EXAME – Notícias, Economia, Carreira e muito mais

Publicidade

Exame, é uma revista especializada em economia, negócios, política e tecnologia.

Publicidade

Originalmente, Exame é uma revista com edições quinzenais (laçadas a cada 15 dias), de circulação nacional. A revista foi criada em julho de 1967, pelo editor e empresário Roberto Civita (1936-2013).

Devido ao crescimento exponencial, ela acabou se tornando responsável pelo surgimento de outras revistas, como Você S/A (voltada para o mercado empresarial), e Info (voltada para tecnológica, inovação, empreendedorismo, digital e tendências).

Publicidade

Atualmente, a Editora e Comércio Valongo é responsável pela revista, administrada pela BTG Pactual holding.

A Exame é o principal meio para desenvolvimento pessoal, empresarial e profissional no Brasil. A marca contém site, a revista, aplicativo para smartphones, serviços de análises financeiras, eventos e cursos.  

Publicidade

Como acessar as notícias?

Podemos ter acesso às notícias pela própria revista, mas também por outros meios. Atualmente, pela enorme praticidade que oferecem, os meios online são os que mais se destacam.

Além disso, também são mais simples para acessar. Por isso, podemos encontrar as notícias no site da própria revista.

Ainda, podemos acessar por meio de redes sociais, como: Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Linkedin.

Quais são os assuntos abordados?

No site da Exame, na página inicial, podemos encontrar os principais tópicos que o site aborda. São eles: cotações, principais notícias, academy, podcasts, invest fast e negócios. Além disso, os assuntos que o site aborda encontram-se divididos nas seguintes categorias.

Vídeos

Na categoria vídeos, por exemplo, encontramos as subcategorias:

Examinando

Como o próprio nome sugere, são notícias em forma de vídeo, examinando pautas relevantes, no intuito de informar o consumidor precisamente sobre os assuntos abordados.

Sua carreira

São notícias em forma de vídeo, explorando mais o setor trabalhista, e dando dicas para os consumidores.

Minhas finanças

Informações e dicas relacionadas a finanças pessoais, dando uma boa base para o consumidor e ajudá-los com o assunto.

Bússola

Na categoria Bússula, encontramos conteúdos relacionados à política, economia, marketing, negócios, tecnologia, saúde, comportamento e ESG (Environmental, Social and Governance), publicado por FSB.

Além disso, você ainda tem a opção de assinatura, para receber a melhor curadoria de conteúdo.

Invest

Na categoria Invest, encontramos as subcategorias:

Cotações

 Onde já podemos ver maiores altas e baixas da Bolsa de valores (B3).

Últimas

Onde podemos acompanhar as notícias recentes relacionadas ao mercado financeiro.

Destaques mercado

Nos Destaques Mercados, podemos encontrar as notícias mais relevantes sobre o mercado.

Onde investir

Encontramos, nesta subcategoria, informações e dicas sobre investimentos mais profundamente.

BTG insitghts

Na categoria BTG insights, podemos encontrar dicas vindas direto da corretora BTG, ou seja, o maior banco de investimento da América Latina.

Categoria Academy

A Exame Academy é uma plataforma educacional, totalmente digital da Exame, que foi criada com a finalidade de ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal.

Desse modo, com a Exame Academy, você tem acesso a conhecimentos essenciais e imprescindíveis para o mercado de trabalho do futuro.

Portanto, ela oferece conteúdo original e da melhor curadoria em finanças pessoais, empreendedorismo, marketing digital, carreira, investimentos, inovação e tecnologia.

Aliás, nessa categoria geral, também encontramos subcategorias. São elas:

  1. Cursos em destaques;
  2. MBA e jornadas;
  3. Cursos livres;
  4. Depoimentos;

Além disso, a Exame Academy disponibiliza ainda certificados de conclusão de curso, como também workshops gratuitos online.

História da Exame

Criada pelo Roberto Civita (1936-2013), que estudou jornalismo e administração nos Estados Unidos. Roberto Civita teve a ideia por volta dos anos 50, na mesma época em que estudava no Estados Unidos.

Durante a reta final de seus estudos, Cevita estagiou em uma das maiores editoras americanas. Então, quando retornou ao Brasil, decidiu criar revistas onde, dentre elas, uma seria voltada para o mundo de negócios.

Desse modo, o plano se concretizou em 1967 pela Editora Abril, empresa fundada pelo seu pai Victor Civita. Assim, naquela ocasião, eles lançaram um encarte sobre economia nas revistas que a editora já publicava.

Publicidade

Contudo, no começo, eles enfrentaram diversas dificuldades. Uma delas era a relutância de executivos e empresários para dar entrevistas, pois eles acreditavam que fornecer informações sobre suas empresas era entregar o “ouro” para a concorrência.

O intuito da Exame era ampliar os horizontes das revistas técnicas. Então, em 1971, tornou-se uma revista independente e com edições mensais.

A revista Exame, desde sua criação, teve como modelo a revista Fortune, abordando principalmente pautas sobre economia e administração de empresas.

Dificuldade e reviravolta

Porém, no final da década de 1960, tiveram que enfrentar outra dificuldade: a falta de jornalistas especializados nos respectivos temas.

Superada essa dificuldade, a revista se torna quinzenal em 1976. Com isso, ela entrou em uma nova etapa de sua história. Então, em 1988, passa a dar ênfase à valorização das histórias empresariais e a notícias exclusivas.

Além disso, também publicaram, em 1970, o anuário Brasil em Exame, onde forneciam informações setoriais, e macroeconômicas.

Então, quatro anos depois, em 1974, inspirada na edição da Fortune, a revista publica uma lista das quinhentas maiores empresas brasileiras.

Em setembro de 1998 o grupo Exame lança uma edição experimental: a Você S/A. Porém, a partir da sua segunda edição, já passou a ser publicada de forma independente, abordando pautas relacionadas a emprego, finanças e administração.

Então, em junho de 2006, já estava chegando nas bancas também, uma publicação da Editora Abril, que abordava temas econômicos, o Anuário Exame de Agronegócios.

Nele, eram listadas empresas de vários setores da indústria, da agropecuária, do comércio e do setor de serviços ligados ao campo, com a finalidade de avaliar o desempenho econômico-financeiro, responsabilidade social e sustentabilidade.

Publicidade

Foi então que, em 2019, a Editora e Comércio Valongo, administrada pela BTG Pacutal holding, arrematou a revista por cerca de R$ 72 milhões em leilão.

Com a mudança no comando, a revista passou a focar em conteúdo, mas não apenas editorial, dividindo-se em quatro unidades:

  • Editorial, que inclui parte de jornalismo;
  • Exame Academy;
  • A Exame Experience;
  • Exame Research.

Prêmios

  • Prêmio ExxonMobil de jornalismo (ESSO) – 2001 e 2014;
  • Vladimir Herzog – 2018;
  • Prêmio + Admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças – 2017, 2018, 2019 e 2020;
  • Prêmio CNH de jornalismo – 2006, 2012, 2013, 2017.

Por fim, ter informações ajuda muito na hora de tomar decisões corretas, não é mesmo? Por isso, selecionamos para você que busca por mais conhecimento, outros assuntos interessantes. Afinal de contas, hoje em dia, é essencial estarmos em constante desenvolvimento.

 

Leia também