Como comprar ações na Bolsa de Valores – confira aqui

Uma das dúvidas mais comuns de quem deseja investir na Bolsa de Valores, é como comprar ações. Então, continue conosco e saiba mais sobre esse tipo de investimento, e os principais passos de como comprar ações a Bolsa de Valores. Todos querem ter uma renda extra, ou chegarem na aposentadoria com melhores condições de vida. […]

Por Miguel Oliveira, em 30/09/2021

Uma das dúvidas mais comuns de quem deseja investir na Bolsa de Valores, é como comprar ações. Então, continue conosco e saiba mais sobre esse tipo de investimento, e os principais passos de como comprar ações a Bolsa de Valores.

Todos querem ter uma renda extra, ou chegarem na aposentadoria com melhores condições de vida. E uma das formas de se conseguir isso é investindo. Porém, como mencionamos, o que impede a maioria das pessoas é a falta de conhecimento.

Por isso, trouxemos aqui as principais informações que você precisa de como comprar ações na Bolsa de Valores, caso tenha a intenção de começar a investir em ações.

Qual o melhor momento para começar a comprar ações?

Muitas pessoas se perguntam se é o momento certo para começar a investir em ações, ou se realmente existe um momento ideal.

Quando se ganha o primeiro salário na vida, você acha que está novo demais, que é muito complicado, e acaba deixando para depois.

Ou, quando se está mais velho, você acaba se convencendo de que não tem mais idade para começar a investir na Bolsa de Valores, e mais uma vez acaba deixando essa oportunidade passar.

Portanto, o maior problema das pessoas é o fato de acreditarem que há um momento certo para começar a investir.

Mas, se pararmos para pensar se realmente existe o momento ideal, o que podemos afirmar é que esse momento é agora mesmo!

Você não precisa chegar na idade “X” ou ter o emprego “Y” para começar a comprar ações, ou realizar qualquer outro tipo de investimento. Você pode começar hoje, e com pouco dinheiro.

Os lucros virão com o passar dos anos. Dessa forma, quanto mais cedo iniciarmos, maiores serão as chances de obtermos o retorno financeiro desejado, e dentro do esperado.

Por isso, não fique postergando essa chance, se você chegou até aqui, certamente tem a intenção de começar a investir, mas não sabe bem como fazer.

Portanto, continue lendo, e confira o passo a passo completo de como comprar ações na Bolsa de Valores. Assim, seus sonhos ficarão cada vez mais próximos de se realizarem.

Passo a passo para comprar ações na Bolsa de Valores

Confira a seguir quais são os primeiros passos que você deve dar para começar a investir em ações.

Escolhendo a corretora

Em primeiro lugar, você deve encontrar a corretora certa. A corretora é a empresa responsável por fazer o intermédio entre o cliente, e a compra dos títulos das empresas.

Mas é importante você pesquisar bastante sobre a corretora que pretende investir o seu dinheiro. Por isso, ela deve lhe oferecer maior segurança, e todo o suporte necessário.

Além disso, verifique também as cobranças de taxas. Algumas corretoras não cobram pela abertura da conta, não cobram corretagem, manutenção da conta, e nem mesmo pelo investimento.

E, por fim, certifique-se de que ela tem uma boa estrutura para lhe atender, como plataformas, aplicativo, site, central de atendimento e outros.

Identifique seu perfil de investidor

Encontrou a corretora e abriu a sua conta? Então, você está pronto para dar o segundo passo, que é definir o seu perfil de investidor. Existem 3 perfis: conservadoras, moderadoras e arrojadas.

Aqueles que se encaixam no perfil conservador, costumam buscar por investimentos mais seguros, onde a rentabilidade é baixa, mas não há grande riscos de perder.

Pessoas que se enquadram no perfil arrojado estão mais dispostas a correr riscos. Mas não tanto quanto os arrojados, esses sim estão dispostos a investir sem medo.

Planejamento

No momento em que você se encontra dentro do mercado financeiro, é interessante planejar o seu futuro.

Desse modo, procure definir quais são os seus objetivos ao investir em ações, planeje e separe em curto, médio e longo prazo para ter uma noção melhor do tempo para alcançar cada objetivo, e do quanto será preciso investir.

Ainda nessa linha de estratégia e de planejamento, nossa próxima dica é que você monte um plano para o seu investimento.

Afinal de contas, investir sem planejar é um grande risco, e pode não ser bom para você e os seus objetivos futuros.

Sendo assim, é interessante que você pense o quanto pretende investir mensalmente.

Pense da seguinte forma: se você trabalha e ganha uma determinada quantia por mês, quanto você está disposto a comprometer desse salário para poder garantir um bom investimento? 30%,20%, 15%?

A porcentagem é você quem define de acordo com o que você busca, e aonde pretende chegar com o seu investimento.

Escolhendo as ações

Depois de abrir uma conta na corretora que escolheu, é hora de definir em quais empresas você pretende investir.

Feito isso, basta acessar o Home Broker da corretora, e enviar a ordem de compra da quantidade de ações que pretende comprar da empresa, ou das empresas que escolheu.

É muito simples e prático comprar ações hoje em dia.

Melhores ações para 2021: como escolher?

Escolher as melhores ações depende do seu perfil, disposição a investir, objetivos e capital disponível.

Além disso, também é importante acompanhar a valorização e a desvalorização das ações com um certo distanciamento. Ou seja, antecipando as oscilações de mercado.

Apesar de parecer óbvio, é extremamente importante saber o momento certo de comprar ações. Devemos comprar no menor preço, e vender no maior preço possível.

Verifique também o crescimento das empresas no longo prazo. Isso te ajuda a encontrar empresas mais sólidas para investir.

CONHEÇA A CORRETORA RICO

Você permanecerá no site atual

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância GenyoTech solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. GenyoTech gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes GenyoTech é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em GenyoTech podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em GenyoTech são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.