Como fazer um empréstimo para abrir uma empresa em 2021

Publicidade

Fazer um empréstimo pode ser uma tarefa simples, e para que você saiba como agir, acompanhe conosco os principais pontos e condições oferecidas para solicitar o seu crédito.

Publicidade

Já pensou em utilizar um empréstimo para abrir uma empresa?

De acordo com dados divulgados no Portal do Empreendedor, desde que a pandemia do novo coronavírus iniciou, milhões de pessoas abriram seu próprio negócio. Diante da crise e do desemprego crescente, as pessoas buscam soluções para manter sua qualidade de vida.

Publicidade

Porém, como a maioria das pessoas tem pouco ou nenhum dinheiro, surge a dúvida: vale a pena utilizar o empréstimo para abrir um negócio próprio?

Responder essa pergunta é o nosso objetivo principal hoje. Confira mais detalhes abaixo.

Quanto dinheiro você precisa para abrir uma empresa?

As pessoas que desejam abrir uma empresa sempre reclamam essencialmente de dois problemas: a grande burocracia existente no país e o valor elevado para realizar essa abertura.

Publicidade

Nesse sentido, muitos empreendedores recorrem a empréstimo para abrir uma empresa.

A abertura de uma empresa, nos termos legais, fora os gastos com a manutenção (aluguel, água e energia) é algo que varia de estado para estado e que dependerá da empresa que está sendo aberta.

Isso porque cada estado define os valores a serem cobrados, especialmente o relativo ao DARE.

Esses são os seguintes documentos que o empreendedor precisa ter para abrir seu negócio:

  • DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais);
  • Junta Comercial;
  • Certificado Digital;
  • Consultoria;
  • DARF (Documento de Arrecadação de Receita Federais).

Será necessário que você gaste com todos esses elementos, para que então possa ter a base mínima para abrir a sua empresa.

Diante desse cenário de gastos variados, utilizar o empréstimo para abrir uma empresa pode ser um excelente investimento.

Dá para abrir um negócio sem guardar capital?

Temos a ilusão que abrir uma empresa sem capital social é impossível. Isso é falso! Caso contrário, como explicaríamos o sucesso de pessoas que começaram do zero.

A verdade é que o dinheiro é parte dos requisitos exigidos para abrir uma empresa. Dessa forma, mesmo que você não tenha capital guardado para começar o seu negócio, pode conseguir esse dinheiro emprestado.

Atualmente, graças aos empréstimos ofertado por correspondentes financeiros, você terá em mãos o necessário para abrir sua empresa.

Se você confia no seu potencial, mas não possui o dinheiro para abrir sua própria empresa, fazer um empréstimo é uma boa solução.

Para abrir uma empresa da forma correta, precisará de dinheiro que consiga atender esses três pilares:

  • Documentação: todos aqueles listados anteriormente;
  • Manutenção básica: gastos essenciais para o seu negócio começar a funcionar;
  • Reserva: é o essencial para estar minimamente preparado para imprevistos.

Analisando esses três pontos, pode parecer algo assustador e que exigirá muito dinheiro. Entretanto, considerando que você está começando agora, e com pouco dinheiro, sabemos que os gastos com a manutenção e o dinheiro destinado à reserva serão mínimos.

Quando solicitar um empréstimo para abrir uma empresa pode ser útil?

  • CET – quando você observar que o Custo Efetivo Total do empréstimo será compensado depois e se encaixa no seu orçamento. O CET engloba todos os custos do empréstimo. Nele temos os juros, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), tributos, seguros, etc.
  • Quando você tem pouco ou nenhum dinheiro para começar – abrir uma empresa sem dinheiro algum é algo difícil e perigoso. É sempre bom ter capital para fazer os gastos com aqueles três pilares, ou seja, a documentação, manutenção e reserva.
  • Quando você tiver certeza que seu negócio irá funcionar – pode parecer muito subjetivo, mas o empreendedor consegue sentir quando seu negócio tem alta possibilidade para decolar através de pesquisas e análises de mercado.

Vantagens de contratar empréstimo para abrir uma empresa

  • Garantia de que, caso algo dê errado, haverá uma reserva de emergência para suprir as necessidades do negócio;
  • Dinheiro em mãos para pagar todas as custas com documentação;
  • Investimento inicial garantido;
  • Pouquíssimas chances de sua análise ser reprovada;
  • Atender completamente as necessidades dos MEIs, os denominados Microempreendedores Individuais;
  • Não há exigência de apresentar plano de negócio – não precisa que comprove a vontade de abrir uma empresa.

Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Como dito anteriormente, é possível abrir uma empresa com pouco dinheiro. Todavia, algumas coisas serão ainda mais essenciais.

É imprescindível que você tenha um excelente plano de negócio para sua empresa alcançar o sucesso. Mesmo que ele não seja uma exigência para contratar um empréstimo, é extremamente necessário para guiar o empreendimento para o caminho correto.

Publicidade

Assim, considerando que você possui capital limitado, não há possibilidade de gastar em áreas não planejadas. Por isso, um plano de negócio completo e bem elaborado será uma excelente bússola para orientá-lo.

Além disso, algumas outras dicas devem ser seguidas:

  • Calcule todos os gastos com a documentação, manutenção e reserva de emergência;
  • Delimite quais serão os itens essenciais que precisará inicialmente para abrir a empresa – computador, mesa, espaço, etc;
  • Siga seu plano de negócio atentamente;
  • Ao fazer o empréstimo, coloque parcelas que se encaixem em seu orçamento mensal

Aprenda a fazer um empréstimo através de um correspondente bancário

Com o empréstimo oferecido por correspondentes, você estará em um ambiente familiar, acolhedor e que se encaixa no seu bolso.

Antes de fazer o empréstimo, faça as devidas simulações nas plataformas. Bons correspondentes bancários disponibilizam o valor cobrado pelo CET.

Além disso, você perceberá que durante as simulações, a medida que for alterando o número de parcelas, o valor final do CET também será alterado.

Geralmente, você consegue empréstimos de R$ 300 a R$ 2.500. Após ser aprovado, dentro de 24 horas seu dinheiro estará em sua conta.

Outro benefício que você precisa saber é que a burocracia aqui é mínima. Dessa maneira, não há análise de crédito. Posteriormente, você terá que preencher os seus dados, informar a conta para depósito do dinheiro e aguardar.

Conclusão

Aprendemos nesse artigo que é perfeitamente possível utilizar um empréstimo para abrir uma empresa.

Porém, antes de fazer o empréstimo, você deve saber exatamente o valor que precisa. Assim, você evita pegar valor emprestado diferente daquele que realmente precisa.

Leia também