O que é NFC? Confira o que essa tecnologia pode oferecer!

Publicidade

NFC, descubra mais sobre suas principais características e as facilidades tecnológicas que você pode ter nos serviços financeiros!

Publicidade

A NFC é uma tecnologia inovadora, que tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das pessoas. Ela surgiu para facilitar ainda mais os pagamentos eletrônicos. Com ela é possível fazer pagamentos, compartilhar arquivos e trocar informações.

Publicidade

A tecnologia tem facilitado a nossa vida em todas as áreas. Especificamente para as questões financeiras, essas facilidades têm melhorado muito a qualidade de vida das pessoas, pois, não é mais necessário passar horas em filas para resolver questões bancárias.

Hoje em dia, é possível resolver quase tudo por intermédio da tecnologia. Aliás, na maioria das vezes, você sequer precisa sair de casa para isso!

Todo esse novo contexto facilitou até mesmo a contratação de crédito, algo que era tão difícil há um tempo, e hoje já é possível ser feito de forma online.

Publicidade

A ampliação das instituições bancárias que, hoje em dia, não se resumem aos bancos tradicionais, mas contam também com bancos digitais e fintechs, tem aquecido ainda mais a concorrência. E quem ganha com isso, sem dúvida, é o consumidor.

O que é e como funciona a NFC

Um tempo atrás, o pagamento no cartão de crédito já parecia algo muito inovador e prático. Contudo, pegar o cartão, inserir ele em uma maquininha e depois digitar a senha, já parece um trabalho cada vez mais desnecessário hoje em dia.

Em tempos de distanciamento social, esse procedimento se torna ainda menos atrativo. Pois proporciona um maior contato com a máquina de pagamento, um equipamento que acaba passando nas mãos de muitas pessoas no decorrer do dia.

Mas todo esse processo para fazer pagamento tem se tornado cada vez menos comum, pois muitas instituições financeiras já oferecem a tecnologia NFC, de pagamento por aproximação.

Com ela, basta aproximar o cartão contactless, carteira digital ou outro equipamento por aproximação, para realizar os seus pagamentos em lojas físicas.

A sigla NFC vem do nome da tecnologia na língua inglesa, que é Near Field Communication que, em português, podemos traduzir como Comunicação por Campo de Proximidade.

Publicidade

Como funciona?

Na prática, essa tecnologia permite que o pagamento seja feito por aproximação, sem a necessidade de conexão por fio ou contato direto.

Basta aproximar o dispositivo de pagamento à máquina de cobrança, a uma distância menor de 10 cm, para efetuar o pagamento.

Essa tecnologia está disponível em cartões de débito e crédito, e até em outros equipamentos, como alguns modelos de smartphones e pulseiras, por exemplo.

Além disso, é possível usá-la também em máquinas de cartão, terminais de transporte coletivo, caixas eletrônicos e outros equipamentos.  

Para entender melhor como é possível efetuar pagamentos apenas aproximando o dispositivo da máquina de pagamento, cabe a explicação sobre o funcionamento da tecnologia NFC. Ela funciona por meio de um link, cujo desenvolvimento se dá por meio de radiofrequência.

Esse link permite o envio de pequenas quantidades de informações de um dispositivo para o outro. Assim, é possível transmitir as informações apenas pela aproximação dos dois equipamentos.

Um dos dispositivos tem o papel de iniciar a comunicação. Desse modo, ele recebe o nome de Initiator (iniciador em português), e controla o processo de troca de informações.

O outro dispositivo tem o papel de responder à solicitação, ele recebe o nome de Target (alvo em português).

Portanto, se você tem uma carteira digital, na qual cadastrou o seu cartão de pagamentos, no seu celular com tecnologia NFC, você poderá fazer os seus pagamentos pelo próprio celular.

Publicidade

Assim, o smartphone terá o papel de Initiator, enquanto a máquina de pagamentos do estabelecimento terá o papel de Target. Ele será o alvo da operação, ou seja, o recebedor.   

Como efetuar pagamentos com a tecnologia NFC?

É muito simples efetuar pagamentos usando a tecnologia NFC. Na verdade, só é necessário ter as condições para isso, que são: possuir um equipamento (smartphone, pulseira) ou cartão com essa tecnologia, e realizar uma compra em um estabelecimento que também tenha uma maquininha com a tecnologia.

Desse modo, basta aproximar o equipamento (smartphone ou cartão com a tecnologia NFC) da maquininha, e autorizar a compra para efetuar o pagamento.

Dependendo do valor, basta a aproximação para o pagamento ser feito. Enquanto valores mais altos podem pedir a confirmação por senha. Quem estabelece esses limites são as próprias instituições financeiras, para garantir a segurança dos clientes.

Quais são as demais funções da tecnologia NFC?

A funcionalidade mais conhecida da tecnologia NFC é a de pagamentos. Contudo, a tecnologia oferece outras funções, como troca de arquivos e fotos. Neste caso, é necessário habilitar a função NFC no smartphone que possua a tecnologia, e aproximar os equipamentos para enviar os arquivos.

Publicidade

Além disso, também é possível utilizar as Tags, que são etiquetas com chips. Com elas, é possível abrir aplicativos, executar algumas tarefas e criar rotinas. As formas de uso mais comuns das Tags são as seguintes:

Marketing

A tecnologia NFC no marketing pode ser usada em cartazes, com etiquetas NFC para fornecer descontos, promoções, possibilitar compras, e dar informações, como a localização do estabelecimento. Para isso, basta que o smartphone esteja próximo à Tag.

Empresas e casas inteligentes

As etiquetas NFC também podem ser usadas para executar tarefas em ambientes inteligentes, como ligar computadores, compartilhar Wi-Fi, conectar o smartphone a outros equipamentos, e até mesmo apagar e acender as luzes.

Vale a pena usar NFC?

Concluindo, a tecnologia NFC é uma inovação que veio para ficar. Além de ser muito prática e facilitar muito as tarefas do dia a dia, principalmente no que se refere às compras, ela também é extremamente segura.

Aliás, pode-se até considerar a forma de pagamento mais segura, já que você tem o total controle de seu equipamento, e não precisa compartilhar seus dados com mais ninguém.

Então, para quem busca praticidade, e gosta de aproveitar todas as facilidades que a tecnologia pode oferecer, a NFC, sem dúvida, fará parte da sua vida a partir de agora!

Gostou do artigo? Aqui no blog Genyotech você encontra outros artigos relacionados a Educação Financeira. Continue com a gente!

Leia também