Cartão de crédito Virtual – descubra como funciona!

Publicidade

Cartão de crédito Virtual, oferece muito mais segurança em suas compras online, descubra agora como aproveitar essas vantagens!

Publicidade

O cartão de crédito é uma opção de pagamento cada vez mais comum. Afinal, ele oferece praticidade, prazo e segurança. Além disso, permite parcelar compras de maneira simples e rápida. A ideia do cartão de crédito virtual se deu como um desdobramento do avanço tecnológico.

Publicidade

E também como uma necessidade de mais segurança nas compras com cartão, já que fraudes têm se tornado mais comuns, principalmente com o aumento expressivo de compras online.

Como o cartão de crédito virtual é algo relativamente novo. Por isso, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o funcionamento dessa nova modalidade de cartão.

Enfim, você sabe o que é um cartão de crédito virtual, como ele funciona e suas principais vantagens? Se ainda tem dúvidas sobre esse tema, continue lendo este artigo, e tire todas as suas dúvidas!

Cartão de crédito virtual: o que é e como funciona?

Trata-se de uma espécie de espelho do cartão físico. É como se fosse uma versão virtual do seu cartão físico. Contudo, ele possui uma numeração diferente.

Além disso, ambos também possuem datas de validade diferentes. Afinal, você só pode usar o cartão virtual apenas uma vez para cada transação. Pois ele se torna automaticamente inválido após o uso em uma compra.

Esse tipo de cartão é muito útil para compras online, quando você sente receio de ser vítima de algum golpe e, por isso, não gostaria de informar o número do seu cartão de crédito em um site.

Você pode solicitar a versão virtual ao banco, pois terá uma numeração específica apenas para aquela compra. Desse modo, você não terá que informar o número do seu cartão físico.

No que se refere ao funcionamento, só é possível utilizar o cartão de crédito virtual para efetuar compras online, sejam nacionais ou internacionais.

É necessário que você já possua um cartão físico de alguma operadora, para solicitar a sua versão virtual.

Além disso, também é importante ressaltar que é possível solicitar o cartão de crédito virtual várias vezes. Pois cada solicitação atenderá apenas a um único uso, expirando em seguida, como dissemos.

As instituições financeiras que já oferecem essa opção, não cobram taxa de manutenção para essa modalidade. Portanto, você pode solicitar sem custos.

Como pagar a fatura do cartão de crédito virtual?

O pagamento das compras feitas com o cartão virtual, é na mesma fatura do cartão físico.

Como é necessário ter a versão física para solicitar a versão virtual, a cobrança constará na própria fatura do cartão.

Geralmente, as instituições enviam as faturas para os clientes de diferentes formas, como por e-mail, via correspondência, ou mesmo disponibilizada em aplicativo específico ou no site do banco.

Existem bancos que destacam as compras realizadas com o cartão virtual, para ajudar o cliente a identificá-las na fatura.

Já o pagamento pode ser feito de diversas formas, como em agências bancárias, site ou aplicativo do banco.

Quais as diferenças entre o cartão virtual e o cartão digital?

Apesar das semelhanças entre os nomes, o cartão virtual não é a mesma coisa que o cartão digital. Tanto as características quanto os objetivos dos dois produtos são diferentes.

O cartão de crédito virtual é uma versão do seu cartão físico, que vem com outro número para dar mais segurança em compras online. É uma versão temporária do cartão.

Já o cartão digital se trata de um cartão físico, que podemos obter por meio de um processo online de abertura da conta de crédito. Assim, é um cartão físico obtido por meios digitais.

Podemos gerenciá-los via aplicativos, de modo que todas as ações podem ser feitas por esse meio, inclusive acompanhamento das movimentações, acesso às faturas e pagamentos.

Os cartões digitais se popularizaram bastante pois, em geral não cobram anuidade, e exigem menos burocracia na solicitação.

As fintechs são as principais ofertantes deste tipo de cartão no mercado, e o Nubank foi um dos precursores desse produto. 

Principais vantagens

Essa modalidade de cartão oferece uma série de vantagens. Dentre elas, podemos citar:

  • Segurança nas compras online;
  • Não há cobrança extra de taxas de manutenção ou das operações;
  • Aumenta a segurança, pois é possível definir o limite do cartão para cada compra que você irá realizar;
  • É necessário ter o número do cartão virtual para realizar a compra;
  • Após efetuar a compra, o cartão de crédito virtual expira, e a numeração provisória é excluída;
  • Evita a possibilidade de o cartão ser clonado;
  • Podemos solicitar mais de uma vez, sempre que desejar fazer uma compra que não considera segura;
  • A cobrança será na própria fatura do cartão de crédito físico.

Quais são os bancos oferecem essa modalidade de cartão no Brasil?

Trata-se de um produto ainda recente no país. Desse modo, nem todas as empresas financeiras e bancos disponibilizam esse produto. Contudo, cada vez mais, ele tem se tornado uma realidade, de modo que os bancos já estão começando a trabalhar com ele.

Atualmente, você já pode solicitar o cartão virtual com os seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Nubank, Paypal e Santander.

Em geral, é possível solicitar no próprio aplicativo do cartão. Basta acessar e solicitar a versão virtual, com o número sendo gerado em seguida. Então, você já terá acesso à numeração provisória para fazer a sua compra online com mais segurança.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o cartão de crédito virtual, considere essa opção para a realização de compras online mais seguras.

Gostou do texto? Aqui no blog Genyotech, você encontra tudo sobre Cartões de crédito, Empréstimos, Investimentos e Educação Financeira. Confira!

Leia também