Uma das dúvidas mais comuns de quem deseja investir na Bolsa de Valores, é como comprar ações. Então, continue conosco e saiba mais sobre esse tipo de investimento, e os principais passos de como comprar ações a Bolsa de Valores.
Todos querem ter uma renda extra, ou chegarem na aposentadoria com melhores condições de vida. E uma das formas de se conseguir isso é investindo. Porém, como mencionamos, o que impede a maioria das pessoas é a falta de conhecimento.
Por isso, trouxemos aqui as principais informações que você precisa de como comprar ações na Bolsa de Valores, caso tenha a intenção de começar a investir em ações.
Qual o melhor momento para começar a comprar ações?
Muitas pessoas se perguntam se é o momento certo para começar a investir em ações, ou se realmente existe um momento ideal.
Quando se ganha o primeiro salário na vida, você acha que está novo demais, que é muito complicado, e acaba deixando para depois.
Ou, quando se está mais velho, você acaba se convencendo de que não tem mais idade para começar a investir na Bolsa de Valores, e mais uma vez acaba deixando essa oportunidade passar.
Portanto, o maior problema das pessoas é o fato de acreditarem que há um momento certo para começar a investir.
Mas, se pararmos para pensar se realmente existe o momento ideal, o que podemos afirmar é que esse momento é agora mesmo!
Você não precisa chegar na idade “X” ou ter o emprego “Y” para começar a comprar ações, ou realizar qualquer outro tipo de investimento. Você pode começar hoje, e com pouco dinheiro.
Os lucros virão com o passar dos anos. Dessa forma, quanto mais cedo iniciarmos, maiores serão as chances de obtermos o retorno financeiro desejado, e dentro do esperado.
Por isso, não fique postergando essa chance, se você chegou até aqui, certamente tem a intenção de começar a investir, mas não sabe bem como fazer.
Portanto, continue lendo, e confira o passo a passo completo de como comprar ações na Bolsa de Valores. Assim, seus sonhos ficarão cada vez mais próximos de se realizarem.
Passo a passo para comprar ações na Bolsa de Valores
Confira a seguir quais são os primeiros passos que você deve dar para começar a investir em ações.
Escolhendo a corretora
Em primeiro lugar, você deve encontrar a corretora certa. A corretora é a empresa responsável por fazer o intermédio entre o cliente, e a compra dos títulos das empresas.
Mas é importante você pesquisar bastante sobre a corretora que pretende investir o seu dinheiro. Por isso, ela deve lhe oferecer maior segurança, e todo o suporte necessário.
Além disso, verifique também as cobranças de taxas. Algumas corretoras não cobram pela abertura da conta, não cobram corretagem, manutenção da conta, e nem mesmo pelo investimento.
E, por fim, certifique-se de que ela tem uma boa estrutura para lhe atender, como plataformas, aplicativo, site, central de atendimento e outros.
Identifique seu perfil de investidor
Encontrou a corretora e abriu a sua conta? Então, você está pronto para dar o segundo passo, que é definir o seu perfil de investidor. Existem 3 perfis: conservadoras, moderadoras e arrojadas.
Aqueles que se encaixam no perfil conservador, costumam buscar por investimentos mais seguros, onde a rentabilidade é baixa, mas não há grande riscos de perder.
Pessoas que se enquadram no perfil arrojado estão mais dispostas a correr riscos. Mas não tanto quanto os arrojados, esses sim estão dispostos a investir sem medo.
Planejamento
No momento em que você se encontra dentro do mercado financeiro, é interessante planejar o seu futuro.
Desse modo, procure definir quais são os seus objetivos ao investir em ações, planeje e separe em curto, médio e longo prazo para ter uma noção melhor do tempo para alcançar cada objetivo, e do quanto será preciso investir.
Ainda nessa linha de estratégia e de planejamento, nossa próxima dica é que você monte um plano para o seu investimento.
Afinal de contas, investir sem planejar é um grande risco, e pode não ser bom para você e os seus objetivos futuros.
Sendo assim, é interessante que você pense o quanto pretende investir mensalmente.
Pense da seguinte forma: se você trabalha e ganha uma determinada quantia por mês, quanto você está disposto a comprometer desse salário para poder garantir um bom investimento? 30%,20%, 15%?
A porcentagem é você quem define de acordo com o que você busca, e aonde pretende chegar com o seu investimento.
Escolhendo as ações
Depois de abrir uma conta na corretora que escolheu, é hora de definir em quais empresas você pretende investir.
Feito isso, basta acessar o Home Broker da corretora, e enviar a ordem de compra da quantidade de ações que pretende comprar da empresa, ou das empresas que escolheu.
É muito simples e prático comprar ações hoje em dia.
Melhores ações para 2021: como escolher?
Escolher as melhores ações depende do seu perfil, disposição a investir, objetivos e capital disponível.
Além disso, também é importante acompanhar a valorização e a desvalorização das ações com um certo distanciamento. Ou seja, antecipando as oscilações de mercado.
Apesar de parecer óbvio, é extremamente importante saber o momento certo de comprar ações. Devemos comprar no menor preço, e vender no maior preço possível.
Verifique também o crescimento das empresas no longo prazo. Isso te ajuda a encontrar empresas mais sólidas para investir.