ESG: saiba o que é, como investir e os principais benefícios

Publicidade

Elaboramos esse conteúdo especialmente para te contar tudo o que você precisa saber sobre os investimentos em ESG, antes de começar a se aventurar por essas terras!

Publicidade
Fonte: Google Imagens

Nos últimos anos, pudemos observar uma crescente preocupação com a questão da sustentabilidade, que passou a ser foco de atenção em diversos aspectos da nossa sociedade.

Publicidade

Dentro desse cenário, no mundo dos investimentos não foi diferente. Para acompanhar as mudanças, criou-se os fundos ESG, que se tornaram grandes exemplos da importância que a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental possuem.

Por isso, se você já ouviu falar sobre ESG ou começou a pesquisar, deve ter visto que esses fundos têm tudo a ver com investimentos sustentáveis, e ficaram mais conhecidos entre os investidores como os “fundos verdes”.

Publicidade

Com esses investimentos na carteira, os investidores conseguem criar uma nova perspectiva sobre os ativos e a importância da sustentabilidade.

Quer entender melhor sobre esses ativos, o que são, como funcionam e as suas possibilidades de trabalhar com eles? Então, vem com a gente conferir todas essas informações e tirar as suas dúvidas.

Afinal, o que é um investimento em ESG?

Para entender do que se trata um investimento ESG, você precisa saber de cor e salteado o significado dessa sigla.

ESG significa Environment Social Governance que, na verdade, são três temas muito importantes quando falamos em sustentabilidade. Eles se tornaram os pilares desse tipo de investimento.

Dentro do mercado financeiro, o termo ESG é utilizado para identificar negócios que possuem sustentabilidade empresarial. Ou seja, para destacar os negócios que focam em gerar impacto para além da esfera financeira.

Esses três critérios, portanto, funcionam como os “guias” para observar o comportamento e o cotidiano de todas essas empresas, e verificar o que está sendo feito de construtivo.

Por exemplo, no critério de meio ambiente (environment), pode-se destacar atividades e projetos como a redução de exploração de matérias primas, políticas voltadas para a proteção do meio ambiente, eliminação ou redução de poluentes e etc.

No critério social, o cuidado com a segurança no trabalho e uma remuneração justa, e adequada são ótimos exemplos.

Já no quesito governança, podemos destacar a transparência das informações, diversidade e gestão qualificada dentro das empresas.

Desse modo, o cenário perfeito e ideal ocorre quando as empresas conseguem apresentar altos níveis em todos esses 3 critérios.

Investimentos ESG: o que são?

Bom! Tendo como base tudo o que discutimos até agora, é evidente afirmar que os investimentos ESG estão voltados para investimentos em empresas com bons fatores de sustentabilidade.

Publicidade

Nesses tipos de investimentos, os três critérios que citamos acima são utilizados como fatores decisivos na decisão de investimento.

Geralmente, os investimentos ESG estão alocados em fundos de investimentos, onde vários investidores (cotistas) colocam os seus recursos no fundo, e o montante é alocado em empresas sustentáveis.

Existem várias opções de fundos ESG. Mas, no mercado financeiro brasileiro, os mais famosos são os chamados ETFs, que realizam investimentos em empresas que possuem bom desempenho nos critérios que comentamos acima.

Características dos investimentos ESG

Como mencionamos acima, os investimentos em ESG são feitos, majoritariamente, através de fundos de investimentos.

Dessa forma, uma das principais características dos investimentos ESG é, justamente, o interesse coletivo de vários investidores em investir nessas empresas.

Cada investidor compra suas cotas, e todo o valor que é acumulado pelo fundo é movimentado por um gestor profissional, que cuida de todos os recursos.

O gestor do fundo ESG fará todo o trabalho difícil pelos investidores, definindo quais serão os investimentos com o dinheiro, para que a rentabilidade fique dentro do que é desejado pelo conjunto.

Outra característica do fundo são as empresas buscadas pelo gestor. Por se tratar de fundos ESG, todas elas devem possuir um bom desempenho em pelo menos um dos 2 critérios, sendo que a procura está sempre voltada para negócios que adotam um modelo sustentável.

Publicidade

Rentabilidade de investimentos

Certo! Você já entendeu o que é e como funciona um investimento ESG. Mas agora, vamos falar sobre um dos pontos mais importantes de toda essa conversa: qual é a rentabilidade desses investimentos? No fim vale a pena?

Logo no começo e ainda hoje, para algumas pessoas, a ideia de investimento sustentável parece não ser um investimento com retorno. Mas sim com propósito e com o intuito de gerar impacto positivo.

Bom! Isso não deixa de ser verdade! No entanto, é igualmente verdade que esses investimentos conseguem sim gerar lucro, e esse movimento tem sido cada vez mais reforçado nos últimos anos.

Os fundos e investimentos ESG continuam sendo uma alternativa de renda variável. Portanto, existem altos riscos. Mas, por outro lado, cada vez os resultados estão melhores, e podemos perceber uma melhora no histórico de evolução desses ativos.

Publicidade

Isso acontece, pois, as empresas sustentáveis estão conseguindo resultados financeiros muito interessantes.

Principalmente com essa mudança e movimentação em prol da sustentabilidade, o que elevou a credibilidade de empresas que adotam essas causas.

Perfil de risco

Por se tratar de opções de renda variável, os investimentos e fundos ESG são alternativas de alto risco, pois renda variável sofre bastante com oscilações e volatilidades da Bolsa de Valores.

Por isso, esses investimentos são mais indicados para investidores agressivos, que estão dispostos a correr mais riscos em troca de maiores lucros.

Os investimentos ESG exigem que o investidor possua um nível mais elevado de conhecimento no mercado financeiro, para evitar perder muito dinheiro.

Por que investir em ESG?

Agora que você já sabe tudo sobre os investimentos ESG, pode estar se perguntando: mas, então, por que eu deveria investir em ESG? Quais são as reais vantagens desses investimentos?

Bom! Dentre os principais benefícios dos investimentos em ESG, podemos destacar o potencial de colocar recursos em prática, que promovem a sustentabilidade como um todo, um tema que é cada vez mais relevante, e tem ganhado destaque no mercado financeiro.

Além disso, a expectativa é que os investimentos sustentáveis ou fundos verdes, se valorizem ainda mais com o passar do tempo, justamente porque a questão da sustentabilidade está cada vez mais intensa e necessária.

Leia também