Como ser Rico: 4 motivos para mudar sua forma de pensar

Publicidade

Quando pensamos positivo nossas atitudes e hábitos são moldados, redirecionando nossa vida. Que tal mudar sua mentalidade? Confira aqui os pensamentos que te impedem de ser rico.

Publicidade

Nossa mente controla nossas ações. Assim, somos responsáveis por direcionar nossa energia para um foco.

Publicidade

Portanto, quando pensamos positivamente há uma tendência de canalizarmos nosso foco para alcançar resultados positivos. Da mesma maneira, o inverso também é verdadeiro.

Assim sendo, pensamentos positivos podem ser os grandes responsáveis por gerar fortunas.

Mas, você sabe o que os ricos pensam?

Confira a seguir.

Pensamento da riqueza – O início

Muitos estudos focam na capacidade de uma pessoa se tornar rica. Em resumo, ela precisa entender de finanças pessoais e de empreendimentos para enriquecer.

Contudo, sua mentalidade também deve mudar.

Segundo Steven Siebold, autor do livro “How Rich People Think”, o pensamento de um rico difere em relação ao dinheiro de um trabalhador de classe média.

Segundo a pesquisa de Steven Siebold, na qual entrevistou mais de mil milionários, um resultado não foi surpreendente: os ricos pensam em ganhar mais dinheiro, enquanto a classe média quer economizar apenas para somar números na conta bancária.

A visão diferenciada sobre ter um saldo alto no banco gera resultados diferentes.

Na maioria das vezes, os ricos não se importam com o montante guardado. Eles focam no padrão de vida que desejam ter e/ou aumentar.

Dessa maneira, conquistam o valor necessário para o seu objetivo. A classe média, por sua vez, economiza dinheiro sem ter um grande objetivo. Assim, quando não temos um destino definido, qualquer caminho serve.

Publicidade

1. Pensamentos que não te deixam ser rico

Certamente, a questão aqui não é a força do pensamento. Em outras palavras, não é apenas pensando em ficar rico que você conseguirá se tornar rico.

O pensamento exprime a forma como você enxerga a vida e como direcionará as suas atitudes.

São alguns exemplos:

Não consigo comprar isso”

Se você pré-determina que não consegue, como quer mudar a realidade? Segundo o livro Pai Rico Pai Pobre, de Kiyosaki, a forma de modificar esse pensamento é focar em “o que posso fazer para comprar isso”.

Na maioria das situações, você precisa apenas de planejamento financeiro para alcançar seus objetivos e sua qualidade de vida. Apesar de todas as coisas terem custo, você pode adequar determinados desejos a sua realidade econômica.

Amanhã eu faço isso”

Os ricos sabem que para conquistar algo necessitam levantar da cadeira, estudar o assunto, procurar especialistas e iniciar seu planejamento quanto antes.

Às vezes, a oportunidade de prosperar é algo de momento e deixar para amanhã significa perdê-la. Pensamento e riqueza significam também atitude.

Dessa maneira, mexa-se e planeje seu futuro agora mesmo.

Quero um emprego melhor”

Não é ruim querer um emprego melhor para ganhar mais. Todavia, um dos principais pensamentos de prosperidade é focar em ser o dono da empresa e não trabalhar para alguém.

Os ricos querem ser donos do seu negócio e não ter um salário pré-determinado. Além disso, querem a maior margem de lucro possível e não deixar outra pessoa mais rica vendendo sua hora de trabalho.

2. Atitudes que te impedem de ser rico

Não adianta ter todo o conhecimento teórico sobre finanças se suas atitudes ainda são de classe média. Nesse caso, o segredo é agir e sair da teoria.

Publicidade

Algumas ações podem te atrapalhar no objetivo. Veja a seguir:

  • Não ter foco: muitas pessoas são empreendedores em potencial, mas, diante de tantas ideias, estacionam. Assim, se lançam em vários investimentos simultaneamente, não aguardam o período de adaptação e perdem dinheiro. Por isso, escolha um objetivo e foque nele.
  • Não controlar os gatos: um dos obstáculos de como ser rico é gastar desenfreadamente quando há uma receita extra. Caso queira reinvestir e aumentar sua fortuna, é preciso cautela e planejamento.
  • Desistir na primeira queda: leia sobre milionários de sucesso e como eles se ergueram. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, por exemplo, enfrentou ao menos três processos de falência.
  • Investir apenas quando sobrar dinheiro: talvez esta oportunidade nunca surja. Os ricos criam oportunidades e arriscam, com muito estudo para garantir os lucros do negócio.

3. Como mudar a mentalidade para ser rico

Mudar a forma de pensar não é nada do dia para a noite. O processo é gradativo e envolve confiabilidade de sua mente em acreditar em novas perspectivas de vida.

Logo, não adianta ter todos os livros sobre como ser rico se você não consegue absorver a ideia.

Para mudar sua mentalidade, você precisa também modificar a maneira de ver a vida.

Primeiramente, pense no futuro como algo palpável, realizável, algo que necessite apenas de um pouco de tempo para se concretizar. Nesse sentido, insira a ideia de se tornar rico.

Além disso, alimente essa ideia diariamente. Será a sua motivação diária e a sua energia revigorante.

Atletas utilizam essas mesmas estratégias sejam para ser o melhor em uma prova individual ou conquistar a taça do campeonato. Antes de qualquer coisa, eles se motivam com o pensamento no resultado.

Um dos pensamentos para ser rico é pensar em se tornar rico.

4. Pensamentos de rico que funcionam

Muitas ideias passam na cabeça dos milionários e nem todas perduram. Como resultado, eles eliminam rapidamente o que não é produtivo ou executável.

Contudo, alguns pensamentos sobre ser rico são comuns a todos os milionários.

Um dos pensamentos dos ricos que funcionam é: “preciso me esforçar para conquistar mais”.

A zona de conforto é o principal problema para quem quer enriquecer. “Se eu ganho bem, por que sair do conforto?”. Para enriquecer você precisa eliminar esse pensamento da sua vida.

Publicidade

Além disso, o pensamento “Preciso aprender mais sobre o meu negócio” também é importante para o aprendizado de como ser rico. Dessa maneira, você reduz os riscos e aumenta os resultados.

Quanto mais conhecimento tiver de uma determinada área, maiores são as oportunidades para solidificar a sua fortuna. A maioria dos milionários são especialistas nos seus negócios.

Por último, “Estudar economia é preciso” também é um dos pensamentos para ser rico com garantia de sucesso. Por isso, entenda ao máximo a economia de seu país.

Para investir em qualquer segmento econômico, compreenda como funciona o mercado e quais as possibilidades de ampliação futura do seu negócio.

Conclusão

Os principais pensamentos para ser rico nos ensinam o quanto é importante ter a mente aberta às novas possibilidades. Pense grande e faça mais ainda!

Tornar-se rico é um processo de médio e longo prazo e, em muitos casos, exige trabalho árduo. Contudo, com foco no sucesso e uma mente preparada para isso, o processo é atingível.

Por fim, quer conhecer outras estratégias e inseri- las no seu dia a dia?

Leia também