suficiente para vender as suas moedas, ou para comprar. Depois, é só aguardar que outro comprador ou vendedor aceite a sua proposta, e faça a transação.

O ponto de atenção aqui é estar sempre de olho no andamento do mercado para definir valores que sejam reais. Assim, você não acaba perdendo dinheiro, e nem fazendo uma proposta que nunca vai acontecer por estar colocando um valor absurdo.

Livro de ofertas

O chamado Livro de Ofertas dentro das corretoras de cripto, se refere a uma área que permite que os clientes vejam todas as ordens, tanto de compra como de venda, que estão disponíveis na corretora. 

Assim, a ferramenta ajuda bastante a encontrar as negociações que são mais recentes.

Prazo e verificação

Por fim, outro ponto muito importante das corretoras de criptomoedas, é a verificação de autenticidade que ocorre a cada compra feita a partir de determinado valor.

Essa funcionalidade surgiu para dar mais segurança aos investidores, ponto esse que é extremamente importante quando falamos em compra e venda de Bitcoins, ou qualquer outra moeda digital.

Publicidade

Pois, uma vez feita a transação, não é possível conseguir o seu dinheiro de volta.

Por isso, para evitar fraudes, esse sistema das corretoras garante um processo muito mais seguro para os operadores de criptomoedas, e vale totalmente o preço pago pelo acesso à plataforma.

Leia também