Corretora Rico é confiável para investimentos?

Publicidade

A Corretora Rico possui conta digital com facilidade para investir e acompanhar seus investimentos. Entenda melhor esse mercado e tenha mais segurança para investir.

Publicidade

Uma das formas de investir no mercado financeiro é através de uma corretora de valores. São muitas no mercado, com serviços que atraem o cliente por possuírem menores taxas .

Publicidade

Dentre elas, temos a Corretora Rico.

A Corretora Rico é uma opção para quem curte o formato digital de serviços. Assim, ela funciona apenas digitalmente, com um nome sólido no mercado e diversos atrativos oferecidos aos clientes.

Confira mais informações abaixo!

Entenda o que é e como funciona a corretora Rico Investimentos

Corretora é uma empresa intermediária responsável pela compra e venda de produtos financeiros para o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.

Em outras palavras, é o seu contato para comprar ações na Bolsa de Valores, debêntures, títulos públicos, dentre outros.

Enquanto pessoa física portadora de um CPF, você não consegue comprar ações. Essa foi uma forma que o mercado financeiro encontrou para controlar o mundo dos investimentos.

Publicidade

Essa medida evita golpes e reduz a quantidade de análises de clientes. Dessa maneira, cada corretora verifica o cadastro dos seus clientes. Logo, caso haja fraudes, é a corretora a responsável.

Assim, como todos precisamos de uma empresa para investir no mercado de valores, a Corretora Rico é uma opção tanto para iniciantes quanto para avançados.

Em suma, ela orienta, realiza a compra e venda de ativos e aponta os possíveis investimentos de acordo com seu perfil.

Tipos de investimentos da Corretora Rico

A corretora Rico oferece a seus clientes dois investimentos: renda fixa (o qual você sabe quanto vai ganhar) e variável (atrelado a um índice e com valor final de rentabilidade não determinado).

São exemplos de investimentos com renda fixa:

  • Tesouro Direto: títulos do governo federal;
  • CDB: certificado de depósito bancário;
  • LC: letra de câmbio;
  • LCI/LCA: letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio.

São exemplos de investimentos com renda variável:

  • Ações;
  • Fundos Imobiliários (FIIs);
  • ETFs;
  • Fundos de Investimento.

Todos os investimentos ofertados contam com as devidas orientações dos corretores. Com isso, é possível investir sempre de acordo com o seu perfil.

Serviços da Corretora Rico

A Rico Investimentos oferece orientação para a aquisição de produtos financeiros. Vale destacar que esse processo geralmente é realizado por gerentes de investimentos.

Como diferencial, a empresa oferece ainda alguns serviços extras. São eles:

  • Carteiras recomendadas: de acordo com seu perfil de investidor, o cliente recebe indicações de aquisição. Assim, fica mais fácil escolher seus ativos diante de tantas possibilidades.
  • Aplicação automática: é possível agendar de forma automática os investimentos, sem que precise acessar diariamente o site ou o aplicativo. Uma vez definido o perfil de investimento, as transações ocorrem virtualmente e de maneira automática. Portanto, o cliente só precisa  acompanhar sua rentabilidade. Assim, economiza seu tempo.
  • Simulador: através do simulador você consegue prever seus ganhos antes de investir de fato. Dessa maneira, você define um valor, escolhe um produto, aplica e simula o lucro em médio e longo prazo.

Taxas da Corretora Rico

Todos os serviços de corretagem possuem um custo, seja nos investimentos da Corretora Rico ou em uma concorrente. O valor a ser pago por uma prestação de serviços desse tipo é chamado de taxa de corretagem.

A empresa oferece taxa zero para investimentos em renda fixa, uma das poucas no mercado a fazer isso. Afinal, são de baixo risco e oferecem maior segurança ao cliente. Isso porque é possível saber exatamente quanto a transação renderá ao final do prazo.

Já para os investimentos conhecidos como “variáveis”, a taxa varia de acordo com a aquisição. Na renda variável, a Corretora Rico tem taxas que vão de 5% a 10% do valor investido.

Publicidade

A Corretora Rico é confiável?

São muitas as corretoras no mercado e cada cliente possui uma opinião sobre a sua. Entretanto, os clientes concordam que a corretora Rico é confiável.

Afinal, ela possui credibilidade e respaldo no mercado por anos de trabalho bem-sucedido com os clientes.

O método de trabalho de empresas desse segmento é bem parecido e, na maioria das vezes, oferecem taxas iguais.

Portanto, o que modifica na escolha do cliente são os serviços oferecidos, a qualidade no atendimento ao cliente e funcionalidade do site e do aplicativo.

Assim, é importante que o investidor analise se essa empresa está em sintonia com os seus objetivos e se tem condições de proporcionar uma experiência segura.

De fato, o seu site é intuitivo e o aplicativo é de fácil manejo. Contudo, vale a pena passar pela fase de experimentação, com o objetivo de verificar a segurança e a forma de atuar da empresa.

Desvantagens

Lembramos, porém, que o mercado de investimentos atende os interesses do investidor e da corretora. Dessa forma, com as taxas dos serviços prestados, a corretora, que é uma empresa, paga suas despesas e obtém seu lucro.

Nesse sentido, a Rico cobra no mínimo 40 reais por transação de ações na bolsa de valores, caso as ordens sejam executadas pelos canais de atendimento. Para evitar essas taxas, o investidor deve operar utilizando as plataformas digitais.

Além disso, por ser uma corretora digital, ela não oferece o atendimento presencial. Caso essa seja sua preferência, isso deve ser considerado na escolha.

Por fim, além das taxas de corretagem, alguns investimentos são tributados por impostos, como ISS, PIS e COFINS.

Portanto, cabe lembrar que o investidor deve observar não só os rendimentos dos investimentos, mas também a quantidade de operações realizadas, as taxas e os impostos pagos.

Publicidade

Perfil do Reclame Aqui

Assim como as grandes empresas no mercado, existe um Rico Reclame Aqui. Este é um espaço democrático, criado para os consumidores explanarem seus pontos de vista em relação à marca.

Geralmente, as empresas respondem às solicitações ou reclamações através do site.

O perfil Rico Reclame Aqui existe há mais de nove anos. Nesse período, temos reclamações de clientes dos mais diversos tipos.

Em resumo, a empresa respondeu mais de 96% das mensagens de todos os clientes, sejam positivas ou negativas. Consequentemente, isso prova o comprometimento da empresa em ouvir os seus investidores.

São mais de 3 mil mensagens, sendo mais de 90% solucionadas. No geral, são dúvidas de funcionamento ou clientes que não conseguiram acessar o site e realizar transações.

Vale ressaltar que nenhuma postagem de investidores do Rico Reclame Aqui reflete em perda de valores ou cancelamento de conta.

Como abrir uma conta na Rico?

O processo de abertura na Rico é rápido, simples e online. E o melhor, é gratuito!

Você só precisa passar por três etapas:

1. Abrir sua conta: será necessário ter em mão seu RG, CNG ou RNE, comprovante de endereço e conta bancária

2. Transferir seu dinheiro: Faça uma transferência de sua conta pessoal para a conta na Rico.

3. Escolher o investimento: Após definir seu perfil de investidor, escolha uma das sugestões da corretora ou as opções de sua preferência.

Pronto! Agora é só escolher o melhor investimento e começar a fazer seu dinheiro render. Muito simples, não é mesmo?

Conclusão

A Corretora Rica é uma empresa em atuação no mercado há mais de 10 anos. Conta com mais de 13 milhões de reais investidos e mais de 300 mil clientes.

Publicidade

Portanto, é uma grande corretora no mercado nacional.

Como toda corretora, há pontos positivos e negativos a serem avaliados por seus clientes. Vale analisar com calma o site e se cadastrar gratuitamente, com o objetivo de comprovar se ela atende suas necessidades.

Leia também